O que é a Unreal Engine?

Última atualização
01 jun 2023
Tempo de leitura
11 min
Unreal Engine: o que é, por que é tão popular, dicas para iniciantes

Essa ferramenta otimiza o desenvolvimento de jogos. Entenda a sua popularidade, como está o mercado para os profissionais que a dominam e receba dicas para começar a usá-la

A Unreal Engine é uma game engine – motor de jogo ou motor gráfico, em português – que simplifica o processo de desenvolvimento de jogos. Ela foi criada pela Epic Games em 1998 para fazer a primeira versão do jogo Unreal Tournament. Mas vinte e cinco anos depois da sua criação, essa engine se transformou e se tornou algo bem maior, graças ao avanço da tecnologia.

Para saber um pouco mais sobre essa ferramenta, conversamos com o programador da Webcore Games Rafael Lima, que também é o professor do curso Unreal Engine do Zero ao Pro da EBAC. Ele nos contou por que a Unreal é tão popular, deu dicas para quem quer começar a mexer na ferramenta e falou como está o mercado para profissionais que dominam a Unreal.

O que é uma game engine

Uma game engine é uma ferramenta que simplifica o desenvolvimento de um jogo, agregando os elementos que compõem um game e fazendo com que ele fique pronto mais rápido.

“No desenvolvimento de um jogo, nós produzimos vários arquivos externamente, isto é, fora da engine. Modelos, texturas, gráficos, personagens, ambientes… quando cada elemento está pronto, nós colocamos todos dentro da engine e terminamos a parte da programação nela para que o jogo saia de lá pronto”, explica Rafael.

Além disso, também é possível ter acesso nas engines a conjuntos de itens que são utilizados frequentemente em jogos (modelagens 2D e 3D, sons, mobilidade, entre outros) e que estão prontos e disponíveis para serem usados, o que facilita ainda mais essa produção, já que eles podem servir como uma base.

Então, de uma forma geral, as engines simplificaram o processo de desenvolvimento de jogos. Antigamente, fazer um jogo era um trabalho extenso e exigia que inúmeras linhas de códigos fossem escritas. Hoje, por conta das game engines, os profissionais conseguem otimizar o tempo de produção, já que não precisam fazer tudo do zero, e evitam falhas.

Há diversos motores de jogos no mercado, entre eles, Unreal, Unity, Godot, Game Maker Studio e CryEngine. Neles, é possível fazer jogos para um ou mais tipos de plataformas como consoles, mobile, computadores, realidade aumentada e realidade virtual.

O que é a Unreal Engine

Hoje, a Unreal Engine se define como uma plataforma de renderização 3D em tempo real. Além de fazer jogos, a engine também atua em outras indústrias: filme e tv, arquitetura, automotivo e transporte, transmissão e eventos ao vivo, simulação e outros.

Alguns jogos que usaram Unreal em sua produção foram:

  • Batman: Arkham City
  • Borderlands 2
  • Life is Strange
  • Fortnite
  • Kingdom Hearts 3

Algumas séries que usaram Unreal em sua produção foram:

  • Westworld, da HBO
  • Nova Ordem Espacial, da Netflix
  • The Mandalorian, da Disney+
  • Ford vs Ferrari, da 20th Century Studios

A Unreal Engine é uma plataforma acessível e pode ser usada em computadores com diversos sistemas operacionais como Microsoft Windows, Mac e Linux, além de atender vários consoles da PlayStation, Xbox, Nintendo, entre outros.

Por que a Unreal Engine é tão popular

Para Rafael, há três pontos principais que tornaram a Unreal Engine uma ferramenta popular: ela foi pioneira no mercado ao se tornar uma engine acessível, a sua tecnologia está em constante avanço e não é preciso saber programar para fazer um jogo nela.

  • Pioneira no mercado ao se tornar uma engine acessível

Entre as diversas engines que existem, a Unreal é uma das que mais se destaca. Um dos motivos é que ela foi uma das primeiras engines a se tornar acessível, isto é, qualquer pessoa pode usá-la.

Rafael conta que, antigamente, era muito comum que as empresas desenvolvessem as suas próprias engines. Porém, com o passar dos anos, engines abertas foram ficando cada vez mais populares na área. Apesar de existirem engines criadas nativamente para serem acessíveis, a Unreal, particularmente, era uma engine fechada e foi uma das primeiras a ficar aberta para quem se interessasse.

“Ao perceber que abrir a engine poderia ser uma vantagem mercadológica, a Unreal se tornou acessível para todo mundo, e, para mim, esse é um dos diferenciais dela. Porque ela era uma engine pronta, já utilizada em grandes empresas. Quando ela se tornou acessível, ela já tinha sido colocada à prova porque foi usada na produção de grandes jogos”, conta Rafael.

  • Tecnologia avançada

A tecnologia da Unreal também faz a engine se destacar. Ela dá suporte para aqueles que querem fazer jogos indies (os que são produzidos por uma pessoa só ou uma pequena equipe, muitas vezes sem apoio financeiro), que possuem um visual mais simples, até para quem quer desenvolver grandes jogos.

