Carreira

Saiba como conquistar o trabalho dos seus sonhos

Diante de diversas opções de caminhos profissionais, entenda por que o autoconhecimento é a palavra-chave para encontrar o emprego ideal para você

08 de março, 2022

Carreira

Saiba como conquistar o trabalho dos seus sonhos

Diante de diversas opções de caminhos profissionais, entenda por que o autoconhecimento é a palavra-chave para encontrar o emprego ideal para você

08 de março, 2022

É muito provável que você já tenha se perguntado se o trabalho dos sonhos realmente existe. Não é uma pergunta fácil de ser respondida, até porque o significado de “trabalho dos sonhos” não é algo objetivo. Cada pessoa tem uma percepção diferente sobre o tema.

O leque de opções sobre qual melhor caminho a ser seguido profissionalmente também está em constante mudança. Um dos motivos é porque, nos últimos anos, estamos vivenciando o desaparecimento de algumas profissões e o surgimento de outras.

Ao olharmos para a atualidade, é fácil encontrar pessoas em diferentes níveis de satisfação profissional. De acordo com o Índice de Confiança da Robert Half, empresa de recrutamento que atua em diversos países, ao perguntar para os brasileiros “qual a sua satisfação com o emprego atual?”, o resultado foi:

  • Muito alta: 13%
  • Alta: 36%
  • Média: 36%
  • Baixa: 13%
  • Muito baixa: 4%

Para falar sobre o trabalho dos sonhos, nós conversamos com o gerente de Recursos Humanos (RH) da EBAC, Luiz Henrique Godines.

Como definir o trabalho dos sonhos

Na verdade, não há uma definição. Existem pessoas que querem ser programadores, trabalhar de qualquer lugar do mundo, sem horário definido. Já para outras, o sonho é ser advogado, trabalhar das 8h às 18h em um escritório, de segunda a sexta-feira. Um estilo de vida não é mais ideal ou melhor do que o outro.

De acordo com Godines, essa definição varia de acordo com alguns fatores. Ela pode depender da idade da pessoa, da fase da vida em que ela está e do que ela quer fazer. “Para mim, o emprego dos sonhos é diferente do que era há cinco ou dez anos. Há épocas em que a questão financeira pesa mais e outras que você está em busca de mais desafios profissionais, por exemplo”, explica Godines.

A questão do trabalho dos sonhos é tão pessoal que até as metas de algumas pessoas podem não ser as mesmas que as de outras. Godines já esteve em uma situação em que ofereceu para uma analista sênior uma promoção para coordenadora e teve a oferta recusada. Isso porque, na época, a profissional estava realizada naquele cargo.

“Tudo era uma questão de perfil. Ela era uma pessoa casada, com filhos e não queria mais responsabilidades como coordenadora, mesmo que isso representasse aumento de salário. Ela estava feliz sendo analista sênior, com aquela rotina. Pode ser que hoje ela tenha mudado, mas na época foi assim. Às vezes, a gente cria expectativas para as pessoas e não é o que elas querem ou precisam”, esclarece Godines.

É difícil definir o trabalho dos sonhos porque as pessoas são diferentes e têm objetivos distintos. Escolher uma profissão tem muito a ver com o estilo de vida que se quer levar. Além disso, o entendimento sobre o assunto para uma mesma pessoa pode se transformar ao longo da vida.

A percepção sobre trabalho dos sonhos muda ao longo do tempo

Antigamente, as pessoas escolhiam entre as áreas de medicina, direito ou engenharia para trabalhar. No geral, os profissionais daquela época iam em busca de estabilidade, passavam grande parte da vida em uma mesma empresa e tinham o objetivo de comprar uma casa para morar o restante da vida.

Atualmente, há como escolher entre diversas áreas de atuação, a estabilidade financeira não vem em primeiro lugar, a mudança de emprego não é mal vista e os profissionais se consideram cidadãos do mundo. Ou seja, adquirir uma casa para morar no mesmo lugar pode não estar dentro dos planos.

Segundo Godines, ele, por exemplo, é de uma geração que priorizava a questão financeira e era comum querer ganhar dinheiro a qualquer custo. Esse comportamento prejudicou a saúde e a vida de muita gente. Hoje em dia, esse pensamento está mudando. “A geração atual talvez tenha menos patrimônios, mas terá mais saúde física e mental. O salário continua sendo fundamental, mas não é o mais importante”, pontua Godines.

