Conhecendo a EBAC: nossa plataforma de ensino (LMS)

Última atualização
09 jan 2024
Tempo de leitura
7 min

Saiba como é a plataforma da EBAC, os acessos aos cursos, como entregar tarefas e outras funcionalidades do sistema.

Escolher um curso pode envolver diversos fatores, desde as suas condições financeiras até o histórico de mercado dos seus professores. Com a ascensão dos cursos online, outro fator também se mostrou relevante para a decisão dos alunos: a plataforma de ensino.

O sistema utilizado para transmitir conteúdo deve ser compatível com a forma como aprendemos, seja através de vídeos, conteúdos escritos, aulas ao vivo, etc. Entendendo a importância de se conhecer mais a fundo como uma plataforma de ensino funciona, resolvemos mostrar um pouco melhor como é o sistema da EBAC.

O que é uma plataforma de ensino (LMS)

Uma plataforma de ensino, ou Learning Management System (Sistema de Gestão de Aprendizagem), é um ambiente virtual onde uma empresa pode disponibilizar e administrar os seus cursos e materiais educativos. Conhecida no Brasil também pelo nome de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), nesse tipo de plataforma ainda é possível acompanhar o desempenho e desenvolvimento dos alunos.

Embora o objetivo principal seja o mesmo – o aprendizado do aluno –, esse ambiente pode ser muito diferente entre as empresas que trabalham com educação online. Isso acontece porque cada uma possui um modelo próprio de ensino. Portanto, seus sistemas são construídos para seguir estes modelos.

Como é a plataforma de ensino (LMS) da EBAC

Há 4 sessões que fazem parte do menu principal do LMS da EBAC: meus cursos, ao vivo, central de ajuda e perfil do aluno. Além delas, também há a área de ensino de cada curso, a qual falaremos um pouco mais adiante. Assim como o menu principal, o acesso rápido ao suporte ao aluno também fica disponível por toda a navegação pela plataforma.

Meus cursos

A parte dos “meus cursos” é a página inicial da plataforma. Após realizar o seu login, é para este ambiente que você é direcionado. Ao acessar “meus cursos” você irá visualizar:

  • Todos os cursos a que você possui acesso;
  • Um atalho para continuar aprendendo o último curso que acessou;
  • O menu superior com acesso para as outras seções principais;
  • Outros cursos da EBAC que podem ser do seu interesse.

Meus cursos

Ao vivo

Já neste menu, é possível encontrar a lista dos próximos webinars que são feitos exclusivamente para os estudantes da EBAC. Na lista, constam os eventos de diversas áreas. Ainda na página, é possível ter acesso aos webinars que já foram transmitidos (basta clicar no botão “webinars gravados”) e, também, ficar por dentro dos webinars que são feitos para o público geral (neste caso, é só ir até o botão “todos os webinars” que está no final da página).

Ao Vivo

Central de Ajuda

Na central de ajuda você tem acesso às respostas de algumas perguntas sobre a plataforma. Para visualizar a resposta desejada, basta clicar no sinal da seta para baixo ao lado da pergunta.

Central de Ajuda

Perfil do aluno

Para acessar o ambiente de perfil do aluno, você deve clicar no ícone com a letra inicial do seu nome, localizado no canto superior direito da tela. Aqui você pode inserir ou alterar informações de cadastro na plataforma. No final da página você também consegue fazer o download do certificado de matrícula, caso precise.

Após a conclusão do curso, é aqui que estará disponível o seu certificado. Inclusive, é nesta mesma página que você pode atualizar as informações que devem aparecer nele.

Perfil do aluno

Suporte ao aluno

Durante sua navegação por todas as páginas da plataforma, um ícone com um sinal de interrogação (?) fica visível no canto inferior direito da tela. Este é um atalho para o suporte ao aluno. Ao clicar neste ícone, abrirá um formulário onde você pode incluir suas solicitações ao suporte, como informações do financeiro, problemas técnicos, sugestões, entre outras dúvidas que não estão solucionadas na Central de Ajuda.

Suporte ao aluno

Conhecendo a página dos cursos

Visão geral do curso

Cada curso possui um currículo de conteúdo único, desenvolvido a partir de um planejamento que busca a evolução do ensino de um nível mais básico até um mais avançado. Estes cursos são divididos em módulos, que contam com um conjunto de aulas e um exercício para auxiliar na fixação dos conteúdos. Por exemplo, o curso Profissão: Copywriter (destacado na imagem abaixo) possui 42 módulos, 199 aulas, 37 tarefas e 4 questionários.

Além dos módulos, nesta página inicial você também tem um panorama do andamento do curso, a porcentagem já concluída e o número de módulos e tarefas finalizados em relação ao total. Logo abaixo, há uma “régua” que indica o número de aulas de cada módulo. À medida que você vai avançando no curso, há uma sinalização em cores para destacar, por exemplo, as aulas em andamento (amarelo), aulas concluídas (verde), aulas a fazer (cinza) e tarefas (azul).

