O que é SketchUp: um guia para iniciantes

Última atualização
01 jun 2023
Tempo de leitura
10 min

Ferramenta importante para quem deseja se inserir nos mercados de arquitetura e design de interiores, conheça quais são seus benefícios e saiba como aprender a mexer no software.

Imagine poder visualizar a decoração de um ambiente antes mesmo de comprar os objetos que fariam a composição do local. Isso é possível graças a ferramentas como o SketchUp.

O SketchUp é um software que está cada vez mais popular, principalmente entre arquitetos e designers de interiores. Fácil de usar e intuitivo, o SketchUp permite a criação de desenhos em 3D para o desenvolvimento de projetos. Dessa forma, é possível criar o esboço de vários ambientes detalhadamente.

Para entender mais sobre esse software, conversamos com Matheus Marques que é arquiteto e sócio do Hiperstudio e também professor do curso SketchUp & V-RAY do Zero ao Pro da EBAC.

O que é SketchUp e para que serve

O SketchUp é um software de modelagem 3D. Esta é uma ferramenta que permite ao usuário fazer esboços de ambientes e preenchê-los com objetos em três dimensões, dando uma ideia de como o local pode ficar na vida real.

O SketchUp é bastante usado por empresas de arquitetura, design de interiores, paisagismo e construção civil. Afinal, com ele o profissional consegue fazer um projeto de design de interiores, por exemplo, e visualizá-lo antes de ele ser concretizado. Isto significa que se o profissional quiser fazer um esboço de como uma sala de jantar pode ser decorada, ele pode usar o programa para essa finalidade.

Esses ambientes foram feitos com o SketchUp. Com o software, o usuário consegue fazer esboços de ambientes e preenchê-los com objetos em três dimensões, dando uma ideia de como o local pode ficar na vida real. Fonte: Hiperstudio

“Ao transformar o seu projeto em algo tridimensional, é como se você estivesse dentro do ambiente. Você vivencia melhor seu projeto e começa a pensar com mais clareza enquanto o constrói em 3D. Tudo isso faz você abrir os olhos para vários aspectos importantes do projeto porque é possível identificar problemas e, assim, tomar decisões mais assertivas”, conta Matheus.

Versões, programas e sites do SketchUp

Há uma série de versões do SketchUp para que o usuário possa escolher qual supre a sua necessidade, como é o caso do SketchUp Pro e do SketchUp para Web. Além disso, a ferramenta também possui programas como o LayOut e sites como o 3D Warehouse que facilitam a experiência do usuário.

  • SketchUp Pro

O SketchUp Pro é a versão completa e mais popular do software que é usada profissionalmente nos escritórios de arquitetura e design de interiores. Esta é uma versão paga e criada para ser usada em desktops, embora também seja possível usá-la para fazer modelagem na web e em iPads.

“Quando você quer usar profissionalmente a ferramenta, você utiliza o SketchUp Pro. Além de ser a versão completa do software, ele permite que você importe arquivos de programas como o AutoCAD, por exemplo, que gera arquivos em 2D. Isso é importante porque, a partir de um arquivo 2D, você tem uma base para começar a fazer a modelagem 3D, e isso otimiza o tempo do profissional”, explica Matheus.

Além disso, o SketchUp Pro possibilita a geração de relatórios sobre o projeto desenvolvido que fornece detalhes sobre o que está sendo feito, permitindo que os profissionais façam desde o seu planejamento até a viabilização das ideias. Veja um exemplo de relatório aqui.

  • SketchUp para Web

O SketchUp para Web é uma versão simplificada e gratuita do SketchUp Pro. Feito para ser usado diretamente de um navegador da preferência do usuário, essa versão disponibiliza ferramentas básicas para desenhar, mover objetos, selecionar materiais pré-definidos como pedras, tijolos e vegetação. Através dela é possível fazer a visualização e construir projetos mais simplificados.

Após a criação de modelos no SketchUp para Web, o programa permite exportá-los para tablets e celulares, assim como compartilhá-los com outras pessoas.

  • 3D Warehouse

O 3D Warehouse é um site que funciona como uma biblioteca de objetos. Nele, há inúmeros itens em 3D que podem ser baixados para compor um projeto: cadeiras, torneiras, janelas, tipos de pisos, quadros e almofadas são alguns exemplos do que pode ser encontrado lá.

“No 3D Warehouse você consegue achar um modelo específico de torneira da marca Deca, por exemplo. O profissional pode ir no site, fazer o download do item e colocá-lo no projeto. Assim, você acaba construindo um projeto bem realista, com produtos que têm realmente no mercado”, conta Matheus.

