Qual o significado da cor amarela na Psicologia e no Marketing?

Última atualização
14 ago 2023
Tempo de leitura
5 min

Aprenda o significado da cor amarela, os efeitos que ela tem no comportamento dos consumidores e como ela é usada no Marketing.

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O amarelo foi um dos primeiros pigmentos de origem vegetal usado em pinturas pré-históricas. Os tons de amarelo foram protagonistas nas obras do lendário pintor holandês Vincent Van Gogh e mesmo na arte contemporânea essa cor não perdeu sua relevância. Entretanto, a cor não é apreciada apenas pelos artistas. Graças às suas qualidades físicas e psicológicas, o amarelo desempenha um papel fundamental no Marketing para chamar a atenção e atrair clientes.

O que representa a cor amarela na Psicologia?

Ao menos 26% das pessoas reconhecem o amarelo como a cor mais feliz, de acordo com o artigo Colour Assignment escrito pelo psicólogo Joe Hallock. Essa cor está associada com a luz do sol, por isso, irradia calor, energia e vida. Nas culturas orientais, o amarelo é considerado uma cor sagrada e está relacionado ao ouro, como um símbolo de riqueza, fertilidade, eternidade e sabedoria.

Fonte: Unsplash

A Psicologia das Cores determina o amarelo como uma cor contraditória. Segundo as preferências pessoais, pode representar diversão, inovação, otimismo e alegria, porém, em conotações culturais, também é associada à mentira, arrogância e covardia.

Efeitos da cor amarela na mente

Estudos da L’Escola d’Art i Superior de Disseny, na Espanha, mostram que, devido a seu efeito tonificante no cérebro, esta cor ajuda na estimulação mental, clareando a mente e aumentando sua energia muscular. O amarelo ativa a memória, favorece a comunicação, melhora a visão, gera confiança e estimula o sistema nervoso. Pode dar um toque fresco e divertido na decoração de escritórios, salas de aula, hotéis e cafeterias.
Entretanto, a intensidade dessa cor tem seu lado negativo. O excesso de amarelo produz esgotamento e irritabilidade. Por gerar muita atividade mental, também provoca ansiedade e instabilidade emocional. Por isso que no design o amarelo, geralmente, é combinado com cores neutras para reduzir o impacto negativo.

Tons de amarelo

  • A cor pura se destaca, trazendo alento e energia.
  • O amarelo claro representa inteligência, originalidade e pensamento criativo. Por exemplo, uma lâmpada brilhante simboliza uma ideia genial.
  • Os tons pálidos (que têm muita proporção de branco) são, frequentemente, associados a doenças, preocupações, ansiedade, traição e ciúmes.
  • Tons pastéis de amarelo dão uma sensação de aconchego e serenidade.
  • A cor dourada está associada à abundância, ao luxo, ao sucesso e ao poder.
  • O amarelo limão, assim como a fruta cítrica, dá uma impressão de frescor.

Significado da cor amarela no Marketing

Utilidades da cor amarela

Por ser uma cor com maior luminosidade, o amarelo chama a atenção e é usado para prevenir situações de risco. Por exemplo, é típico para sinais de trânsito ou avisos de perigo. Também serve para melhorar a visibilidade de um objeto: táxis e ônibus escolares, em muitos países, são amarelos. Além disso, essa cor “muito viva” está relacionada com o sensacionalismo.

Fonte: Unsplash

O amarelo é valorizado pelos especialistas de Marketing por ser uma cor que estimula a tomada rápida de decisões de compra, além de aliviar o estresse com o consumo. Em combinação com o preto, destaca um objeto aos olhos e desperta o interesse do cliente. O amarelo, frequentemente, aparece na publicidade, em materiais promocionais e anúncios de ofertas.

O amarelo evoca ideias de felicidade, entusiasmo e criatividade no público jovem. É perfeita para o uso no design de produtos educativos e relacionados à distração, diversão e esporte. Também é a cor preferida de marcas de alimentos e bebidas, sendo usada por restaurantes de fast-food como McDonald’s e Burger King, que aproveitam as vantagens do amarelo para atrair o público infantil.

O amarelo e as marcas

Por sua natureza marcante, o uso excessivo do amarelo pode ser pesado. Dessa forma, ele deve ser aplicado com moderação no design da identidade corporativa. Aplicada de maneira inteligente, esta cor transforma uma imagem, tornando-a atraente e original. Veja abaixo alguns exemplos de marcas que escolheram tons amarelos para seu logo e branding.

A plataforma global de comércio eletrônico Amazon escolheu o amarelo alaranjado para refletir sua atitude positiva e progressista. O logo minimalista reflete o profissionalismo e a alta qualidade dos serviços da marca. O símbolo do sorriso é divertido e amigável, incentivando a confiança e a felicidade. A paleta de cores preto e amarelo faz com que a identidade visual se destaque, mantendo o equilíbrio. A Amazon usa as mesmas cores no layout de seu site e nas suas lojas físicas.

A famosa marca de salgadinhos Doritos brinca com a cor amarela em seu logotipo e nas embalagens. O dourado se refere à cor do milho frito e da chama. O logo parece forte e perceptível, mostrando o caráter jovial e aventureiro, o que atrai os consumidores.

A moldura retangular amarelo claro é um emblema inconfundível da popular revista National Geographic. O amarelo brilha nas capas das edições impressas, no logo do canal de documentários, no site e em inúmeros produtos promocionais da marca. Desperta a curiosidade e simboliza o sol, que brilha em todos os cantos do mundo.

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