Marketing

Crie campanhas certeiras de mídia com Google Tag Manager
Alcance resultados melhores de marketing usando a ferramenta; saiba mais
Todos os dias somos impactados por uma infinidade de marcas, produtos e conteúdos pelas redes sociais. Como profissional de comunicação ou entusiasta no assunto, você pode até entender alguma coisa sobre como os algoritmos funcionam e porque você está recebendo o anúncio de uma bolsa com desconto poucas horas depois de olhar o e-commerce da marca em questão. Mas, já ficou querendo entender - e até mesmo trabalhar - com esse tipo de marketing em específico?

Chamado de Marketing de Performance, esse é o braço de atuação da comunicação institucional guiada por dados e análises extremamente criteriosas sobre os hábitos de consumo e navegação dos chamados "leads" - ou compradores em potencial. É através de plataformas de gestão de dados plugados ao site ou e-commerce de uma marca que os profissionais desse setor entendem de onde vem e os interesses dos usuários e criam campanhas e comunicações para que gerar conversões: vendas, assinaturas de serviços, consumo de conteúdo gratuito e inscrições no banco de leads.

Conheça a seguir uma das ferramentas essenciais do profissional de marketing de performance para gerenciar e analisar as informações que os seus usuários produzem na sua plataforma para otimizar suas estratégias digitais. Contamos alguns segredinhos sobre a ferramenta do Google que ninguém te conta.
Google Tag Manager
Criado em 2012, a ferramenta cria soluções assimiladas pelo usuário para gerenciar trechos de JavaScript e códigos que o profissional de marketing de performance vai usar para analisar sites e aplicativos. Em outras palavras, o Google Tag Manager ajuda você no rastreamento, acompanhamento e análise  de informações valiosas sobre o seu site ou o site do seu cliente para criar ou recalibrar suas estratégias de marketing digital.

Trackeamento bem feito
O primeiro passo para utilizar o Google Tag Manager é instalá-lo no seu site com o código HTML - se você sabe como isso funciona, pode fazer sozinho. Caso, peça a ajuda para um desenvolvedor ou programador que trabalhe na sua equipe. A partir daí basta criar tags para o Google Analytics, Google Ads, Facebook, LinkedIn e demais redes sociais.

Desta forma, você tem um código único instalado no seu site para monitorar todas as informações - facilitando suas tarefas.
Elementos e funcionamentos do Google Tag Manager
O primeiro passo, como aponta o Especialista em Google Tag Manager Rildo Lima, é criar uma conta para cada cliente/site a ser gerenciado.

Conversões: como criar eventos?
Primeiro, segundo o especialista na ferramenta aponta, é preciso responder a três perguntas:
- O que você quer que o Google Tag Manager (ou GTM) faça? Com a TAG você informa o que a ferramenta precisa fazer para você.
- Quando você quer fazer isso? O "gatilho vai acionar a TAG criada assim que o usuário do seu site fizer alguma ação: seja abrir uma página específica, seja clicar em um botão.
- O que, quando e como exatamente você quer que isso aconteça? Com o uso das variáveis, você aponta especificamente datas, botões, páginas e define padrões para acionar as tags. "Esses elementos são responsáveis por trazer informações mais precisas", indica Rildo.

Exemplos:
  • Qual a motivação?
  • Tag de conversão do Google Ads
  • Em quais casos?
  • Gatilho para quando o usuário acessar a "Thank You Page"
  • O quê/quando/como exatamente?
  • Variável para URLs de página com a palavra-chave "compra bem-sucedida" e "total de pedidos"
Como criar sua conta GTM
Para você entender de forma mais simples, vamos apresentar a seguir o fluxograma das contas do Google Tag Manager. Veja:

Conta do Google: é a conta de email que você precisa ter para criar contas GTM. "Tenha uma conta de email para cada cliente. Você pode pedir que seus clientes criem uma conta e se configurem como PROPRIETÁRIOS e inclua você como Administrador. Desta forma, não há limitação das funções enquanto você opera o Google Tag Manager", explica.

Conta Google Tag Manager: está vinculada ao email proprietário e é usada para gerenciar suas tags.

Contêiner: é como um grupo de trabalho ou uma pasta de trabalho. É nele que estão inseridas as tags, os gatilhos e as variáveis.

Benefícios:
  • Você gerencia todas as suas tags em um lugar só em uma plataforma simples e intuitiva;
  • É fácil de instalar, já que utiliza um código único para visualizar e operar uma conta completa
  • Modelos prontos de todos os elementos para ajudar quem ainda não conhece todas funcionalidades da plataforma
  • Existe uma infinidade de comunidades de desenvolvedores e profissionais de marketing nas redes sociais dispostos a trocar experiências sobre o Google Tag Manager.

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No curso você aprenderá a:

- Planejar o Funil de Conversão

- Utilizar os principais buscadores e plataformas digitais

- Analisar concorrentes

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