O programa de empregabilidade da EBAC foi feito para você

Última atualização
09 out 2023
Tempo de leitura
13 min
O programa de empregabilidade da EBAC foi feito para você

Saiba tudo sobre o programa que foi desenvolvido para que os estudantes da escola entrem no mercado de trabalho, conquistem sua recolocação profissional ou tenham efetividade em sua transição de carreira

Hoje em dia a busca por oportunidades no mercado de trabalho é feita por muitas pessoas. Essa é uma trajetória que pode ser árdua, mas que, com o acompanhamento profissional adequado, pode ter um nível de assertividade maior. E é justamente isso que o programa de empregabilidade da EBAC propõe.

Desenvolvido pela equipe de Business Development, o programa acompanha de perto o estudante nesse desafio e garante que ele receba uma proposta de emprego em até seis meses. Caso isso não aconteça, o aluno pode ser reembolsado.

Para saber mais sobre o programa de empregabilidade, conversamos com a integrante da equipe de Business Development Camila Dantas, que nos contou quais são os requisitos para participar do programa, quais são as responsabilidades tanto da EBAC quanto do estudante nesse processo e como tudo funciona.

O que é o programa de empregabilidade

O objetivo do programa de empregabilidade da EBAC é auxiliar os estudantes em suas recolocações profissionais. Ele foi desenvolvido para contemplar aqueles que se matriculam nos cursos da escola com o intuito de fazer uma transição de carreira, de se recolocar profissionalmente ou de iniciar no mercado de trabalho.

A equipe de Business Development da EBAC fez o lançamento do programa no segundo semestre de 2022 e, desde então, vem dando suporte a esses estudantes para que eles consigam uma vaga na área do curso que escolheram fazer.

Requisitos para participar

Para participar do programa de empregabilidade, é preciso seguir alguns requisitos. São eles:

  • Ser estudante de um dos cursos de profissão

Por enquanto, apenas os estudantes de alguns cursos de profissão podem participar do programa de empregabilidade. É importante ficar atento à data de inscrição porque esse também é um pré-requisito. Abaixo, listamos os cursos contemplados até agora:

  1. Profissão: Analista de Dados (inscrição a partir do dia 02/08/2022)
  2. Profissão: Cientista de Dados (inscrição a partir do dia 05/09/2022)
  3. Engenheiro Front-end (inscrição a partir do dia 05/09/2022)
  4. Engenheiro de Qualidade de Software (inscrição a partir do dia 05/09/2022)
  5. Desenvolvedor Full Stack Python (inscrição a partir do dia 05/09/2022)
  6. Desenvolvedor Full Stack Java (inscrição a partir do dia 05/09/2022)
  7. Especialista Back End Java (inscrição a partir do dia 05/09/2022)
  8. Profissão: UX/UI Designer (inscrição a partir do dia 24/08/2022)
  • Ter concluído 70% do curso

Para começar a busca por uma recolocação profissional ou entrar no mercado de trabalho, é importante que a pessoa tenha conhecimento teórico e prático na área na qual ela deseja entrar. Por isso, um dos requisitos para participar do programa de empregabilidade é que o estudante tenha concluído ao menos 70% do seu curso.

“Além de concluir 70% do curso, é importante que o estudante tenha boas notas (no mínimo, 7) e que tenha entregue as atividades que são sugeridas ao longo do curso”, explica Camila.

Camila ainda acrescenta que é fundamental que o estudante não deixe de fazer os projetos com cases de empresas parceiras.

“O curso de analista de dados, por exemplo, tem um projeto em parceria com a empresa de logística Loggi. A gente pede que o estudante desse curso faça esse projeto porque ele pode entrar no currículo como uma certa experiência e ajuda quem não tem nenhum conhecimento ainda na área”, pontua Camila.

  • Participar das consultorias com o Centro de Carreiras

Ter participado das três sessões que são realizadas pelo Centro de Carreiras da EBAC também é um requisito a ser cumprido pelo estudante que quer fazer parte do programa de empregabilidade.

As consultorias, que são feitas por uma equipe de especialistas da área de Recursos Humanos com ampla experiência em recrutamento e seleção, vão auxiliar o estudante em questões de autoconhecimento, planejamento da jornada profissional e estruturação de currículo e perfil no LinkedIn.