O 3D Warehouse é um site que pode ser acessado através de navegadores e também diretamente do SketchUp. Ele é um site de compartilhamento livre, onde todo mundo consegue disponibilizar objetos modelados e também fazer o download dos itens disponíveis.

3D Warehouse

Site 3D Warehouse onde há inúmeros itens em 3D que podem ser baixados para compor um projeto de modelagem. Fonte: 3D Warehouse

 

  • LayOut

O LayOut é um programa em que os profissionais que utilizam o SketchUp Pro usam para transformar os seus projetos que estão em 3D em plantas 2D.

Essa criação das plantas em 2D é importante para informar empreiteiras, construtores e designer de interiores sobre detalhes a respeito de medidas, ângulos e objetos, informações necessárias para a execução do projeto.

LayOut

Exemplo de um corte feito no LayOut. Este tipo de arquivo é importante para que o projeto seja executado de forma adequada. Fonte: SketchUp

Vantagens de utilizar a ferramenta

Usar o SketchUp traz inúmeras vantagens para quem trabalha com modelagem 3D. É um programa intuitivo, de fácil aprendizado, facilita a comunicação entre empresas e clientes e é um software amplamente utilizado no mercado de trabalho.

  • É intuitivo e de fácil aprendizado

O SketchUp é uma ferramenta intuitiva. De acordo com Matheus, essa foi uma das características que tornou a ferramenta popular, principalmente entre arquitetos e quem trabalha com design de interiores.

“O SketchUp tem poucos comandos e não é um programa complexo de ser usado. Uma das grandes vantagens dele é essa simplicidade porque isso o torna fácil de mexer. As pessoas conseguem construir volumes 3D com certa agilidade, então ele é muito usado entre arquitetos e decoradores”, pontua Matheus.

Matheus reforça que a curva de aprendizado da ferramenta é curta; em pouco tempo de estudo, dedicação e prática, trabalhar com SketchUp se torna uma atividade fácil. “É importante que você pratique, senão os comandos são esquecidos, mas não é preciso muito tempo de prática para aprender a usar o software”.

  • Facilita a comunicação entre empresas e clientes

Por conta da fácil visualização de um projeto que o SketchUp proporciona, a comunicação entre as empresas e os clientes fica muito mais fácil.

Vamos imaginar que um arquiteto de interiores precisa fazer um projeto para um apartamento. Com a planta desse local em mãos, ele consegue construir o ambiente em 3D. Em cima dele, o profissional escolhe o material que vai ser aplicado no piso, sofá, cadeiras, luminárias e equipamentos para cozinha, por exemplo. Quanto mais detalhado ele modelar o projeto, mais fiel vai ser a obra que será construída na vida real.

Por transmitir uma ideia clara de como vai ficar um empreendimento que está sendo construído ou de como os móveis podem ser distribuídos em uma sala de estar, os clientes acabam se sentindo mais seguros com o que está sendo desenvolvido.

“O arquiteto de interiores consegue mostrar para o cliente o projeto e ele pode visualizar de forma muito fácil o que vai ser construído. Dessa forma, o cliente se sente seguro com o projeto que está sendo desenvolvido. Até mesmo para se comunicar com os fornecedores fica mais fácil. Se você mostrar ao marceneiro o seu projeto no SketchUp, ele vai entender na hora do que você precisa e evita execuções com falhas no futuro”, explica Matheus.

  • Tem grande aceitação no mercado

O SketchUp é um software que é usado na maioria dos escritórios de arquitetura atualmente e por profissionais que trabalham como freelancers. Por isso, é importante, principalmente para quem está no início da carreira ou quer se inserir no mercado de trabalho, aprender a usar o SketchUp.

“Acredito que seja essencial para quem trabalha com projetos saber utilizar o SketchUp para fazer modelagens. Nós usamos o software no dia a dia do escritório, 100% do tempo. Então, se a pessoa está começando agora e quer se colocar no mercado é importante saber mexer”, opina Matheus.

Como aprender a usar SketchUp

É possível aprender a mexer no SketchUp de algumas maneiras: através de materiais na internet, praticar diretamente na ferramenta e por meio de cursos.

  • Materiais na internet

É possível aprender a usar o SketchUp a partir de materiais que estão disponíveis na internet. Em uma busca no YouTube, por exemplo, é fácil encontrar tutoriais que ensinam o público a mexer na ferramenta.

“Se você for atrás de informações ou materiais produzidos por pessoas que realmente trabalham com o software diariamente, é possível abreviar o seu tempo de aprendizado”, explica Matheus.