Godines ainda lembra que antigamente era comum encontrar pessoas que queriam entrar no funcionalismo público, principalmente por causa da estabilidade. Hoje, vemos a migração de profissionais dessa área para empresas privadas em busca de novos horizontes e até de uma maior remuneração.

“Na área pública, você fica estagnado financeiramente. Na privada, você tem menos estabilidade e mais riscos, mas é onde você pode crescer mais. Hoje, é difícil encontrar um jovem saindo da faculdade que tenha o sonho de ser concursado”, conta Godines.

Como saber qual o seu trabalho dos sonhos

O emprego dos seus sonhos deve estar diretamente ligado ao seu objetivo de vida. Encontrá-lo pode não ser uma tarefa fácil, mas é totalmente possível.

A palavra-chave para saber qual é o seu objetivo de vida é autoconhecimento. Muito mais do que imaginar como seria a sua profissão dos sonhos, você tem que se conhecer, saber qual o seu propósito e o que deseja para a vida.

Para isso, você pode começar a responder perguntas como: quais assuntos atraem a sua curiosidade? O que motiva você a acordar entusiasmado todos os dias? Quais questões do mundo você gostaria de ter resolvido? Quais são as suas prioridades na vida? O que você já realizou até aqui? Qual legado gostaria de deixar para o mundo?

A resposta dessa busca pelo propósito não vem do dia para a noite. Procurá-lo é um exercício diário. Quanto mais você investir em autoconhecimento, mais perto do seu propósito você estará. Um profissional que pode ajudá-lo nessa “investigação” é o psicólogo. Com ele, você receberá um auxílio para encontrar as suas respostas.

Ao encontrar o seu propósito de vida, a busca pelo trabalho ideal é facilitada. Se o seu objetivo é ajudar crianças, por exemplo, é a partir daí que você vai tomar as demais decisões que vão definindo a sua trajetória tanto pessoal quanto profissional.

De início, você pode responder determinadas perguntas como: de quais formas é possível ajudá-las? Quais áreas estão envolvidas em oferecer o bem-estar para elas? Como esse processo é feito? Quem ou qual empresa faz esse tipo de trabalho?

“Tudo o que leva você a cumprir o seu maior objetivo vai entrando na sua checklist de trabalho dos sonhos. É possível que chegue um momento em que você concilie totalmente o seu objetivo com a área profissional”, explica Godines.

Além disso, você também tem que saber quais as suas preferências. Como você gosta de trabalhar? Quais atividades você gosta de desenvolver? Quais as suas prioridades? O quão importante é ter uma boa remuneração? Ser autônomo é um caminho viável para a sua carreira? Em qual tipo de empresa você gostaria de trabalhar? Como você gosta da sua rotina: dinâmica ou estável?

Nem sempre é possível encontrar todas as suas preferências em uma única vaga de emprego, mas é importante ter os objetivos bem definidos para saber escolher as oportunidades.

Como conseguir o trabalho dos sonhos

A partir do momento que você sabe quais são as suas metas profissionais, você já pode sair à procura do trabalho ideal. Para isso, siga algumas dicas:

  • Conheça a sua área de atuação

Você precisa conhecer onde quer entrar e estar antenado ao que o mercado está exigindo para a sua profissão.

“Se o seu objetivo é ser um profissional de ponta na área de tecnologia, num mercado em que as empresas vão atrás de você, você não pode ficar um dia desatualizado. Esse mercado tem mudado muito. Hoje, é uma das áreas que oferece as melhores remunerações para os profissionais. Mas, se você não gosta de estudar, não vá para essa área porque, para se manter no topo, ela exige que você estude todos os dias até a sua aposentadoria”, conta Godines.

  • Invista na sua educação para manter-se atualizado

Fazer uma graduação, se especializar, investir em mestrado ou doutorado, fazer cursos on-line ou presencialmente são alguns exemplos de como você pode investir na sua educação.

Como citado anteriormente, o mercado de trabalho está em constante mudança. Então, fique por dentro do que está sendo pedido para os profissionais que você quer se tornar e vá em busca desse conhecimento. Quanto mais qualificado profissionalmente você estiver, mais em destaque você fica, e as chances de conseguir o seu emprego dos sonhos crescem.