“É importante que o estudante passe pelo Centro de Carreiras porque ele já vem muito mais preparado para o programa, uma vez que o currículo e o LinkedIn estão prontos”, explica Camila.

  • Estar fora do mercado de trabalho ou em transição de carreira

O programa de empregabilidade foi desenvolvido para o estudante que está fora do mercado de trabalho ou fora da área de atuação do curso que está fazendo na EBAC.

É importante ressaltar que dentro de uma mesma área é possível atuar de diferentes formas, e o estudante que deseja fazer uma transição de carreira na área em que já atua também pode participar do programa de empregabilidade.

“Se o estudante trabalha na área de design como designer gráfico, mas está fazendo o curso Profissão: UX/UI Designer porque deseja mudar de carreira, ele pode fazer parte do nosso programa. Isso porque, mesmo que as profissões estejam dentro da área de design, na prática, são trabalhos diferentes”, conta Camila.

Essa situação pode acontecer com profissionais de diversas áreas, como a de tecnologia. Quem trabalha com desenvolvimento, por exemplo, mas quer se tornar analista de dados, também pode participar do programa, já que são funções diferentes.

De acordo com Camila, quando essa situação ocorre, o estudante já sai na frente na hora de procurar por vagas. Como ele já tem uma certa experiência e conhecimento sobre o universo profissional em que quer trabalhar, o processo de achar vagas e conseguir uma recolocação fica mais fácil.

É importante ressaltar que o programa de empregabilidade não contempla aqueles que querem receber uma promoção ou trocar de empresa, por exemplo, porque o foco do programa é encontrar oportunidades para aqueles que estão em transição de carreira ou fora do mercado de trabalho.

  • Preencher o formulário de inscrição

Após as três sessões com o Centro de Carreiras, a equipe vai informar ao aluno que ele está apto para fazer parte do programa e vai compartilhar com o estudante um formulário de inscrição.

Depois do seu preenchimento, o formulário é enviado ao time de Business Development junto com o currículo do aluno para que ele comece a participar do programa de empregabilidade.

Responsabilidades da EBAC

Para participar do programa de empregabilidade, o estudante precisa assinar um contrato para que fique ciente e de acordo com as condições propostas. A partir daí, ele inicia um processo junto à equipe de Business Development que inclui:

  • Reunião com o estudante

O primeiro passo da equipe de Business Development é se reunir com o estudante. Nesse encontro, o programa é apresentado de forma completa. Aqui, o aluno conhece o time que vai acompanhá-lo ao longo do programa, recebe dicas e fica por dentro dos eventos voltados à empregabilidade promovidos pela EBAC.

Além disso, a equipe tira dúvidas com o estudante a respeito da sua localização e nível de experiência, por exemplo, para que as expectativas – da equipe e do estudante – fiquem alinhadas e a seleção de vagas possa ser feita de maneira compatível com o perfil do aluno.

“A gente vai trabalhar com dois formatos de vagas, remotas e presenciais. Para as remotas, todos os estudantes podem se candidatar. Já as presenciais, é feita uma avaliação de cada caso para entender a região em que o estudante mora e quais vagas se encaixam para ele”, explica Camila.

Esse primeiro encontro é importante para conferir como está o currículo e o LinkedIn do estudante também. Por já ter passado pelo Centro de Carreiras, muito provavelmente eles estão prontos. Mas, caso seja necessário, a equipe sugere ajustes para que eles se encaixem nas vagas que vão ser procuradas, além de reforçar as dicas sobre como se posicionar melhor numa entrevista de emprego.

  • Envio de vagas para o estudante

Após fazer o alinhamento, a equipe de Business Development começa a selecionar e enviar as vagas para os estudantes e a compartilhar os currículos deles com empresas parceiras.

“Semanalmente, o aluno recebe as vagas que foram selecionadas pela nossa equipe e que são adequadas ao perfil dele para que ele possa se candidatar. Nós também compartilhamos o currículo e portfólio do estudante com alguns parceiros que a gente vem fazendo ao longo do tempo”, conta Camila.

O envio das vagas é feito através de e-mail e é fundamental que o aluno esteja atento para que não perca os informativos a respeito das vagas.

  • Comunicação via e-mail e WhatsApp

Durante todo o programa de empregabilidade, a comunicação entre a equipe de Business Development e o estudante é ativa.

