Design

UX e as muitas possibilidades de atuação profissional
Entenda os diferentes cargos e encontre o qual mais tem a ver com as sua habilidades e interesses
UX Researcher, UI Designer, Product Owner… UX é uma área recente relativamente, que se estabeleceu como um grande guarda-chuvas que abrigam outras disciplinas: "alguns acadêmicos e bibliografias falam de UX design como uma terminologia que abrange toda a experiência do usuário. Entretanto, o mercado tem ditado que o user experience design é quem cria os artefatos pelo qual vai se dar essa experiência”, conceitua Thiago, que também é especialista em design de produto na SumUp, UX designer e desenvolvedor front-end. E o processo para criar esses artefatos é extenso, envolve diversos profissionais e áreas, de designers à programadores. 

Isso quer dizer que existem muitas possibilidades de atuação quando falamos em UX. Abaixo, destrinchamos tudo sobre as cinco áreas mais comuns de atuação, para você se aprofundar na que mais te chama atenção.

As funções de UX são criadas para preencher diferentes partes do processo de design. Mas, como você pode imaginar, os estágios estão bastante conectados -- e é em partes por isso que, muitas vezes, um cargo envolve duas ou mais dessas áreas.
Como regra geral, as etapas para ter um bom produto digital são:

  1. Aprender sobre seus usuários;
  2. Identificar necessidades do usuário e empresa;
  3. Gerar ideias de design para atender essas necessidades;
  4. Criar maquetes e, eventualmente, o produto final e;
  5. Testar seus projetos com usuários para melhorá-los.
Cada função de UX se encarrega de uma gama diferente dessas tarefas-chave de UX.
UX DESIGNER
“A pessoa que trabalha como UX Designer é responsável por projetar a experiência do usuário”, diz Rafaela de Souza, UX Research Lead na SumUp e professora do curso de UX Research na EBAC, que explica que essa pessoa, na verdade, engloba todas as funções. “É por isso que, em muitas empresas, é necessário existir profissionais que se especializem em áreas menores dentro dessa experiência do usuário.”
No geral, os UX Designers são profissionais completos que participam de todas as 5 fases do processo de design thinking.

Tarefas
  • Conduzir pesquisas de usuários;
  • Analisar e identificar pontos problemáticos da perspectiva dos usuários;
  • Gerar ideias para resolver as necessidades dos usuários;
  • Fornecer e solicitar críticas sobre seus projetos;
  • Desenhar a jornada do usuário dentro do produto digital;
  • Conduzir testes de usabilidade e de usuário para determinar se o produto pode ser melhorado;
  • Lançar uma solução de design que beneficiará a empresa e seus usuários.

Escolha essa área se você…
Gosta de participar de um projeto como um todo, desde o início até o final, e tem conhecimento de tópicos gerais em UX, como arquitetura da informação, psicologia, design emocional, design de interação e design visual.
UI DESIGNER
Os UI Designers se concentram na interface, ou seja, no visual propriamente dito. “Seria o que para nós podem ser telas, botões etc. A pessoa que trabalha como UI Designer foca justamente nesta interface, projetando a parte visual do sistema com o qual o usuário vai interagir”, diz Rafaela.

Tarefas
  • Transformar as metas de experiência do usuário em um conjunto de designs bonitos, fáceis de usar e acessíveis, como um conjunto de telas de aplicativos;
  • Criar e/ou manter uma biblioteca de ícones, cores e fontes que serão utilizadas em todo o produto;
  • Aplicar as diretrizes de marca em seus projetos de uma forma que atenda tanto à marca quanto aos usuários;
  • Usar seu conhecimento de tipografia, teoria da cor e outros conceitos de design para criar interfaces gráficas de usuário agradáveis.

Escolha essa área se você…
É mais ligado na parte artística do Design e adora trabalhar na criação visual. É preciso ter um bom conhecimento de tipografia, cor, uso do espaço e outros conceitos de design gráfico.
UX RESEARCHER
“Boa parte do trabalho do UX Designer é fazer pesquisa com estes usuários e com outros agentes envolvidos neste processo. UX Researchers são especializados nestas pesquisas e informam os outros profissionais sobre como melhor projetar a experiência do usuário”, diz Rafaela.

Tarefas
  • Obter uma compreensão completa dos usuários por meio de métodos qualitativos de pesquisa de usuários;
  • Analisar os dados coletados para fazer propostas de design;
  • Defender as necessidades e perspectivas dos usuários para outros designers, desenvolvedores, profissionais de marketing e executivos;
  • Testar os projetos conduzindo pesquisas avaliativas, com teste de usuário.

Escolha essa área se você...
Têm uma forte paixão pela psicologia humana e pelo estudo das pessoas. Para se dar bem nessa área você vai precisar ter empatia para se colocar no lugar do usuário.
PRODUCT DESIGNER STRATEGIST OU UX STRATEGIST
“Quem trabalha como product designer fica mais próximo do ‘negócio’ que as outras especialidades dentro de UX Design. É a pessoa responsável por alinhar a estratégia de negócio com a prática. Ele busca entender como o mercado se organiza em torno do segmento em que sua empresa está inserida e usar este conhecimento para desenvolver uma visão estratégica da experiência do usuário”, diz Rafaela.

Tarefas
  • Ajudar a criar os designs do produto, bem como as metas e o roteiro do produto;
  • Informar e planejar o roteiro do produto de 6 a 12 meses no futuro;
  • Fazer análise da concorrência e mapear planos para um negócio mais competitivo;
  • Garantir que os projetos sejam implementados bem e no prazo;
  • Colaborar com as equipes de desenvolvimento e marketing.

Escolha essa área se você…
Gosta da parte de “business”: do desenvolvimento e integração de metas de negócios em decisões de design e produto. Você vai precisar ter conhecimento em design e uma boa compreensão de negócios, além de conversar bem com pessoas no mundo corporativo.
PRODUCT OWNER
“Muitas empresas trabalham usando metodologias ágeis para organizar suas equipes e processos de trabalho, aí que entra o papel do Produto Owner. Ele é responsável por definir o backlog de produto (que é como uma lista de espera de todas as coisas novas que serão feitas no produto/serviço). O Product Owner refina estas descrições e prioriza de acordo com a urgência de entrega de cada uma”, diz Rafaela.

Tarefas
  • Gerenciar o fluxo de trabalho das pessoas que trabalham naquele produto;
  • Passar a descrição detalhada (briefing) do que é esperado de cada etapa do processo para a equipe;
  • Entender prazos e fazer gestão da equipe;
  • Encontrar métodos para otimizar os processos internos de sua equipe;
  • Gerenciar as ferramentas de comunicação entre as pessoas da equipe;
  • Identificar melhorias que possam ser aplicadas no processo de trabalho.

Escolha essa área se você…
Gosta de interagir com pessoas e encontrar métodos que otimizem o fluxo de trabalho como um todo. Apesar de parecer uma função focada mais na administração de pessoas, é crucial ter entendimento de UX Design para entender como cada etapa do processo funciona e saber gerenciar o trabalho.