  • Desenvolva habilidades

É importante ficar por dentro sobre quais habilidades comportamentais são interessantes de serem desenvolvidas para que o seu desempenho profissional melhore.

Por exemplo: se o seu sonho é ser designer, além de dominar determinadas ferramentas, é preciso que você seja uma pessoa criativa. Como anda a sua criatividade? Como você pode melhorá-la? Encontre maneiras de exercitar o seu lado criativo.

Já se você sonha em ser um juiz, além de ter domínio das leis, seria válido ter uma boa oratória. Ter um curso específico nessa área, por exemplo, seria um diferencial.

  • Networking

Estar rodeado, fazer e manter contato com profissionais da sua área é também um ponto importante que pode fazer a diferença para você conseguir o emprego dos sonhos, pois pode significar abertura de oportunidades.

Uma das formas de fazer conexões é cultivar amizade com professores e com colegas dos cursos que você fizer. Aprenda com eles, saiba o que estão fazendo e comunique o que você também anda desenvolvendo.

“Muita gente já desbravou o caminho que você está começando. Então, se a pessoa já escreveu um livro, vá ler esse livro. O profissional já apresentou um TED Talk? Assista ao vídeo e veja o que ele tem para falar. Se você quer matar gigantes, ande com quem já matou gigantes”, aconselha Godines.

  • Faça um bom currículo

Um ponto fundamental que Godines destaca é que para conseguir a vaga que deseja, o profissional não pode ter o currículo engessado. Ou seja, não é aconselhável fazer um só modelo de currículo para mandar para todas as vagas que você deseja conquistar.

“Tenha uns três ou quatro modelos de currículo. Eles podem até conter as mesmas informações, mas é importante que estejam de maneiras diferentes”, conta Godines. Antes de enviar o currículo para empresa, você precisa analisá-la e perceber as suas características. Se a empresa é mais formal, o modo de escrever tem que ser mais sério. Se é mais informal, você pode usar uma linguagem mais descolada.

É fundamental estar atento ao que a empresa está procurando para que tanto as suas expectativas quanto as dela sejam atendidas. Além disso, é importante também que o currículo esteja sempre atualizado. Então, terminou algum curso ou conseguiu alguma nova certificação, já coloque em seu currículo.

O LinkedIn também é uma das ferramentas que pode ajudar na busca pelo seu trabalho dos sonhos. Saiba como fazer o seu perfil se destacar.

Mudar de área para conquistar o trabalho dos sonhos

Como vimos, a depender da fase da vida que a pessoa esteja, ela pode mudar a percepção do que é um trabalho dos sonhos. Pode acontecer, inclusive, do profissional perceber que aquela área que escolheu não faz mais sentido na sua vida e desejar ir para outra diferente.

Nesse caso, o caminho a ser seguido é parecido com o de quem está em início de carreira: autoconhecimento. Ter clareza dos seus objetivos é muito importante.

Às vezes, é difícil essa transição. Alguém que tem mais de 20 anos numa profissão, por exemplo, com uma carreira consolidada e uma família para sustentar, tem que estar muito certo da decisão. “Se eu não for decidido, eu não vou conseguir entrar num outro mercado e me estabelecer. Posso ficar no meio do caminho e ser atropelado”, exemplifica Godines.

Não há problemas em mudar de carreira. Inclusive, você muito provavelmente consiga utilizar suas habilidades da antiga profissão a seu favor para conquistar o seu emprego dos sonhos.

Por exemplo: se você é jornalista e quer se tornar um cientista de dados, as suas habilidades de comunicação vão ser cruciais para a nova profissão. Isso porque uma das características para ser cientista de dados é saber se comunicar com diferentes profissionais, fazer pesquisas e obter informações de diferentes fontes.

Portanto, caso esse seja o seu desejo, siga as dicas para conseguir o seu trabalho ideal e vá em busca da sua satisfação profissional.

Centro de carreiras

A EBAC, através do Centro de Carreiras, oferece aos seus alunos o suporte para aqueles que estão trilhando o seu caminho profissional. Nele, os profissionais auxiliam tanto os estudantes que estão em início de carreira quanto os que estão no processo de migração para uma nova área do mercado de trabalho. Saiba como funciona o Centro de Carreiras da EBAC.