Designer de personagem: o que é e como se tornar um

Última atualização
01 jun 2023
Tempo de leitura
7 min

Criar personagens para filmes e games requer estudo e habilidades técnicas. Entenda como é essa profissão,quais as etapas de criação de personagens e como se tornar um profissional dessa área

Alguns dos personagens mais memoráveis dos games e do cinema surgiram do zero, da imaginação e de um trabalho minucioso de seus criadores, os character designers.

O que pode parecer um processo de apenas criatividade, na verdade requer também muito estudo e técnica. Para entender o que está por trás da criação de um personagem, falamos com Daniel Rivers, character artist e professor do curso Profissão: Artista 3D para Games.

O que é design de personagem (character design)?

É o processo de criar, visualizar e desenvolver um personagem do zero para uma história. Esse personagem pode ser para filmes, séries, animes, games e/ ou campanhas publicitárias.

Daniel explica que muitas vezes o character designer trabalha lado a lado com os roteiristas a fim de transformar descrições em imagens, dando forma à personalidade, características físicas e gestuais de um personagem. Tudo isso para criar personagens coerentes com o contexto da história em que ele está inserido.

God of War é um game de ação-aventura criado por David Jaffe da Santa Monica Studio, da Sony, em 2005. O jogo, inspirado na mitologia greco-espartana, tem como personagem protagonista Kratos. Para criá-lo, foi preciso se debruçar sobre aquele período da história ocidental: as esculturas e gravuras de como os homens gregos e espartanos eram representados, qual era a forma física deles, quais os tipos de trajes usavam, etc.

Quais as etapas do processo de criação de um personagem?

O trabalho desse profissional é pautado por muito estudo e treino de habilidades técnicas. O processo, Daniel explica, muda muito não só de país para país, como pode ser completamente diferente de uma empresa brasileira para outra. E isso não só para games, mas para o audiovisual também. De modo geral, as etapas são:

Estudar anatomia, perspectiva e fundamentos de desenho

Os character designers precisam ser bons desenhistas e ter muito conhecimento sobre anatomia(ossos, músculos, proporções) e noções de como as formas podem ser representadas visualmente. Isso porque, na hora de apresentar ao diretor e demais membros da equipe, é preciso esboçar como será o personagem imaginado em diversos ângulos, seja em papel ou em um desenho digital.

É preciso dominar as representações geométricas. Círculos e formas arredondadas remetem à bondade, feminilidade e amizade. Já quadrados e retângulos dão uma sensação de estabilidade e ordem. Triângulos e outras formas pontiagudas são muito usados para indicar algo mais enérgico e dinâmico, além de insegurança ou agressividade. Esse recurso, por exemplo, é aplicado aos vilões.

Repare nas formas pontiagudas dos vilões dos filmes da Pixar.

Escrever um prompt

Criar um personagem único e memorável é desafiador, uma vez que há um milhão de possibilidades a considerar. Um designer de personagens sempre começa com a história. Qual será o propósito do personagem na história? Um prompt dá uma direção clara de onde levar um personagem. No vídeo abaixo, você pode aprender mais sobre como um prompt leva a um design de personagem claro e eficaz.

CHARACTER DESIGN 1: THUMBNAILING

Buscar referências

Como qualquer outra forma de arte, a inspiração para um character designer é essencial. Reúna referências de diferentes recursos para obter ideias de design de personagens. Essas referências podem vir da animação, fotografia, cinema, histórias em quadrinhos ou pinturas.

Criar esboços

Criar uma miniatura é quando um designer de personagens começa a colocar suas ideias no papel (físico ou digital). Este é um espaço seguro onde os artistas experimentam e criam esboços soltos para ter uma ideia de qual direção tomar.

Existem várias abordagens para miniaturas. A mais comum e eficaz é começar desenhando silhuetas. As silhuetas dão aos designers um modelo que pode ser explorado com mais detalhes.

Refinar os detalhes

Quando os artistas estiverem satisfeitos com suas miniaturas e esboços, eles começam a finalizar o design dos personagens. Ao adicionar linhas, cores e detalhes, os personagens são desenvolvidos, mas isso não significa necessariamente adicionar, e sim melhorar, dar acabamento ao personagem.

Observe o refinamento do desenho da personagem “Nojinho” do filme Divertida Mente, da Pixar.

Criar o model e expression sheet

Para finalizar o design de personagem para seguir para a próxima etapa (que normalmente é a animação ou modelagem), é preciso criar um model sheet, que vai mostrar seu personagem em ângulos diferentes (de frente, costas, perfil, 3/4). O expression sheet mostra algumas expressões principais do personagem para que os animadores tenham uma noção de como ficarão as distorções no rosto com falas e expressões.

O character designer pelo case de God of War

Em 2019, em um post com a história dos bastidores da criação de God of War, um dos concept artists, Charlie Wen, conta:

“Depois de passar por várias reuniões sobre o personagem principal, eu sentia um pouco mais de clareza de quem era Kratos e fui preparado para uma sessão de almoço e trabalho: levei várias canetas, até mesmo uma caneta pincel. Então, quando as ideias começaram a fluir, percebi que não tinha caderno de desenho. Uma visão de Kratos que precisava sair da minha cabeça para o papel (ou guardanapo) veio a mim: ele usava lâminas duplas largas presas em seus antebraços por correntes que ele lançava ao redor. Os guardanapos logo se encheram de Kratos voando pelo ar com lâminas duplas. Lembro-me de passar por vários guardanapos a ponto de 90% do design final de Kratos sair naquela sessão de almoço. Quanto aos esboços dos guardanapos, a maioria deles provavelmente foi amassada em algum bolso… mas felizmente, nem todos eles.”

O tal guardanapo citado Wen, que se tornou parte da história de God of War. Crpedito: Reprodução/ Playstation blog.

O jogo se tornou um sucesso e o mais recente da série, que será lançado em novembro, muda de território: Kratos está em terras nórdicas. Em God of War Ragnarok, Daniel explica que o personagem principal está mais velho, com cerca de 50 anos, e se tornou um pai preocupado com sua família. Certo, e como se transformam essas informações em algo visual?

“Tornar um personagem mais velho é até fácil: basta acrescentar rugas, por exemplo. O desafio do character designer é transformar a personalidade mais madura de Kratos em uma característica que o jogador perceba de cara”.

Seguindo esse exemplo, o comportamento do personagem vai demonstrar esse amadurecimento: ele não se move mais com tanta flexibilidade quanto jovem e reflete mais antes de entrar em uma batalha, afinal, agora ele tem uma família. A linguagem corporal do personagem “diz” tudo isso.

Como se tornar um character designer?

O character design faz parte de tipos de produção audiovisual e principalmente de games. Para se tornar um profissional dessa área, Rivers destaca algumas habilidades fundamentais:

  • Criatividade para desenvolver personagens interessantes;
  • Domínio do desenho e de seus fundamentos, como saber modelar digitalmente ou com argila, pintar em telas;
  • Comunicação, essencial pois o designer de personagem precisa transmitir suas ideias para os times que também trabalham no projeto, de forma clara.

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Juliana Vaz

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