Conhecendo a EBAC: marketing de conteúdo
Saiba como produzimos os conteúdos que você acompanha em nossos canais digitais e quem está por trás da comunicação direta com o público.
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Domine as habilidades e estratégias para criar conteúdo de alta qualidade e ser valorizado por pessoas e empresas. Aprenda a definir seu público-alvo, se posicione nos mecanismos de busca, avalie métricas, fidelize clientes e impulsione sua carreira no mundo do marketing.
Os canais de comunicação são os principais pontos de contato entre uma marca e o seu público. Dependendo da estratégia da empresa, podem servir a vários objetivos, como expandir a notoriedade da marca, aumentar vendas, educar a audiência.
Na EBAC, há uma forte preocupação em seguir uma diretriz única em todas as áreas, que direta ou indiretamente, atuam como canais de comunicação. O Student Support e o Career Center, por exemplo, são pontos fundamentais de contato com os alunos.
Mas quando pensamos em canais de comunicação propriamente ditos, a primeira coisa que vem à cabeça são os blogs e as redes sociais. E é sobre eles que iremos falar.
Quem faz o conteúdo que você acompanha
O time responsável pelo conteúdo editorial, que é aquele mais próximo de um texto informativo, é responsável pelas mídias sociais e o blog. A equipe está alocada na Diretoria de Marketing e está estruturada assim:
- Editora chefe: é quem gerencia toda equipe editorial, alinha o tom de voz e a mensagem de todo conteúdo publicado em nossos canais. Tem uma visão macro e estratégica das métricas e consolida informações, além de coordenar projetos especiais.
- Social media manager: é o profissional responsável por elaborar o cronograma de conteúdos nas mídias sociais, criar os posts e seus conceitos visuais, em parceria com um designer. Acompanha e analisa as métricas. Também conduz as entrevistas nas lives feitas no Instagram.
- Community manager: é quem interage com os seguidores e responde às mensagens enviadas por inbox, buscando solucionar dúvidas e encaminhar questões a outros departamentos.
- Creator: é o nosso TikToker, responsável por criar roteiros, produzir os conteúdos e gerenciar os posts nessa rede social. Tudo em sintonia com o social media manager.
- Content writers: são os profissionais que apuram pautas, entrevistam fontes e escrevem os artigos do blog. Criam roteiros de vídeos para projetos especiais e colaboram no conteúdo para e-mail Marketing e newsletter, apoiando a equipe de copywriters.
- Designer: é quem traduz todo o conteúdo em imagens, motions e infográficos, seja para as mídias sociais e/ ou para o blog.
Estratégia editorial: sobre o que falamos
Quando pensamos na criação de conteúdo para todos esses canais, nosso propósito pode ser resumido a uma palavra: inspiração. E para atingir esse propósito, seguimos uma linha editorial que pode ser resumida a este tripé: carreira, profissões e mercado de trabalho; histórias e trajetórias inspiradoras e, por fim, tendências.
“Temos como meta de comunicação inspirar (e ajudar) as pessoas a encontrar seus objetivos e propósitos de vida. Sabendo que o aspecto profissional tem um peso importante, nosso conteúdo é pensado para apoiá-las nessa trajetória. Entendemos também que os nossos canais digitais, mais do que meios, se referem a pessoas. Queremos promover conexões”, explica Michella Renan dos Santos, editora chefe da EBAC.
Assim, diz Michella, o plano editorial tem como prioridade o conteúdo. “Apresentamos dicas de carreira e profissões, abordamos tendências que impactam o mundo das carreiras e do trabalho. Aproveitamos discussões em alta e relacionamos ao universo das carreiras digitais. Destacamos histórias, como as de alunos e professores. Tudo isso com uma abordagem leve, por vezes divertida, sem deixar de ter profundidade”.
Os canais digitais
Mídias sociais
Atualmente, estamos presentes no Instagram, Facebook, Youtube, Linkedin e na mais recente febre do momento, o TikTok.
Apesar da linha editorial e do tom de comunicação serem os mesmos, é sempre importante considerar as características próprias que cada rede tem e apostar nos conteúdos com melhor performance em cada uma.
