O que é teoria das cores e onde ela pode ser aplicada?

Última atualização
23 nov 2023
Tempo de leitura
8 min
Teoria das cores

Entenda os conceitos básicos da teoria das cores

Uma combinação de cores bem-sucedida pode atrair a atenção de um público-alvo, transmitir a mensagem de uma marca ou evocar emoções em áreas como artes visuais, design gráfico, arquitetura, moda e marketing. Um conhecimento avançado da teoria das cores pode ajudar os designers a aproveitarem todo o potencial da paleta de cores. Continue lendo para aprender mais sobre como usar as cores do melhor jeito possível.

O que é a teoria das cores?

O que é a teoria das cores

Fonte: Freepik

O fenômeno das cores tornou-se objeto de estudo em várias disciplinas. Enquanto os físicos estudam as ondas luminosas para classificar as cores, os químicos criam novos pigmentos, os psicólogos investigam como as cores podem influenciar o comportamento humano, e os fisiologistas exploram os efeitos da cor nos olhos e no cérebro.

Esses conhecimentos sobre cores foram reunidos em um guia prático conhecido como teoria das cores. Esta teoria explica como os tons são criados e combinados, assim como seu impacto sobre nossas emoções e experiências visuais.

A teoria das cores se desenvolveu ao longo da história. Os filósofos da Antiga Grécia relacionavam as cores com os elementos da natureza. Durante o Renascimento, Leonardo da Vinci e outros artistas começaram a misturar pigmentos, buscando combinações harmoniosas e agradáveis. Em 1676, Isaac Newton realizou o experimento do prisma, demonstrando que a luz branca é composta por 7 cores do espectro claramente distinguíveis. Além disso, foi ele quem desenvolveu o círculo cromático que ajudou a estabelecer a ideia de cores complementares.

Características das cores

A teoria das cores utiliza termos específicos para descrever diferentes aspectos de uma cor e suas modificações. Vamos conferir os principais.

As cores são divididas em duas categorias:

  • As cores cromáticas são o vermelho, o amarelo, o laranja, o verde, o azul, o violeta e todas as suas misturas.
  • As acromáticas possuem luminosidade, mas não têm tom ou saturação. Esse grupo inclui o branco, o preto e todos os tons de cinza

Cada cor possui características básicas:

  • O tom é uma cor em sua forma mais básica. Geralmente, é a isso que nos referimos com o nome da cor, como o vermelho, o azul ou o verde.
  • O matiz é uma variação sutil em uma cor quando ela é misturada com outra cor próxima no espectro.
  • A luminosidade, também chamada de claridade ou escuridão, é determinada pela proximidade de uma cor ao branco ou ao preto no espectro. Quanto mais próxima do branco, mais luminoso é o tom.
  • A saturação descreve a pureza da cor e sua distância do cinza no espectro. Por exemplo, se for adicionado um pouco de cinza à cor pura, mantendo a mesma luminosidade, a nova cor será menos saturada.

Círculo cromático

Círculo cromático

Fonte: Snappygoat

Um conceito básico na teoria das cores é o círculo cromático, também chamado de roda de cores. Ele serve como representação visual das cores do espectro. Seu principal objetivo é estabelecer as relações entre elas, assim como harmonias e contrastes. Para saber mais sobre o uso do círculo cromático, recomendamos ler o nosso artigo “O que é o círculo cromático?”, mas vamos recapitular os pontos principais aqui:

Atualmente, é utilizada a roda de cores criada por Johannes Itten, um artista e professor suíço. Seu diagrama é dividido em 12 setores que incluem:

  • As cores primárias: o azul, o amarelo e o vermelho. Elas estão localizadas no centro do círculo e são consideradas básicas.
  • As cores secundárias que são produzidas pela mistura das cores primárias. Por exemplo, o amarelo e o vermelho geram a cor laranja.
  • As cores terciárias que resultam da combinação das cores primárias com as secundárias que estão localizadas uma ao lado da outra no diagrama. São cores como o verde-amarelo ou o amarelo-alaranjado.

Cores complementares

Para alcançar efeitos visuais impactantes no design, são utilizadas as cores complementares. Estas são encontradas em lados opostos da roda de cores. Ao serem combinadas, elas se destacam e contrastam de forma marcante. No entanto, um excesso de contraste pode ficar visualmente desagradável. Para evitar que isso aconteça, aconselhamos que uma das cores seja dominante e a outra seja usada apenas para criar destaques ou acentos.