“Parte do que faz a Unreal ser popular é a parte visual que ela entrega. Ela é uma engine de alta qualidade visual e robustez. Todo tipo de jogo já foi feito nela e aprovado pela indústria”, conta Rafael.

A tecnologia da Unreal está sempre em evolução. Não é por acaso que ela é usada por renomados estúdios de desenvolvimento de jogos, que fazem jogos complexos, e tem uma comunidade consolidada.

  • Não precisa saber programar para mexer na Unreal

Para Rafael, uma outra grande vantagem da Unreal Engine é que quem quiser desenvolver um jogo nela, não precisa, necessariamente, saber programar. Isso porque na Unreal há um sistema chamado Blueprint Visual Scripting que, de acordo com o site, “é um sistema de script de jogabilidade completo que segue o conceito de usar uma interface baseada em nó para criar elementos de jogabilidade a partir do Unreal Editor”.

“O blueprint é uma linguagem de programação visual e isso é um grande bônus da ferramenta. Você não precisa saber programar em linha para começar a usá-la. Quem é artista ou roteirista, por exemplo, e não sabe programar, mas tem vontade de fazer um jogo, pode colocar a mão na massa. Essa é uma característica muito atrativa que trouxe muitas pessoas para a comunidade da Unreal”, explica Rafael.

Ainda de acordo com o site, o blueprint “é um sistema extremamente flexível e poderoso, porque oferece aos designers a capacidade de usar praticamente toda a gama de conceitos e ferramentas geralmente disponíveis apenas para programadores”.

Rafael conta que ter essa possibilidade de utilizar uma linguagem de programação visual acaba sendo uma barreira menor para quem vai produzir jogos. Assim, é possível começar a programar de uma forma mais simples e, aos poucos, pode ir se aprofundando na área, caso a pessoa queira.

Para saber mais sobre o blueprint, você pode assistir ao vídeo abaixo:

Introducoes aos Blueprints com Rafael Lima na Unreal Engine 5
  • Ter acesso ao código fonte

A Unreal também é uma excelente ferramenta para os profissionais que têm experiência em programação porque permite que os desenvolvedores tenham acesso ao seu código-fonte e acrescentem as funcionalidades que melhor se encaixam no jogo que está sendo produzido.

“Se você tem experiência, pode abrir a programação em que foi feita a engine e tem liberdade para fazer o que quiser para deixar o jogo mais personalizado. Você pode fazer alterações, acréscimos e adaptações que quiser. Essa é uma tarefa muito complexa e na qual é preciso utilizar a linguagem base da engine que é a C++”, conta Rafael.

Dicas para iniciantes da Unreal Engine

Para quem está com vontade de aprender a mexer na Unreal, Rafael dá três dicas: não ter medo de programar, buscar conhecimentos e experimentar várias áreas.

  • Não ter medo de programar

Rafael conta que, muitas vezes, quem não é da área de programação, apesar de ter vontade de construir um jogo, não leva a ideia para frente por conta da parte da programação.

“Às vezes um artista de ambiente ou um game designer quer desenvolver um jogo e acha que vai precisar de um programador para colocar a ideia para frente. Mas a Unreal é um excelente caminho para você começar a ser um game developer. O jogo pode ser desenvolvido por apenas uma pessoa e permite que você crie as suas próprias experiências”, conta Rafael.

Para quem é novo na área, é muito mais fácil começar por uma engine que já disponibiliza várias mecânicas prontas. Não é por acaso que a Unreal, por ser fácil de programar, faz sucesso entre quem produz jogos independentes.

  • Sempre busque conhecimentos

A Unreal já é difundida no mercado e possui uma comunidade de usuários consolidada. Por conta disso, há várias informações a respeito dela na internet.

Em seu site, a Unreal oferece recursos de aprendizagem gratuitos para quem deseja aprender. Eles oferecem cursos para setores específicos (jogos, cinema e televisão, arquitetura…), treinamento com profissionais e suporte para estudantes e educadores. Além disso, há webinars, comunidade de desenvolvedores, fórum e canal no YouTube para dar suporte a quem quer mexer com Unreal.

 No site da Unreal, há áreas específicas para que as pessoas que usam a ferramentas possam tirar dúvidas e trocar experiências.
 No site da Unreal, há áreas específicas para que as pessoas que usam a ferramentas possam tirar dúvidas e trocar experiências.
A empresa também mantém um canal no YouTube com muito conteúdo gratuito sobre a ferramenta.
A empresa também mantém um canal no YouTube com muito conteúdo gratuito sobre a ferramenta.

Sem contar que é possível ter acesso à ferramenta de forma gratuita, caso as pessoas a baixem para “usar na criação de conteúdo linear, projetos personalizados e internos. Também é gratuita para começar o desenvolvimento de jogos e um royalty de 5% somente entra em vigor quando (…) o título ganhar mais de um milhão de dólares”, de acordo com o site.

“Dificilmente você fica desamparado e sem informação. Se tiver um pouco de proatividade, você gasta 15 segundos para encontrar a solução para o que está procurando. Então nunca se limite, sempre busque duas ou mais fontes. Isso é saudável e contribui para o seu desenvolvimento”, aconselha Rafael.

