Crie campanhas certeiras de mídia com Google Tag Manager

Última atualização
02 jun 2023
Tempo de leitura
5 min
Crie campanhas certeiras de mídia com Google Tag Manager

Alcance resultados melhores de marketing usando a ferramenta; saiba mais.

Marketing de Performance

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Todos os dias somos impactados por uma infinidade de marcas, produtos e conteúdos pelas redes sociais. Como profissional de comunicação ou entusiasta no assunto, você pode até entender alguma coisa sobre como os algoritmos funcionam e porque você está recebendo o anúncio de uma bolsa com desconto poucas horas depois de olhar o e-commerce da marca em questão. Mas, já ficou querendo entender – e até mesmo trabalhar – com esse tipo de marketing em específico?

Chamado de Marketing de Performance, esse é o braço de atuação da comunicação institucional guiada por dados e análises extremamente criteriosas sobre os hábitos de consumo e navegação dos chamados “leads” – ou compradores em potencial. É através de plataformas de gestão de dados plugados ao site ou e-commerce de uma marca que os profissionais desse setor entendem de onde vem e os interesses dos usuários e criam campanhas e comunicações para que gerar conversões: vendas, assinaturas de serviços, consumo de conteúdo gratuito e inscrições no banco de leads.

Conheça a seguir uma das ferramentas essenciais do profissional de marketing de performance para gerenciar e analisar as informações que os seus usuários produzem na sua plataforma para otimizar suas estratégias digitais. Contamos alguns segredinhos sobre a ferramenta do Google que ninguém te conta.

Google Tag Manager

Criado em 2012, a ferramenta cria soluções assimiladas pelo usuário para gerenciar trechos de JavaScript e códigos que o profissional de marketing de performance vai usar para analisar sites e aplicativos. Em outras palavras, o Google Tag Manager ajuda você no rastreamento, acompanhamento e análise de informações valiosas sobre o seu site ou o site do seu cliente para criar ou recalibrar suas estratégias de marketing digital.

Google Tag Manager

Trackeamento bem feito

O primeiro passo para utilizar o Google Tag Manager é instalá-lo no seu site com o código HTML – se você sabe como isso funciona, pode fazer sozinho. Caso, peça a ajuda para um desenvolvedor ou programador que trabalhe na sua equipe. A partir daí basta criar tags para o Google Analytics, Google Ads, Facebook, LinkedIn e demais redes sociais.

Desta forma, você tem um código único instalado no seu site para monitorar todas as informações – facilitando suas tarefas.

Elementos e funcionamentos do Google Tag Manager

O primeiro passo, como aponta o Especialista em Google Tag Manager Rildo Lima, é criar uma conta para cada cliente/site a ser gerenciado.

Conversões: como criar eventos?

Primeiro, segundo o especialista na ferramenta aponta, é preciso responder a três perguntas:

– O que você quer que o Google Tag Manager (ou GTM) faça? Com a TAG você informa o que a ferramenta precisa fazer para você.

– Quando você quer fazer isso? O “gatilho vai acionar a TAG criada assim que o usuário do seu site fizer alguma ação: seja abrir uma página específica, seja clicar em um botão.

– O que, quando e como exatamente você quer que isso aconteça? Com o uso das variáveis, você aponta especificamente datas, botões, páginas e define padrões para acionar as tags. “Esses elementos são responsáveis por trazer informações mais precisas”, indica Rildo.

Exemplos:

  • Qual a motivação?
  • Tag de conversão do Google Ads
  • Em quais casos?
  • Gatilho para quando o usuário acessar a “Thank You Page”
  • O quê/quando/como exatamente?
  • Variável para URLs de página com a palavra-chave “compra bem-sucedida” e “total de pedidos”

Elementos e funcionamentos do Google Tag Manager

Como criar sua conta GTM

Para você entender de forma mais simples, vamos apresentar a seguir o fluxograma das contas do Google Tag Manager. Veja:

Conta do Google: é a conta de email que você precisa ter para criar contas GTM. “Tenha uma conta de email para cada cliente. Você pode pedir que seus clientes criem uma conta e se configurem como PROPRIETÁRIOS e inclua você como Administrador. Desta forma, não há limitação das funções enquanto você opera o Google Tag Manager”, explica.

Conta Google Tag Manager: está vinculada ao email proprietário e é usada para gerenciar suas tags.

Contêiner: é como um grupo de trabalho ou uma pasta de trabalho. É nele que estão inseridas as tags, os gatilhos e as variáveis.

Benefícios:

  • Você gerencia todas as suas tags em um lugar só em uma plataforma simples e intuitiva;
  • É fácil de instalar, já que utiliza um código único para visualizar e operar uma conta completa
  • Modelos prontos de todos os elementos para ajudar quem ainda não conhece todas funcionalidades da plataforma
  • Existe uma infinidade de comunidades de desenvolvedores e profissionais de marketing nas redes sociais dispostos a trocar experiências sobre o Google Tag Manager.

Aprenda a gerir campanhas nos principais canais de mídia digital!

O curso online de Marketing de Performance é focado para quem está começando na área de marketing digital, para quem já atua no setor, mas quer avançar na carreira, para aqueles que estão em transição de carreira entre as diversas áreas de atuação do marketing digital e para todos que têm vontade de conhecer e de trabalhar com performance.

No curso você aprenderá a:

– Planejar o Funil de Conversão

– Utilizar os principais buscadores e plataformas digitais

– Analisar concorrentes

– Criar conteúdos digitais

– Mensurar resultados e gerar insights

– Trabalhar com Gerenciador de Anúncios

Página inicial / Marketing
Equipe EBAC

O conteúdo

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