O que é storytelling em marketing e como funciona?
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O que é storytelling em marketing e para que serve?
O storytelling é conhecido em marketing como a arte de contar histórias. Esta técnica tem como objetivo conectar-se em nível emocional com o público-alvo, melhorando a percepção e o posicionamento de uma marca em diferentes canais de comunicação. O storytelling pode ser aplicado a vários formatos de conteúdo: vídeos, imagens, textos, podcasts e mais.
Importância do storytelling nas empresas
Graças ao storytelling, você pode destacar os valores da sua marca, diferenciá-la e torná-la mais acessível para atrair novos clientes e fidelizar os atuais.
Utilizar o storytelling ajuda os usuários a se identificarem com a marca e desejarem consumir seu produto ou serviço porque percebem que a empresa se preocupa em dar soluções e satisfazer as suas necessidades.
Vantagens e desvantagens
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Categorias de storytelling
A principal diferença entre as categorias de storytelling é o foco que as histórias têm: cada uma delas tem uma função segundo a sua estratégia de conteúdo.
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Ficção
As histórias de ficção se baseiam em eventos imaginários: tanto os personagens como as tramas são inventados. Esta categoria confere uma liberdade criativa ilimitada, pois você pode inventar o seu mundo ideal ou sociedades nas quais acontece todo o contrário à realidade.
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Histórico
O storytelling com foco histórico gera um produto nostálgico com a estética de uma época específica. Esta categoria costuma ser eficaz se você quiser falar da história da sua marca, sua herança, experiência e reputação para chegar a novas audiências.
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De valor
Nestas histórias, o ponto focal é um personagem que representa os valores da marca. Essa categoria de storytelling ajuda o público a associar a sua marca a esse personagem, gerando empatia e fazendo-o lembrar dela.
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De consumo
Essa é a categoria mais usada na publicidade; é conhecida como product placement e tem como objetivo integrar um produto ou serviço de marca a uma história para mostrar qual seria seu uso em uma situação cotidiana.
Elementos do storytelling
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Personagens
Os personagens são o elemento-chave de qualquer história. Para desenvolver um personagem relevante a fim de que o seu público-alvo possa se identificar, pense nas características principais dos seus clientes: quem são, do que eles gostam, em quais situações poderiam estar. Quanto mais você conhecer o seu público, mais características poderá atribuir a seus personagens. No final, são eles que entregam a mensagem e fazem com que seus usuários criem empatia com a marca.
Para criar um bom conflito de interesses e conferir dinamismo à sua história, assegure-se de colocar seu protagonista contra um antagonista. O antagonista pode ser outro personagem, a sociedade, uma marca ou qualquer outro elemento que frustre os desejos do protagonista.
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Conflito
Sem conflito, não há história. Uma vez que a sua audiência conhecer os personagens e começar a ter empatia por eles, alguma coisa precisa acontecer para aumentar o interesse do público. É importante criar conflitos com certo grau de dificuldade e sem soluções óbvias para manter a atenção do público antes de dar o desfecho à mensagem que você quer transmitir.
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Resolução
Ao superar o conflito, o seu protagonista se transforma, aprende o que deve aprender e se torna uma pessoa melhor. Se você desenvolver uma boa estrutura narrativa, seus leitores ou espectadores se sentirão envolvidos emocionalmente.
Estrutura do storytelling
A estrutura clássica para contar uma história é:
Início: os personagens, seus propósitos e o planejamento da trama são apresentados.
Nó: aqui é criado o conflito entre o protagonista com uma meta e o antagonista que o impede de alcançá-la, e são desenvolvidos os eventos mais significativos da história.
Desenlace: o protagonista consegue o seu objetivo.
No entanto, existe outra estrutura de storytelling no marketing de conteúdo, chamada de pirâmide de Freytag:
- Exposição: apresentam-se os personagens, seus objetivos e a ação é colocada. Também é a apresentação do produto ao serviço da sua marca.
- Escalação da ação: acontece a primeira virada da história, ocorrendo algum evento que detona o conflito. Aqui você poderia incluir uma ação que se encadeie com a resposta à pergunta “por que o usuário (protagonista) deveria escolher seu produto ou serviço?”
- Clímax: é o ponto de máxima tensão na história que mostra como serão cumpridas as necessidades e desejos do cliente.
- Diminuição da ação: o personagem que representa o cliente encontra a solução do problema usando o produto.
- Desenlace: o personagem está feliz ao encontrar a solução graças ao produto ou serviço oferecido pela marca.
É importante que você inclua uma chamada para a ação (call to action) dentro da estrutura, isto é, que diga ao seu cliente potencial o que você deseja que ele faça de maneira sutil, mas clara e coerente com a lógica da história.
Como fazer um bom storytelling?
Se quiser criar uma boa história, aqui colocamos os pontos indispensáveis para ter em conta.
Mensagem: a primeira coisa que você deve fazer é definir a mensagem que você deseja transmitir e construir o argumento principal da história que vai contar, levando em consideração o meio que vai utilizar. Cuide da coerência dessa mensagem em relação aos valores que a sua marca representa.
Solução: em cada história, o seu produto deve ser a chave que os personagens precisam para solucionar o seu problema.
Personagens: desenvolva personagens que possam transmitir suas ideias de maneira clara e assertiva; não inclua personagens excessivos que não exerçam um papel importante na entrega da mensagem.
Contexto: é importante que você situe os espectadores dentro da história: uma história sem contexto é difícil de entender.
Exemplos de storytelling bem-sucedido
- Levi’s
Em sua campanha publicitária, a Levi’s inspira seus usuários a comprarem produtos de melhor qualidade, que durem mais. O protagonista da história é um par de jeans que faz um percurso no tempo passando por várias situações cotidianas para mostrar a versatilidade e a durabilidade.
- Seleção Argentina Qatar 2022
Este comercial da seleção argentina para o mundial do Qatar é um formato diferente de storytelling. Ele apela para a paixão pelo futebol e o orgulho de ser argentino. Também conta histórias pessoais dos jogadores mais destacados para levar ao pico as emoções do espectador.
- M&M’s
A marca M&M’s utiliza storytelling regularmente para mostrar novos produtos e fortalecer a imagem da marca. Neste comercial, a empresa apresenta uma nova cor para os seus icônicos chocolates através de um espetáculo humorístico feito por um personagem com ele próprio. Sem dúvida, este vídeo convida os espectadores a experimentarem o novo produto da marca mas, além disso, transmite uma mensagem importante: o público deve adotar o exemplo da protagonista e ser fiel àquilo que é.
Divirta-se criando
A ferramenta do storytelling não apenas é muito eficaz, como também acende sua criatividade e oferece várias possibilidades para levar suas mensagens ao público-alvo de uma maneira única e inovadora. O melhor conselho que poderíamos dar para criar histórias memoráveis é que você solte a sua imaginação. Veja a situação por diferentes ângulos, aterrisse suas ideias de acordo com as necessidades do cliente e, o mais importante, curta o processo de criação.
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