Há também uma página oficial do SketchUp no YouTube em inglês, que é atualizada com frequência, onde há vídeos que dão dicas de como usar os recursos disponíveis na ferramenta e também são feitas lives com profissionais que mostram como usam o software. Há também um canal do SketchUp em português. Além disso, há um fórum no site do SketchUp onde é possível tirar dúvidas com outros usuários.

  • Prática constante

Abrir a ferramenta e desenvolver projetos é a melhor forma de aprender a mexer no SketchUp e aperfeiçoar as habilidades. Para quem ainda não está inserido no mercado de trabalho e não tem contato diário com o software, uma forma de aprofundar os conhecimentos é desenvolver um projeto fictício.

“Se você inventa um projeto, nem que seja de um ambiente pequeno, do seu próprio quarto ou da sala da sua casa, você vai treinando e enfrentando as dificuldades na prática. É nesse momento que você resolve os problemas da modelagem, entende como funciona o programa e realmente aprende”, aconselha Matheus.

  • Realização de cursos

Fazer um curso de SketchUp é uma das melhores formas de aprender a mexer na ferramenta. Isso porque, cursos como o da EBAC, ensinam o aluno a dominar as principais funcionalidades do software para que ele possa criar projetos de excelência.

“Quando você faz um curso, você é guiado e tem assistência. Esse apoio acelera o aprendizado e possibilita que a modelagem seja feita do modo correto desde o início. A partir de conteúdos vistos no curso, é possível trabalhar de um jeito mais prático, já que você segue um passo a passo e aprende algumas regras do programa. Dessa forma, você consegue trabalhar bem com a ferramenta e constrói um bom modelo 3D”, explica Matheus.

Na EBAC, o estudante aprende a criar projetos em 3D com recursos que facilitam a visualização como relevos complexos, projeções e ajustes de luz. Todo esse aprendizado é colocado em prática com exercícios que, ao fim de cada módulo, são avaliados por tutores e recebem feedbacks individualizados. Além disso, o curso dá a oportunidade ao estudante de desenvolver trabalhos autorais que podem enriquecer o portfólio profissional. Conheça o curso da EBAC e domine o SketchUp!

Sketchup - Curso Online
Página inicial / Software
Bruna Montenegro

O conteúdo

SketchUp & V-Ray do Zero ao Pro

Aprenda SketchUp e V-Ray juntos, duas importantes ferramentas do mercado de Arquitetura e Design de Interiores, e produza apresentações com acabamento profissional e de altíssima qualidade para seus projetos. Você terá amplo conhecimento nas técnicas de modelo 3D, vai aprender a produzir imagem foto-realista e renderização, na prática. Dê um upgrade no seu portfólio com apresentações incríveis de projetos, que vão encantar os seus clientes e abrir portas para novas oportunidades de trabalho ou até criar o seu próprio projeto de casa dos sonhos.

12 horas
12x de
R$ 96,67
(parcelas sem juros no cartão de crédito)
Investimento pelo curso completo
R$ 1.160
R$ 2.900
Inscreva-se no curso
Compartilhe sua opinião
Notificar sobre comentários

Ou como convidado

Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se

Artigos Relacionados

08 abr 2024
6 min
O que é Tableau?

Como os dados estão se tornando protagonistas nos negócios, ferramentas como o Tableau estão cada vez mais presentes nas empresas mundo afora

08 abr 2024
6 min
09 mar 2024
6 min
Dicas incríveis para trabalhar no Adobe Illustrator

Este software, que permite que você solte a sua criatividade, possui diversos recursos que facilitam o trabalho de desenvolvimento de materiais visuais. Confira 10 dicas!

09 mar 2024
6 min
06 dez 2023
7 min
O que é AutoCAD e por que é importante?

Confira como essa ferramenta pode enriquecer a sua prática profissional.

06 dez 2023
7 min
19 ago 2023
8 min
As 15 ferramentas principais do Adobe Photoshop

Conheça as principais ferramentas do Photoshop e saiba como aplicá-las em seus projetos pessoais e profissionais

19 ago 2023
8 min
09 ago 2023
8 min
Pincéis gratuitos para Photoshop: 19 packs para criar designs irresistíveis

Leve seus designs para o próximo nível com esses packs de pincéis gratuitos

09 ago 2023
8 min
09 ago 2023
6 min
Como renderizar no SketchUp: os melhores plugins para o programa

Amplie suas possibilidades renderizando em um dos programas de modelagem 3D mais populares.

09 ago 2023
6 min