Camila conta que há um grupo de WhatsApp com todos os estudantes e é lá onde a equipe envia as notificações para avisar que as vagas foram enviadas. Há também um e-mail para que o estudante envie suas dúvidas.

“A gente deixa o canal de comunicação aberto tanto por WhatsApp quanto por e-mail para o que eles precisarem. Eu estou sempre me comunicando com eles para saber se receberam alguma oferta, como está o processo, se estão participando de alguma seleção… E eles também me informam se os interesses deles continuam os mesmos ou se temos que fazer algum ajuste de perfil para as vagas. De forma geral, eu tenho muito contato com os estudantes”, explica Camila.

Responsabilidades do estudante

Para que o programa de empregabilidade tenha êxito, é importante que o estudante seja ativo na busca de emprego. Para isso, ele precisa:

  • Aplicar para as vagas encaminhadas pela EBAC

Ao receber a seleção de vagas, o estudante precisa se candidatar para participar do processo seletivo e das entrevistas. Afinal, só dessa maneira ele vai ter a oportunidade de tentar se inserir no mercado de trabalho. Caso ele ignore o e-mail da equipe com as vagas, não estará fazendo a sua parte para a recolocação profissional.

“O êxito do estudante também depende dele. Durante o programa, além de se candidatar para as vagas que enviamos, o aluno pode buscar por oportunidades e compartilhá-las com os colegas, por exemplo. Essa atitude contribui para que ele e outras pessoas tenham bons resultados”, reforça Camila.

Portanto, ser uma pessoa ativa na busca de emprego e ir atrás de oportunidades que se encaixam em seu perfil é um passo importante para que o aluno tenha um resultado positivo no programa.

  • Participar dos eventos do programa

A equipe de Business Development organiza eventos que enriquecem a experiência dos estudantes. Por conta disso, é imprescindível que eles marquem presença nesses eventos.

“Nós temos uma turma teste no programa da área de tecnologia e fizemos um evento para eles sobre o GitHub, uma plataforma muito específica da área. Em outra turma teste que tinha como foco os profissionais de design, fizemos um evento sobre portfólio. Então, esses eventos agregam conhecimento para os estudantes e eles precisam participar”, conta Camila.

Nestes eventos, os estudantes só têm a ganhar. Camila lembra que, no final de outubro, foi promovido um evento com a IBM. Nessa oportunidade, foi falado sobre o programa de estágio da empresa e os estudantes puderam saber qual era o perfil da instituição e quais oportunidades eles tinham, por exemplo. “A tendência é que a gente vá fazendo essas parcerias e vá criando eventos com os alunos para que eles consigam a recolocação”, pontua Camila.

Ao se manter ativo e participando de eventos que tenham a ver com a área profissional, as chances de conquistar a vaga ao longo do programa aumentam. Por isso, é interessante que os estudantes tenham comprometimento e compareçam aos eventos propostos.

Além desses pontos, o estudante também precisa:

  • Participar de todas as entrevistas agendadas por possíveis empresas contratantes;
  • Ajustar o currículo para os formatos sugeridos pela EBAC;
  • Manter o portfólio atualizado;
  • Seguir as indicações e orientações dos coordenadores do programa;
  • Participar de projetos voluntários e práticas gratuitas sugeridas pela EBAC com o objetivo de enriquecer o currículo e a experiência de trabalho;
  • Fazer conexões com pessoas sugeridas no LinkedIn e outras ferramentas;
  • Aceitar as ofertas de trabalho recebidas que têm correspondência com os conhecimentos técnicos adquiridos ao longo do curso da EBAC.

Após seis meses: recolocação profissional ou reembolso do curso

O programa de empregabilidade da EBAC tem duração de seis meses. Essa contagem começa a ser feita a partir do momento que o estudante recebe o certificado de conclusão do curso. Após esse período, há a possibilidade de o estudante receber a proposta para recolocação profissional ou não. Neste último caso, ele tem direito a ser reembolsado.

  • Recolocação profissional

“A EBAC tem seis meses para auxiliar o estudante. Se ele conseguir uma proposta de emprego nesse período, nós já consideramos que o estudante teve um resultado positivo no programa de empregabilidade”, afirma Camila.

