Design

Pantone lança as cores do ano de 2021: Illuminating e Ultimate Gray, esperança e força são temas

Em um ano tão tumultuado como este, aquela cor em nossas vidas pode fazer muita diferença. E se forem duas cores? A Pantone, reconhecidamente a maior autoridade em cores do planeta, revelou a cor do ano que irá influenciar a indústria criativa em 2021 que, na verdade, são duas: a neutra Ultimate Gray e o vibrante amarelo Illuminating. Saiba mais na íntegra.
Em um ano tão tumultuado como este, aquela cor em nossas vidas pode fazer muita diferença. E se forem duas cores? A Pantone, reconhecidamente a maior autoridade em cores do planeta, revelou a cor do ano que irá influenciar a indústria criativa em 2021 que, na verdade, são duas: a neutra Ultimate Gray e o vibrante amarelo Illuminating.

Esta é a primeira vez que um tom de cinza é selecionado e a segunda vez que duas cores são escolhidas ao mesmo tempo. Em 2016, os tons de rosa claro e azul, Rose Quartz e Serenity também foram apresentados como complementares. Na divulgação em seu site, a Pantone afirma que a composição dos tons é uma mensagem de felicidade apoiada pela força. 
A empresa também afirma: “PANTONE 13-0647 Illuminating é um amarelo brilhante e alegre cintilando com vivacidade, um tom amarelo caloroso imbuído de energia solar. PANTONE 17-5104 Ultimate Gray é emblemático de elementos sólidos e confiáveis ​​que são eternos e oferecem uma base firme”.

A escolha anual da Cor do Ano da Pantone é relevante, pois reflete as tendências de cores na moda, beleza, design e decoração. Além do mais, a divulgação também serve como uma temperatura do humor das sociedades com cores selecionadas visando refletir o espírito da época, o famoso zeitgeist. Como vimos, as cores do próximo ano refletem claramente dois tópicos: a solidez e força através do cinza Ultimate Gray contrastando com a jovialidade e esperança do amarelo Illuminating.
Segundo Blanca Lliahnne, CEO da Lexus Groupe/Pantone, em nota à EBAC: “esta dupla representa uma união de cores que traz a mensagem da força e da esperança, ambas eternas e inspiradoras”. Ela acrescenta: “Importante lembrar que não se trata apenas de uma cor ou de uma pessoa, mas sim de mais de uma, um conceito que nasceu destes tempos turbulentos que estamos vivendo, onde nos apoiamos com respeito e consideração em cores sólidas como Ultimate Gray e na vivacidade e otimismo que nos evoca Illuminating. Temos que acreditar que tudo será mais iluminado, mais encantado, isto é essencial para o espírito humano”.
Historicamente, a Pantone sempre buscou trazer otimismo através de suas cores em tempos difíceis. Por exemplo, em 2009, ano de recessão global, a intensa cor Mimosa, outro tom de amarelo, havia sido identificada como tendência para aquele período igualmente confuso tal qual o atual. No final de 2019, ao divulgar o azul Classic Blue, a empresa transmitiu a introspecção vivida por todos nós nos meses seguintes marcados pela pandemia.

Também em seu site, a Pantone afirma que “o processo de seleção da Cor do Ano Pantone requer escolhas bem cuidadosas e muita análise de tendências. Para chegar à seleção, ano após ano, os especialistas em cores da Pantone no Pantone Color Institute vasculham o mundo em busca de novas influências de cores. Isso pode incluir a indústria do entretenimento e filmes em produção, coleções de arte em viagem e novos artistas, a moda, todas as áreas do design, famosos destinos de viagens e novos estilos de vida, novos playstyles e novas condições socioeconômicas”.

Certamente, estas duas tão cores inspiradoras irão nortear nossas relações com nossas roupas, ambientes, viagens, estilo, filmes, entre tantas outras áreas, em 2021.

Já pensou em estudar Design de Iluminação?

As cores tendências de 2021 da Pantone revelam o que tanto desejamos para o próximo ano: iluminação e realizações. Mas já parou para pensar em como traduzir isto para sua carreira?


O Design de Iluminação é uma resposta. Esta é uma área que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de arquitetura e design de interiores, por fazer um trabalho impecável unindo estética e funcionalidade através dos recursos de luz e sombra, além de saber harmonizar estes componentes com as cores de um ambiente. Um designer de iluminação tem um olhar crítico e profissional, se tornando referência para criar soluções em diferentes projetos como residências, espaços comerciais e eventos.Pensando neste cenário, a EBAC lançou o curso em Design de Iluminação (Lighting Design). Você terá a oportunidade de mergulhar no universo de Lighting Design e ampliar a percepção sobre os ambientes ao seu redor, além das ferramentas técnicas para criar projetos de iluminação incríveis. Aprofunde-se no estudo da luz e compreenda como criar espaços mais acolhedores com uma nova percepção de luminosidade e cores.


Nosso professor: Vitor Penha


Arquiteto e urbanista, formado pela Universidade Mackenzie, Vitor trabalha com luminotécnica há mais de 10 anos. É sócio e diretor de criação do Estúdio Penha, onde desenvolve o conceito do reuso e pesquisas nas áreas de percepção e luz.


O Estúdio Penha já foi premiado em diversos concursos de arquitetura e decoração, como Prêmio Casa Claudia, WA Awards 24th cycle, Prêmio Deca e Architizer A+Awards- Special Mention in the Office. Entre seus projetos premiados estão os restaurantes Bráz Trattoria, Seen e Manioca, além do escritório da AKQA São Paulo.