Visão geral do curso

Aula e material de apoio

Ao acessar uma aula do curso, você é redirecionado para uma outra página. Aqui, você tem acesso à vídeo-aula selecionada e ao fórum da aula, onde pode interagir com outros envolvidos com o curso.

No caso da primeira aula de cada módulo, você também encontrará o material de apoio do módulo para download. Este material é um documento escrito, que complementa o assunto abordado nas vídeo-aulas.

Nesta página há também o botão “minhas anotações”. Ao clicar nele, uma espécie de bloco de notas é aberto do lado direito da tela e, nele, você consegue escrever o que desejar sobre a aula que está assistindo. Você pode acessar as suas anotações quando quiser. Além disso, no final da página, há um espaço para enviar dúvidas ao tutor do curso.

Aula e material de apoio

Para selecionar outras aulas ou módulos para assistir, você não precisa retornar à página inicial do curso. No canto superior direito da tela, há um ícone com um atalho para toda a programação de ensino do curso, onde você pode acessar outras aulas mais rapidamente.

Atalho para programa do curso

Exercícios

Ao final de cada módulo há um exercício prático, com o qual podemos avaliar a sua compreensão do conteúdo. Na página do exercício você verá:

  • Um vídeo com a explicação do que deve ser feito na tarefa;
  • Um material de apoio do exercício;
  • O campo para você enviar sua resposta à tarefa, incluindo texto e arquivos;
  • O campo para você enviar pergunta ao professor/tutor do curso, em caso de dúvida;
  • O fórum para interação com outros alunos, professores, tutores e profissionais da EBAC;
  • Informações sobre a nota mínima a ser atingida e a quantidade de tentativas que você tem para fazer a entrega da atividade.

Na parte inferior da tela também há a opção de avançar para a próxima aula ou retornar às aulas anteriores.

Exercícios

Conforme abordamos no artigo sobre como produzimos nossos cursos, os módulos do curso são liberados para o aluno de forma semanal. Dessa forma, é possível assistir aos conteúdos com atenção e realizar os exercícios com calma. Ao concluir todos os módulos e suas tarefas, o aluno recebe um certificado atestando suas novas competências.

Hoje, a EBAC já conta com mais de 150 cursos disponíveis, em 7 áreas de estudos diferentes. O tempo de conclusão dos cursos variam de 2 a 15 meses, dependendo do tópico de estudo, e estão todos disponíveis em ebaconline.com.br/cursos.

Página inicial / Carreira
Michele Lopes

O conteúdo

Início garantido de uma carreira de TI

Experimente diferentes profissões na prática, determine o que mais combina com você, escolha com confiança uma profissão e se especialize nela.

12x de
R$ 0,00
(parcelas sem juros no cartão de crédito)
Investimento pelo curso completo
R$ 0
Inscreva-se no curso
Compartilhe sua opinião
Notificar sobre comentários

Ou como convidado

Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se

Artigos Relacionados

20 mar 2024
4 min
EBAC lança Programa de Indicação

Saiba o que é, qual o objetivo e como funciona o Programa de Indicação da EBAC

20 mar 2024
4 min
19 mar 2024
9 min
Inteligência Artificial na Educação: ferramentas que aprimoram os estudos

Desde a personalização do ensino até a simplificação do estudo autônomo, a Inteligência Artificial está moldando uma nova forma de estudo-ensino, ajudando a capacitar ainda mais professores e alunos, em um mundo cada vez mais digitalizado.

19 mar 2024
9 min
06 mar 2024
6 min
EBAC e Instituto Kondzilla renovam parceria

Por meio da educação e da qualificação profissional em áreas criativas, a parceria amplia oportunidades para jovens da periferia de São Paulo

06 mar 2024
6 min
22 fev 2024
10 min
EBAC lança duas pós-graduações reconhecidas pelo MEC

As aulas, que são totalmente online, começam a ser disponibilizadas para os estudantes no dia 4 de março. Confira os detalhes dos cursos!

22 fev 2024
10 min
10 jan 2024
5 min
Como foi a Semana Preta da EBAC

Em parceria com a consultoria da Indique uma Preta, a EBAC promoveu ações internas e externas para falar sobre mercado de trabalho e negritude

10 jan 2024
5 min
24 dez 2023
10 min
EBAC realiza 2º Hackathon para estudantes

Em 48 horas, alunos de diversas áreas da EBAC tiveram que desenvolver uma solução para um problema da empresa de logística The Martin Brower.

24 dez 2023
10 min
Faça sua avaliação!

Curtindo o conteúdo? Então, que tal avaliar a EBAC no Google?

Faça sua avaliação!