Carreira
Quando programadores e designers de jogos se encontram: os tech artists
É possível unir a paixão pelos dois universos!
Se você nunca ouviu esse termo antes, você não está sozinho: o conceito é novo. 

“Existe um grupo de pessoas que, como eu, gosta dessas duas coisas: de programação e de criar a arte de jogos. E, para a sorte delas, existe essa profissão que une os dois”, explica Vinícius Hashirama, artista técnico na Tiny Hydra, empresa de jogos holandesa.
O artista técnico ou Tech Artist é uma nova função na indústria de jogos e atua como um elo entre os designers e os programadores que trabalham em um game. Eles são uma espécie de híbrido entre um artista e um programador.
O que um tech artist faz?
Cada empresa pode ter uma ideia diferente de quais são as funções e responsabilidades de um Tech Artist. Mas, no geral, seu principal foco é integrar ativos de arte em um jogo respeitando a visão artística ao mesmo tempo que os limites técnicos.
Essa função requer alguém que não seja apenas artístico (saiba desenhar), mas também que tenha habilidades técnicas (de programação).

Abaixo, Vinícius lista algumas das funções específicas do TA:
  • Integrar equipes e facilitar o fluxo
Um artista técnico trabalha em estreita colaboração com o artista principal e o diretor de criação, bem como com os programadores principais. Suas responsabilidades incluem configurar e manter o fluxo de trabalho da produção.
“Se o artista criou uma interface que, chegando na programação, precisa de ajustes, o TA sabe conversar com os departamentos para chegar num consenso e se comunicar de forma técnica, ‘use tal código de tal ferramenta para aumentar tal’, facilitando o trabalho de todo mundo”, diz Vinícius.

  • Rigging
O TA também é responsável por preparar e/ou projetar sistemas de personagens como esqueletos e tecidos para o programador trabalhar.
“Uma mão 3D não vem animada pelos artistas, por exemplo, conseguindo mexer os dedos de forma natural. É trabalho do TA criar o rigging, o ‘esqueleto’ que vai permitir a animação, criando ferramentas para o programador usar”, explica Vinícius.

  • Pesquisar e desenvolver novas tecnologias para ser utilizada naquele projeto
TAs desenvolvem ferramentas de trabalho para que funcionem do melhor jeito possível para as pessoas que fazem a arte. Se um artista deseja criar algo complexo, os TAs dirão se é possível do ponto de vista técnico e pensarão na melhor maneira de fazer isso.

  • Iluminação de cenário
Quando a arte é concluída, seja de personagem ou ambiente, ela é entregue ao artista técnico, que então otimiza o sombreamento e iluminação. Artistas técnicos são frequentemente solicitados a desenvolver ferramentas de sombreamento internas.

  • Efeitos especiais
Uma “chuva de glitter” caindo do céu não é exatamente trabalho do artista, já que a maneira como cada brilho se comporta quando está caindo deve ficar à cargo da programação. Ao mesmo tempo, sendo um efeito completamente visual e com intuito estético, também não cabe aos programadores se responsabilizarem. Essa função, portanto, geralmente fica com o TA.
Ama games e programação?
Como posso me tornar um artista técnico?
Ama essas duas áreas (games e programação) e acha que é o cargo pra você? Se você já está em uma delas, fazer um curso da outra profissão (de game artist, se você já é programador ou vice-versa), vai te ajudar a ter esse conhecimento mais híbrido.
Geralmente, o TA já trabalha na indústria de games e é promovido a esse cargo por se comunicar bem com as duas áreas. 
Além da parte técnica, um tech artist tem outras habilidades importantes:
 
Apoiar os outros
Atender às necessidades do departamento de arte e garantir que os artistas tenham as ferramentas de que precisam para realizar seus trabalhos. Além disso, ter boa comunicação para escutar os artistas e programadores, explicar e escrever relatórios claros.

Resolução de problemas
Identificar problemas em potencial, encontrar soluções para problemas relacionados à arte.

Programação
Diagnosticar problemas de software, entender os mecanismos de jogos, fluxos de trabalho e renderização de gráficos e desenvolvê-los para que funcionem de forma mais eficaz.

Arte
Compreender cada uma das principais disciplinas da arte. Os TAs não podem fornecer suporte ou ferramentas a menos que entendam o processo e tenham boas referências.

Salário médio
Segundo o GlassDoor, o salário médio de um Tech Artist no Brasil fica em torno de R$ 4 mil.

Se você trabalhar para fora (já que é uma carreira que tem muitas oportunidades internacionais), o salário médio é de U$ 75 mil por ano, o que dá cerca de U$ 6.250 por mês e equivale a R$ 33.280 no mês em reais.

Não importa qual o seu sonho, a EBAC tem o curso certo para você!

A Escola Britânica de Artes Criativas & Tecnologia é uma instituição de ensino inovadora que oferece cursos online, além de programas presenciais e híbridos de graduação e especialização. Com um corpo docente formado por excelentes profissionais do Brasil e do exterior, nossa escola oferece um novo modelo de ensino das disciplinas criativas com diploma internacional, uso das melhores tecnologias disponíveis e que garantem ao aluno sua inserção no mercado de trabalho.