Vamos ver alguns exemplos de cores complementares:

  • Vermelho e verde. São as cores natalinas oficiais.
  • Azul e laranja. São utilizadas no design gráfico e no cinema para criar efeitos visuais chamativos.
  • Amarelo e roxo. São muito utilizadas juntas tanto no design de interiores quanto na moda.
  • Ciano e vermelho. Ao combinar essas cores na tela de um computador, você consegue um contraste super impactante.

Modelos de cores

A teoria das cores utiliza diferentes modelos de cor, ou seja, sistemas que descrevem como as cores podem ser misturadas para criar novas tonalidades. Os mais populares são o modelo aditivo (no qual se combinam luzes coloridas) e o subtrativo (no qual a combinação é feita com pigmentos coloridos).

Modelo aditivo Modelo subtrativo
NOME RGB (sigla em inglês para red, green, blue ou vermelho, verde, azul) CMYK (sigla em inglês para cyan, magenta, yellow e key ou ciano, magenta, amarelo e preto)
CORES PRIMÁRIAS Vermelho, verde e azul. Ciano, magenta, amarelo e preto.
PRINCÍPIO BÁSICO Quanto mais de uma cor é adicionada, mais brilhante se torna o resultado. Ao combinar todas as cores, obtém-se o preto. A ausência de pigmento produz o branco.
APLICAÇÃO A iluminação e os meios de exibição, como televisão, telas de computador ou de cinema. A impressão em papel, a produção de têxteis e as artes gráficas.

Aplicações da teoria das cores

Fonte: Freepik

Vejamos alguns exemplos de como é possível aplicar a teoria das cores em indústrias criativas.

Moda

  • Os estilistas de moda se baseiam na teoria das cores para criar combinações de tons para suas coleções. Por exemplo, a casa Gucci é conhecida por seus ‘experimentos com cores’. Alessandro Michele, o ex-diretor criativo da marca, combinava tons profundos como verde garrafa, bordô e azul-marinho com estampas florais e de animais para criar o estilo chique e inteligente pelo qual a Gucci ficou tão conhecida.
  • A teoria das cores permite aos estilistas antever e adaptar-se às novas tendências. Todos os anos, o Instituto de Cores Pantone escolhe uma cor popular que reflete as preferências atuais e serve como guia para agências de publicidade, estúdios de design, floriculturas, estilistas e outras empresas do setor criativo orientadas para o cliente.

Design gráfico

  • A escolha de cores na identidade visual e na criação de logotipos é fundamental para ressaltar a identidade de uma marca e comunicar efetivamente seus valores. Por exemplo, a marca de jóias Tiffany & Co. é famosa pelo icônico tom de azul-turquesa claro utilizado em suas caixas e sacolas de presente. O azul Tiffany está associado a um estilo de vida refinado e transmite uma sensação de luxo, elegância e exclusividade.
  • No web design, a teoria das cores é utilizada para criar interfaces atrativas e funcionais. As cores atraem a atenção do usuário e podem melhorar a experiência de navegação. Por exemplo, os links são destacados em azul para indicar que são interativos; os botões de chamada para ação como ‘Compre agora’ ou ‘Inscreva-se’, assim como alertas importantes, geralmente são destacados em vermelho ou verde para que os usuários os vejam na hora.
  • Em peças visuais, como cartazes, folhetos, anúncios e redes sociais, o conhecimento da teoria das cores também ajuda a transmitir mensagens de forma eficaz e chamar a atenção do público. Por exemplo, os anúncios direcionados ao público jovem geralmente usam cores vibrantes e chamativas, como laranja, verde limão ou amarelo brilhante, que são ligados a conceitos como diversão e energia.

Design de interiores

  • Graças à teoria das cores, os designers podem escolher paletas de cores harmoniosas para seus projetos, levando em consideração as preferências do cliente, as tendências atuais e o estilo desejado.
  • As cores podem impactar na percepção do espaço e no estado de ânimo das pessoas dentro dele.
  • Além disso, elas definem como a luz se reflete e difunde em um ambiente interior, o que influencia na iluminação e na sensação de amplitude.

A teoria das cores ajuda a compreender como as cores funcionam e elas podem ser utilizadas para alcançar seus objetivos artísticos. Se você deseja aprofundar seus conhecimentos em design, convidamos você a se inscrever no nosso curso online Profissão: Designer Gráfico.

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