O que é e como elaborar uma Análise PEST
Entenda por que a Análise PEST é uma ferramenta importante para ser usada nas tomadas de decisões de uma empresa
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No mundo corporativo, oportunidades e ameaças podem vir de muitos lugares: do surgimento de uma lei que vai impulsionar sua empresa ou da criação de uma nova tecnologia que torna seu produto obsoleto, por exemplo. As variáveis são infinitas e é por isso que é preciso estar atento para aproveitar as chances de alavancar seu negócio ou de amenizar possíveis riscos.
Na hora de tomar decisões estratégicas, é recomendado ter ferramentas, dados e informações que ajudem você a colocar a empresa à frente dos competidores. Uma ferramenta muito conhecida e usada nesses momentos é a Análise SWOT, mas ela não é a única. Neste artigo, vamos falar da Análise PEST e sua companheira, a Análise PESTEL. Quer saber o que são essas ferramentas e como colocá-las em prática? Vamos do começo:
O que é Análise PEST?
A sigla PEST vem do inglês e as letras representam áreas que podem oferecer riscos e oportunidades. São elas: Política (P – Political), Econômica (E – Economic), Social (S – Socio-cultural) e Tecnológica (T – Technological). A Análise Pest contempla mudanças dentro de cada uma dessas esferas e como elas podem afetar determinada empresa.
Além dessas quatro áreas, estudiosos acrescentaram outras duas letras, criando a Análise PESTEL: Ambiental (E – Environmental) e Legal (L – Legal).
Apesar dessa definição, os tópicos a serem analisados em cada uma das áreas vão variar de empresa para empresa.
Por que realizar uma Análise PEST?
A Análise PEST é uma ferramenta usada para ajudar na tomada de decisões estratégicas de uma empresa. Os objetivos gerais incluem:
- Detectar potenciais oportunidades;
- Detectar ameaças que podem interferir no planejamento estratégico da empresa;
- Visualizar de forma mais objetiva, em caso de planos para expansão, o novo contexto em que a empresa pensa em entrar.
Na hora de ir a fundo em cada um desses pontos, se a empresa tiver análises sobre fatores externos que podem afetar esses objetivos, seu planejamento sai mais efetivo e minimiza erros. Isso é algo que pode salvar recursos financeiros dentro da empresa, por exemplo, e é por isso que usar esse tipo de ferramenta é importante.
Porém, para que ela possa ser efetiva, é fundamental que a Análise esteja integrada a pontos estratégicos da empresa, como:
- Missão, visão e valores;
- Objetivos estratégicos;
- Metas;
- Planos de ação;
- Orçamento.
Quais são os benefícios da Análise PEST?
Quais são os benefícios de tomar uma decisão com base em informações? Por exemplo, imagine que você tem uma empresa que faz bolos. O que aconteceria com ela se o preço dos ovos aumentasse vertiginosamente? E se o governo aprovasse uma lei obrigando a distribuição de bolo de graça nas ruas? O que aconteceria com a sua empresa no meio dessa situação?
Ficar de olho nas questões que podem afetar seu negócio em diferentes esferas pode ajudar você tanto a não ser pego de surpresa por eventos negativos quanto a perceber oportunidades e tendências antes da sua concorrência.
Algumas das principais vantagens da matriz PEST incluem:
- Identificação de tendências e mudanças: dessa forma, a empresa pode se preparar para qualquer mudança em seu ambiente de negócio.
- Antecipação de oportunidades e ameaças: a empresa pode se antecipar e adaptar-se a eventos externos que podem afetá-la, tanto para o bem quanto para o mal.
- Tomada de decisões estratégicas: as informações obtidas pela análise PEST ajudam os gestores a tomar decisões embasadas quanto ao futuro da empresa.
- Avaliação de riscos e incertezas: conhecer os riscos é fundamental para se preparar, minimizar ou até evitar seus impactos negativos.
- Planejamento de longo prazo: se tiver uma visão clara do seu entorno, a empresa pode planejar uma estratégia de longo prazo mais efetiva.