Dicas de carreira, por exemplo, dão mais resultado de engajamento no LinkedIn. Cultura pop e fotografia funcionam melhor no Instagram. “Sempre pensamos no tipo de informação que vai ser útil para o nosso público”, afirma Raphael Gnipper, social media manager na EBAC.
De maneira geral, dois pilares gerais orientam a criação de conteúdo nas mídias sociais:
- Conhecimentos úteis para a audiência: “uma nova ferramenta, um método, análise de tendências das profissões e notícias que podem levar a uma mudança na vida profissional dos seguidores, movimentando-a no caminho que querem seguir”, explica Raphael.
- Conteúdos criados a pedido do público: “o que é tendência, o que são trend topics e são relevantes para os seguidores. Um exemplo recente é o post a partir de um artigo no blog sobre Raphael Pavarotti, fotógrafo brasileiro que clicou Beyoncé para a capa de uma revista de moda internacional, anunciando o seu novo álbum.
“Nós buscamos a conexão com a realidade. O conhecimento útil que vai acrescentar algo na vida do seguidor ou aluno da EBAC”, diz Raphael.
“Em social media, nós crescemos realizando testes. Se uma estratégia não deu certo, no dia seguinte podemos já testar algo diferente. Nós estamos sempre de olho nas tendências e nas aplicações relevantes daquilo para nosso público”.
Blog
O blog sempre foi o nosso principal meio de ampliar a conversa com os seguidores. Nele, oferecemos desde um panorama aprofundado das profissões até a análises de tendências do mercado profissional das áreas em que temos cursos. Quando falamos em profissões, pensamos os textos como um guia, respondendo aos possíveis questionamentos de quem tem interesse na carreira que está sendo retratada. Entrevistamos nossos professores e tutores, especialistas em recrutamento e carreira e outros nomes importantes que atuam no mercado. Buscamos criar um conteúdo completo, que responda desde como são as atividades rotineiras de dada profissão, quais segmentos de atuação e as expectativas salariais reais.
Na análise sobre tendências, as ideias de pautas podem surgir a partir de conversas entre os content writers e o time de social media; de sugestões de professores, tutores e de colegas de outras equipes e ainda do acompanhamento de notícias em diferentes canais e veículos de comunicação.
Nós também ouvimos os nossos alunos, buscando dar voz a histórias inspiradoras de pessoas que, por meio dos nossos cursos, transformaram suas vidas profissionais e pessoais. Bruna Montenegro é a content writer responsável por essa iniciativa, com o apoio da Community Manager, Sofia Machado.
A relação com quem nos acompanha
Ao longo dos últimos anos, a relação com o nosso público foi se solidificando a partir de algo muito comum na produção de conteúdo digital. Diríamos que a fórmula é: testes e mais testes do que funciona ou não + empatia e real interesse pela opinião dos seguidores.
Hoje, por exemplo, em nosso perfil do Instagram, estamos chegando a meio milhão de seguidores. E isso é resultado de um trabalho árduo e muito meticuloso, que se reflete nos temas que elegemos e na abordagem que adotamos nas publicações, em seus diferentes formatos: stories, feed, lives.
Mas, além do conteúdo que criamos, temos também muito cuidado na interação com alunos e seguidores. Se você já nos enviou alguma mensagem por meio de qualquer rede social, quem respondeu foi nossa Community Manager, Sofia. “Nas mensagens que recebemos busco sempre oferecer ajuda. Eu tiro as dúvidas que são possíveis de serem tiradas nas redes. E o que não sei de imediato, direciono para o atendimento com Student Support ou para a área de Vendas”.
A função da Sofia não é nada fácil. Sabemos que nas redes sociais, as mensagens podem ser bem agressivas, enquanto as pessoas reais se escondem atrás de uma foto. Mas, aos poucos, a Community Manager sente que o comportamento das pessoas tem sido mais amistosa. “Quando se dão conta que não estão falando com um robô, a postura tende a mudar. Estou respondendo as pessoas como a EBAC, mas é pessoalmente gratificante receber mensagens de alunos contando que, de fato, conseguiram um emprego com um dos cursos. Fico feliz!”
Checklist dos nossos canais
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Marketing de Conteúdo
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