Institucional

Conhecendo a EBAC: nossa plataforma de ensino (LMS)

Saiba como é a plataforma da EBAC, os acessos aos cursos, como entregar tarefas e outras funcionalidades do sistema.

May 06, 2022

Escolher um curso pode envolver diversos fatores, desde as suas condições financeiras até o histórico de mercado dos seus professores. Com a ascensão dos cursos online, outro fator também se mostrou relevante para a decisão dos alunos: a plataforma de ensino.

O sistema utilizado para transmitir conteúdo deve ser compatível com a forma como aprendemos, seja através de vídeos, conteúdos escritos, aulas ao vivo, etc. Entendendo a importância de se conhecer mais a fundo como uma plataforma de ensino funciona, resolvemos mostrar um pouco melhor como é o sistema da EBAC.

O que é uma plataforma de ensino (LMS)

Uma plataforma de ensino, ou Learning Management System (Sistema de Gestão de Aprendizagem), é um ambiente virtual onde uma empresa pode disponibilizar e administrar os seus cursos e materiais educativos. Conhecida no Brasil também pelo nome de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), nesse tipo de plataforma ainda é possível acompanhar o desempenho e desenvolvimento dos alunos.

Embora o objetivo principal seja o mesmo - o aprendizado do aluno -, esse ambiente pode ser muito diferente entre as empresas que trabalham com educação online. Isso acontece porque cada uma possui um modelo próprio de ensino. Portanto, seus sistemas são construídos para seguir estes modelos.

Como é a plataforma de ensino (LMS) da EBAC

Há 4 sessões que fazem parte do menu principal do LMS da EBAC: dashboard, meus cursos, central de ajuda e perfil do aluno. Além delas, também há a área de ensino de cada curso, a qual falaremos um pouco mais adiante. Assim como o menu principal, o acesso rápido ao suporte ao aluno também fica disponível por toda a navegação pela plataforma.

Dashboard

O dashboard é a página inicial da plataforma. Após realizar o seu login, é para este ambiente que você é direcionado. Ao acessar o dashboard você irá visualizar:

  • Todos os cursos a que você possui acesso;
  • Os próximos webinars gratuitos oferecidos pela EBAC;
  • Um atalho para continuar aprendendo o último curso que acessou;
  • Um calendário com o mês vigente;
  • O menu lateral com acesso para as outras seções principais.

Meus Cursos

No menu “meus cursos” é possível visualizar e acessar todos os cursos em que você se inscreveu. Ao clicar no curso que deseja, você será redirecionado à página com todos os módulos, aulas e tarefas disponíveis para o seu acesso.

Central de Ajuda

Na central de ajuda você tem acesso às respostas de algumas perguntas sobre a plataforma. Para visualizar a resposta desejada, basta clicar no sinal de “+” ao lado da pergunta.

Perfil do aluno

Para acessar o ambiente de perfil do aluno, você deve clicar no ícone com a letra inicial do seu nome, localizado no canto inferior esquerdo da tela. Aqui você pode inserir ou alterar informações de cadastro na plataforma. Após a conclusão do curso, é aqui que estará disponível o seu certificado. Inclusive, é nesta mesma página que você pode atualizar as informações que devem aparecer nele.

Suporte ao aluno

Durante sua navegação por todas as páginas da plataforma, um ícone com um sinal de interrogação (?) fica visível no canto inferior direito da tela. Este é um atalho para o suporte ao aluno. Ao clicar neste ícone, abrirá um formulário onde você pode incluir suas solicitações ao suporte, como informações do financeiro, problemas técnicos, sugestões, entre outras dúvidas que não estão solucionadas na Central de Ajuda.

Conhecendo a página dos cursos

Visão geral do curso

Cada curso possui um currículo de conteúdo único, desenvolvido a partir de um planejamento que busca a evolução do ensino de um nível mais básico até um mais avançado. Estes cursos são divididos em módulos, que contam com um conjunto de aulas e um exercício para auxiliar na fixação dos conteúdos. Por exemplo, o curso Profissão: Designer Instrucional para Educação (destacado na imagem abaixo) possui 14 módulos, com cerca de 7 aulas e 1 exercício em cada um.

Além dos módulos, nesta página inicial você também tem um panorama do andamento do curso, a porcentagem já concluída e o número de módulos e tarefas finalizados em relação ao total. Logo abaixo, há uma “régua” que indica o número de aulas de cada módulo. Aqui há uma sinalização em cores de aulas incompletas (amarelo), aulas finalizadas (verde) e aulas a fazer (cinza).

Aula e material de apoio

Ao acessar uma aula do curso, você é redirecionado para uma outra página. Aqui, você tem acesso à vídeo-aula selecionada e ao fórum da aula, onde pode interagir com outros envolvidos com o curso. No caso da primeira aula de cada módulo, você também encontrará o material de apoio do módulo para download. Este material é um documento escrito, que complementa o assunto abordado nas vídeo-aulas.

Para selecionar outras aulas ou módulos para assistir, você não precisa retornar à página inicial do curso. No canto superior direito da tela, há um ícone com um atalho para toda a programação de ensino do curso, onde você pode acessar outras aulas mais rapidamente.

Exercícios

Ao final de cada módulo há um exercício prático, com o qual podemos avaliar a sua compreensão do conteúdo. Na página do exercício você verá:

  • Um vídeo com a explicação do que deve ser feito na tarefa;
  • O campo para você enviar sua resposta à tarefa, incluindo texto e arquivos, ou uma pergunta ao professor/tutor do curso;
  • O fórum para interação com outros alunos, professores, tutores e profissionais da EBAC;
  • Informações sobre a avaliação de notas da tarefa e em quanto tempo você deve entregá-la.

Na parte inferior da tela também há a opção de avançar para a próxima aula ou retornar às aulas anteriores.

Conforme abordamos no artigo sobre como produzimos nossos cursos, os módulos do curso são liberados para o aluno de forma semanal. Dessa forma, é possível assistir os conteúdos com atenção e realizar os exercícios com calma. Ao concluir todos os módulos e suas tarefas, o aluno recebe um certificado atestando suas novas competências.

Hoje, a EBAC já conta com mais de 100 cursos disponíveis, em 7 áreas de estudos diferentes. O tempo de conclusão dos cursos variam de 2 a 15 meses, dependendo do tópico de estudo, e estão todos disponíveis em ebaconline.com.br/cursos.

Artigos Relacionados

Como produzimos nossos cursos? Da seleção de tópicos e definição do programa de estudos ao lançamento
Cursos da EBAC: a diferença entre os de profissões e os de curta duração