- Aprimoramento da competitividade: ao se informar sobre os fatores externos que podem impactá-la, a empresa pode se ajustar e desenvolver vantagens competitivas.
- Apoio à inovação e à pesquisa: a matriz PEST pode identificar novas demandas, avanços tecnológicos e incentivar a inovação e invenção de novos produtos e serviços.
Quais são as diferenças entre a Análise PEST e a SWOT?
A Análise PEST segue o mesmo princípio da SWOT: entender o contexto em torno de uma empresa para coletar informações que ajudem no planejamento de suas estratégias ou na estruturação de novos negócios. A diferença é que a PEST trabalha apenas com fatores externos, enquanto a SWOT considera também questões internas da empresa.
Para entender melhor, vamos ver uma demonstração visual das duas matrizes. Primeiro, a SWOT (ou FOFA, em português):
Agora, a Análise PESTEL:
Como é possível ver, a PESTEL olha para fatores macros do ambiente externo. Em outras palavras, ela dá uma visão mais ampla de como está o cenário onde se insere sua empresa, diferente da SWOT, que analisa fatores mais diretamente ligados à instituição, mas não faz uma análise tão profunda dos fatores externos.
Essas visões diferentes, portanto, fazem com que as análises se complementem na hora de avaliar uma empresa ou um projeto. Com elas, você toma uma decisão com base em mais informações.
Quais dados devem ser observados pela análise PEST?
Vamos falar mais sobre cada área da Análise:
-
Política
No setor político, é necessário ficar atento a qualquer detalhe que possa afetar seu negócio, seja uma nova política governamental, mudanças no governo, editais, oportunidades de financiamento até conflitos gerais como guerras ou questões como corrupção.
-
Econômica
Já na área econômica, é preciso ficar informado sobre: inflação, juros, tendências econômicas, taxas, câmbio, crescimento ou desaceleração de uma indústria, por exemplo.
-
Social
Dentro dessa esfera, existem diversos temas importantes como: mudanças de gerações, novas tendências de estilo de vida, opiniões e padrões de compra do seu público-alvo.
-
Tecnológica
O surgimento de novas tecnologias é um fator que pode facilitar a produção ou a realização de serviços por uma empresa ou algo que pode varrer indústrias inteiras do mapa. Por isso, é um dos fatores mais importantes a se ter em mente, incluindo novas legislações envolvendo tecnologias emergentes, pesquisas e inovações.
Além dos quatro fatores citados acima, a análise PESTEL ainda leva em consideração os fatores ambientais(sustentabilidade, legislações ambientais, impacto ambiental etc) e legais (normas, leis e regulamentos em geral, vigentes ou futuros).
Exemplo de Análise PEST
Para entender melhor como a Análise PEST funciona, vamos pensar na Shopee, um dos e-commerces mais conhecidos por quem curte comprar roupas de forma virtual. Aqui, vamos fazer uma análise bem simplificada da empresa em cada letra da sigla PEST:
-
Político
Regulação e política de comércio eletrônico: a Shopee opera em vários países, o que a expõe a diferentes regulamentações e políticas relacionadas ao comércio eletrônico. Mudanças nas leis, tributação e políticas de comércio internacional podem impactar suas operações.
-
Econômico
Condições econômicas globais: flutuações econômicas, taxas de câmbio e políticas fiscais podem afetar o poder de compra dos consumidores, impactando o volume de vendas.
Competição e preços: a concorrência em mercados locais e globais pode impactar os preços e a fatia de mercado da Shopee.
-
Social
Tendências de consumo: mudanças nos padrões e comportamentos de compra e preferências dos consumidores podem afetar o catálogo de produtos e serviços oferecidos pela Shopee.
-
Tecnológico
Avanços tecnológicos: mudanças na tecnologia de e-commerce podem impactar a eficiência operacional da Shopee, bem como a segurança e a inovação em sua plataforma.
Na hora de escolher novos rumos e traçar o planejamento estratégico para uma empresa, é essencial que os gestores tenham em mãos toda a informação possível para tomar decisões bem embasadas. Nisso, ferramentas de gestão como a Matriz PEST ou Análise SWOT podem ajudar muito.
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