O que é um objeto na programação e para que serve?
Conheça o conceito do objeto na programação e aprenda a criar um para o seu programa.
Ao escrever um programa, é importante manter o código claro e legível. O paradigma da programação orientada a objetos (POO) permite simplificar programas complexos dividindo-os em unidades chamadas objetos. Usando os objetos, você poderá organizar o código, facilitar sua reutilização e construir sistemas modulares mais flexíveis.
O que é um objeto na programação?
Objetos em programação representam coisas no mundo real, bem como conceitos abstratos com suas características e comportamentos específicos. Um objeto tem sua estrutura interna que combina variáveis, funções e estruturas de dados. Usando o nome do objeto e a sintaxe de acordo com a linguagem de programação, você pode visualizar os valores do objeto e chamar as funções que ele predefiniu.
Os elementos de um objeto se dividem em duas categorias principais: propriedades e métodos.
As propriedades, também conhecidas como atributos, incluem informações sobre o objeto. Por exemplo, se considerarmos um objeto Carro, algumas de suas propriedades serão: cor, marca, modelo ou ano de fabricação.
Os métodos definem as operações que podem ser executadas no objeto. Por exemplo, para o objeto Carro, os métodos podem ser acelerar, frear ou virar.
Vejamos outros exemplos simples para ilustrar diferentes tipos de objetos:
- Livro:
- Propriedades: título, autor, editora, ano de publicação.
- Métodos: abrir, fechar, ler.
- Conta bancária:
- Propriedades: número da conta, titular, saldo.
- Métodos: depositar, retirar, consultar o saldo.
- Pessoa:
- Propriedades: nome, sobrenome, idade, gênero.
- Métodos: comer, dormir, pensar, trabalhar.
Para que servem os objetos?
- Os objetos permitem estruturar seu código em módulos autônomos. Cada objeto tem sua lógica interna e pode interagir com outros objetos através de interfaces definidas.
- Podem ser reutilizados em diferentes partes do programa ou mesmo em outros projetos, evitando a necessidade de escrever código repetitivo.
- Os objetos têm dados internos (propriedades) e instruções (métodos). Isso permite ocultar detalhes internos para obter um código claro e consistente, sem elementos repetitivos.
- Podem ser desenvolvidos de forma independente, o que facilita a colaboração entre programadores. Cada membro da equipe pode trabalhar em objetos diferentes, desde que o mesmo formato seja respeitado.
Classes, objetos e instâncias
Um objeto é criado a partir de uma classe. As classes e os objetos são os conceitos mais importantes na programação orientada a objetos.
A classe é um modelo que define a estrutura e as características comuns de todos os objetos desse tipo. Você pode criar vários objetos a partir de uma única classe, cada um terá seus próprios valores e poderá executar as operações definidas por essa classe. A classe não ocupa espaço na memória do computador, enquanto um objeto ocupa, pois carrega dados.
Você também pode encontrar o termo “instância“. No contexto da POO, é sinônimo de objeto.
Como criar um objeto na programação?
Cada linguagem de programação já tem objetos integrados (built-in), que permitem executar processos padrão: por exemplo, fazer operações matemáticas ou gerenciar o calendário.
Você também pode criar seus próprios objetos que atendam às suas necessidades. Dependendo da linguagem de programação que você use, a sintaxe pode variar. Como exemplo, criamos um objeto com Python:
- Usamos a palavra reservada class para criar a classe Produto.
- Definimos suas propriedades (nome, preço, quantidade) e métodos (calcular_total, aplicar_desconto) com a palavra def como uma função. A palavra self representa o futuro objeto.
# Definição da classe class Produto: def __init__(self, nome, preço, quantidade): self.nome = nome self.preço = preço self.quantidade = quantidade def calcular_total(self): total = self.preço * self.quantidade print(total) def aplicar_desconto(self, desconto): novo_preço = self.preço * desconto print(novo_preço)
- Criamos um objeto ‘meu_produto’ a partir da classe e demos a ele os atributos correspondentes.
# Criação de um objeto meu_produto = Produto(‘Camisa’, 25.50, 10)
- Acessamos as propriedades e métodos através do ponto “.”.
# Acesso a propriedades print(nome) Camisa print(preço) 25.50 print(quantidade) 10 # Acesso aos métodos meu_produto.calcular_total() 225.0 meu_produto.aplicar_desconto(0.5) 12.75
Resumindo…
- Objetos em programação são uma forma de representar coisas ou conceitos no contexto de um programa.
- Permitem a criação de um código minimalista a partir de módulos reutilizáveis.
- Uma classe define as propriedades e os métodos que caracterizam um objeto.
- Cada objeto (instância) criado a partir dessa classe terá seus próprios valores específicos e poderá executar ações definidas pelos métodos.
Se você quer iniciar sua carreira na programação, mas ainda não sabe no que se especializar, na EBAC convidamos você para o curso de TI do Zero ao Pro. Você conhecerá as bases das quatro profissões mais demandadas e continuará seus estudos naquela que mais te animar. O formato online permite que você faça atividades práticas no seu próprio ritmo, recebendo feedback individualizado. Após a conclusão do curso, você receberá um certificado EBAC e terá acesso vitalício à plataforma. Além disso, como nosso aluno, você desfrutará de 1 mês de inglês gratuito e contará com o apoio do Centro de Carreira.
Participe dos webinars! Você sabia? A EBAC realiza, semanalmente, eventos online que são ministrados por profissionais renomados do mercado de trabalho e o melhor: eles são abertos ao público e gratuitos! Então, confere aqui a nossa agenda dos webinars da área de Programação & Data e aproveite!
Receba artigos do blog, acompanhe as últimas notícias da EBAC e fique por dentro das novidades!