É importante ressaltar que a EBAC não se envolve em possíveis negociações que o estudante venha a ter sobre questões de benefícios ou valores, por exemplo, com a empresa a qual ofereceu a proposta.

Além disso, Camila lembra que se após a conquista da recolocação o estudante desistir da vaga, ele não pode voltar ao programa de empregabilidade. “Caso o estudante não se identifique com a empresa ou com a vaga que conquistou, não é possível que ele volte ao programa, mesmo que ainda não tenha completado os seis meses. Após o recebimento da proposta, o contrato com com o nosso programa é encerrado”, confirma Camila.

  • Reembolso do curso

Caso o estudante não tenha sucesso no programa de empregabilidade, a EBAC pode reembolsá-lo.

“Hoje a gente tem essa questão do programa garantir o emprego ou o seu dinheiro de volta. Mas para que aconteça o reembolso, nós fazemos uma avaliação da participação do estudante. Nós procuramos entender se ele realmente não recebeu propostas de emprego, se ele participou das entrevistas ou não, se esteve presente nos nossos eventos… há vários pontos que a gente analisa para que esse estudante seja reembolsado”, explica Camila.

Todas as condições para que esse reembolso aconteça estão descritas no contrato que é assinado pelo estudante no início do programa.

O programa de empregabilidade da EBAC foi desenvolvido com o objetivo de colocar os estudantes da escola no mercado de trabalho. Sejam aqueles que querem entrar no mundo profissional ou estão em transição de carreira. Nos dois casos, a equipe da EBAC dá todo o suporte nessa trajetória para que os estudantes coloquem em prática os aprendizados que adquiriram no curso e conquistem uma vaga na área que desejam.

e você quer participar do nosso programa, mas ainda não é estudante da EBAC, não perca tempo! Acesse a nossa lista de cursos, confira se o curso está contemplado com o programa e faça a sua inscrição!

Página inicial / Carreira
Bruna Montenegro

O conteúdo

Engenheiro de Qualidade de Software

Torne-se um Engenheiro de Qualidade e comece uma carreira promissora e bem paga em TI mesmo sem conhecimento prévio em programação. Planeje e implemente planos de testes em múltiplas plataformas, linguagens e bancos de dados, seguindo a cultura DevOps.

40 horas
12x de
R$ 495,00
(parcelas sem juros no cartão de crédito)
Investimento pelo curso completo
R$ 5.940
R$ 9.900
Inscreva-se no curso
Compartilhe sua opinião
Notificar sobre comentários

Ou como convidado

Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se

Artigos Relacionados

30 abr 2024
9 min
Como estudar online com sucesso: dicas e conselhos

Aprenda como aproveitar tudo o que os cursos online podem oferecer

30 abr 2024
9 min
23 abr 2024
10 min
Como fazer um portfólio acadêmico de sucesso: dicas e exemplos

Portfólio Acadêmico: eleve seu trabalho acadêmico a outro nível, destacando-se profissionalmente com um portfólio que valoriza cada projeto e conquista. É a sua chance de brilhar e mostrar ao mundo o que você é capaz!

23 abr 2024
10 min
20 mar 2024
4 min
EBAC lança Programa de Indicação

Saiba o que é, qual o objetivo e como funciona o Programa de Indicação da EBAC

20 mar 2024
4 min
19 mar 2024
9 min
Inteligência Artificial na Educação: ferramentas que aprimoram os estudos

Desde a personalização do ensino até a simplificação do estudo autônomo, a Inteligência Artificial está moldando uma nova forma de estudo-ensino, ajudando a capacitar ainda mais professores e alunos, em um mundo cada vez mais digitalizado.

19 mar 2024
9 min
06 mar 2024
6 min
EBAC e Instituto Kondzilla renovam parceria

Por meio da educação e da qualificação profissional em áreas criativas, a parceria amplia oportunidades para jovens da periferia de São Paulo

06 mar 2024
6 min
22 fev 2024
10 min
EBAC lança duas pós-graduações reconhecidas pelo MEC

As aulas, que são totalmente online, começam a ser disponibilizadas para os estudantes no dia 4 de março. Confira os detalhes dos cursos!

22 fev 2024
10 min
Faça sua avaliação!

Curtindo o conteúdo? Então, que tal avaliar a EBAC no Google?

Faça sua avaliação!