  • Experimente várias áreas

Para quem está iniciando na área e ainda não tem convicção a respeito de onde quer atuar dentro do desenvolvimento de jogos, Rafael aconselha experimentar um pouco das várias possibilidades dentro da Unreal.

“A pessoa pode se interessar pela área de efeitos visuais e entender que precisa dominar 3D logo de cara. Eu peço para que ela tenha calma. Antes de se aprofundar, experimente um pouco de cada área, pois a ferramenta como um todo oferece muitas possibilidades. Às vezes você não vai curtir programar, mas vai ficar realizado em criar efeitos ou montar um cenário, por exemplo. Então, experimente antes”, diz Rafael.

Inclusive, conhecer um pouco de cada área e se tornar, de início, um profissional generalista pode ser bom para o mercado de trabalho, segundo Rafael. “A pessoa que começou como generalista consegue conversar com todo mundo da equipe. Às vezes, quem é especialista não consegue se comunicar tão bem. Por isso, a gente que atua no mercado valoriza quem começa como generalista”, conclui Rafael.

Como está o mercado para quem domina a Unreal Engine

A demanda por profissionais que saibam mexer na Unreal Engine está crescendo. Rafael, que está no mercado de games, diz que semanalmente recebe pedidos para indicar alguém que domine o motor de jogo.

“Os profissionais que já dominam a ferramenta podem escolher trabalhos. Como a Unreal expandiu e agora está presente em diversos mercados além do de jogos, quem sabe mexer na engine pode atuar em vários projetos. Mesmo que, às vezes, o profissional não consiga conquistar o trabalho dos sonhos logo de cara, ele pode enriquecer o currículo até alcançar o ponto onde quer chegar. Mas a demanda no mercado está enorme!”, conta Rafael.

As oportunidades estão surgindo, inclusive, em empresas internacionais. Rafael explica que este é um momento crucial em que as grandes empresas começaram a migrar das engines fechadas para as abertas. E como a Unreal é uma das mais populares e já foi aprovada pelo mercado, a procura por profissionais que saibam mexer nela também é grande.

“A empresa CD Projekt RED, depois que teve toda a dor de cabeça no lançamento de The Witcher e Cyberpunk 2077, decidiu não mais usar a sua engine e, agora, vai utilizar a Unreal para fazer o remake ou a sequência desses jogos. Então estão precisando de profissionais que dominem especificamente essa ferramenta. E isso está acontecendo em outras empresas também, como a Ubisoft, que lá fora está melhor que aqui no Brasil, inclusive porque eles são um pouco mais rápidos para aderir a novas tecnologias”, conclui Rafael.

Aprenda a dominar a Unreal Engine!

No curso Unreal Engine do Zero ao Pro, você terá acesso a mais de 40 horas de aula online. Com muitas atividades práticas e feedbacks de tutores, você terá as informações necessárias para se tornar um desenvolvedor de jogos 2D e 3D com domínio da Unreal Engine. Ao longo do curso, você terá a oportunidade de desenvolver quatro jogos e poderá colocá-los no seu portfólio. Clique aqui e saiba mais!

Página inicial / Games
Bruna Montenegro

O conteúdo

Unreal Engine do Zero ao Pro

Torne-se um desenvolvedor de jogos 2D e 3D com domínio de Unreal Engine, o motor de jogos da Epic Games, a mesma tecnologia que deu vida a Gears of War, Fortnite, Borderlands e muitos outros. Ao final do curso, você terá desenvolvido 4 jogos e estará apto para ingressar nesse mercado como desenvolvedor de jogos.

10 meses
12x de
R$ 245,83
(parcelas sem juros no cartão de crédito)
Investimento pelo curso completo
R$ 2.950
R$ 5.900
Inscreva-se no curso
Compartilhe sua opinião
Notificar sobre comentários

Ou como convidado

Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se

Artigos Relacionados

22 fev 2024
11 min
Inteligência artificial nos games: como ela está sendo utilizada?

Saiba quais foram os impactos, positivos e negativos, do uso da IA no universo dos games até o momento.

22 fev 2024
11 min
27 nov 2023
10 min
Gamers recomendam: esses são os melhores jogos da história

Conheça os 20 jogos de videogame que conquistaram milhões de consoles e corações.

27 nov 2023
10 min
11 out 2023
8 min
O que é realidade virtual?

Entenda o que é realidade virtual, como é possível criar uma experiência imersiva e onde essa tecnologia pode ser aplicada.

11 out 2023
8 min
23 ago 2023
9 min
As melhores frases de personagens de videogames que entraram para a história

Confira 42 frases de videogames para usar em diversas situações

23 ago 2023
9 min
04 jul 2023
7 min
O que faz um(a) desenvolvedor(a) de videogames e como ser um(a)?

Desenvolvedor(a) de videogames: descubra uma das profissões de maior êxito na atualidade.

04 jul 2023
7 min
O que é um desenvolvedor Unity e como se tornar um?

O Unity é um dos motores de jogo mais populares do mundo e os profissionais que trabalham com ele têm destaque

28 dez 2022
10 min