Marketing x publicidade x PR: Quais são as diferenças?

Última atualização
01 jun 2023
Tempo de leitura
8 min
o que são e no que se diferenciam de PR

Você conhece as diferenças entre marketing, publicidade e relações públicas e suas alternativas profissionais?

O que é o marketing?

O marketing é o processo de criar, intercambiar e comunicar ofertas de valor com novos clientes levando em conta as necessidades e o comportamento do mercado. O marketing se baseia em estratégias e técnicas que permitem oferecer um produto ou serviço para satisfazer as necessidades dos consumidores e aumentar as vendas de uma empresa.

O que é o marketing

Fonte: Unsplash

O algoritmo típico das atividades em marketing é o seguinte:

  • Realiza-se uma investigação de mercado para saber a demanda de um produto ou serviço; isso serve para definir o enfoque claro com a finalidade de aumentar as vendas.
  • Segmenta-se o público-alvo para definir a mensagem e focar nas necessidades de cada segmento.
  • Cria-se uma estratégia publicitária com base nos objetivos comerciais e na realidade do mercado. São definidos os canais de comunicação em que está presente o cliente potencial e que sejam mais apropriados para transmitir a mensagem.
  • Promove-se um produto ou serviço em eventos e através de ofertas para se aproximar do cliente potencial.

Tipos de marketing

  • Marketing direto: estabelece o contato direto com um cliente potencial através de e- mails, mensagens ou chamadas. Este tipo de marketing requer uma base de dados ampla e segmentada.
  • Marketing indireto: esta forma de marketing chega aos consumidores de maneira inesperada e sutil: através da menção de uma marca em filmes, jogos e séries, por exemplo.
  • Marketing social: uma forma efetiva de reforçar o valor da marca e gerar empatia com o público-alvo é patrocinar eventos sociais, culturais ou esportivos.
Marketing social

Fonte: Unsplash

  • Marketing interativo: este tipo de estratégia implica que os usuários tenham um papel ativo em uma campanha publicitária e recebam recompensas por parte da marca pela retroalimentação que oferecem. Disso surgiu um fenômeno moderno chamado “prosumo” (produção e consumo): quando um usuário voluntariamente cria conteúdo contando sua experiência de interação com uma marca. Este tipo de conteúdo não custa nada para as marcas e é muito eficaz, então muitas marcas começam a usar isso em suas estratégias de marketing.
  • Marketing digital: inclui a gestão de páginas web, redes sociais, motores de busca, anúncios pagos, etc, para promover produtos e conseguir novos leads.
  • Marketing em redes sociais: as redes sociais permitem tornar conhecida uma marca, seus produtos ou serviços, bem como comunicar-se com o público-alvo. Também ajudam a aumentar o nível de participação dos usuários e a criação de uma comunidade em torno da marca.
  • Marketing de conteúdo: esta estratégia busca oferecer conteúdo de valor aos usuários. Soma-se à otimização dos motores de busca (SEO) para melhorar o posicionamento de uma página web.
Marketing de conteúdo

Fonte: Unsplash

O que é a publicidade?

A publicidade é uma estratégia de marketing que se incumbe de transmitir uma ideia de venda de maneira atrativa para persuadir o consumidor a escolher um produto ou serviço. Normalmente são comprados espaços em meios impressos ou digitais para promover um produto ou uma marca, mas também é possível fazer publicidade com intercâmbios, por exemplo, se associando com influenciadores para que eles promovam um produto ou serviço em seus perfis de redes sociais.

Tipos de publicidade

  • Publicidade tradicional: dentro do marketing atual, a publicidade tradicional se contrapõe à digital e, de modo geral, inclui o uso de painéis publicitários, anúncios em rádio, televisão, jornais e correio postal.
  • Publicidade digital: uma das vantagens da publicidade em canais digitais é a segmentação do mercado que permite enviar mensagens ao público-alvo em qualquer canal que estiver usando: e-mail, redes sociais, mensagens de texto, etc.
  • Social Ads ou publicidade em redes sociais: faz parte da publicidade digital e se refere a anúncios pagos em redes sociais como Facebook, Instagram, TikTok ou Twitter. Segundo a segmentação que se realizar, pode-se aumentar o alcance das publicações.
redes sociais populares

Fonte: Unsplash

O que é PR?

O PR ou as relações públicas, assim como a publicidade, é considerada uma das estratégias de marketing que foca em cuidar, promover e fortalecer a percepção de marca que os usuários e meios de comunicação têm. A habilidade crucial de um especialista em PR é saber se comunicar de maneira assertiva para manter a coerência da mensagem global da marca e aumentar a fidelidade dos consumidores.

Uma das estratégias mais usadas atualmente em relações públicas é a associação com influenciadores nas redes sociais para gerar backlinks de qualidade.

Quais são as diferenças entre PR, marketing e publicidade?

Vejamos as principais diferenças entre PR, marketing e publicidade em formato de tabela:

Marketing Publicidade Relações públicas (PR)
Termo É a estratégia global de venda do produto, desde a distribuição até sua chegada ao consumidor final. É uma das estratégias de marketing. É uma das estratégias de marketing.
Função Aumentar as vendas e melhorar o posicionamento da marca, assim que determinar metas e objetivos a alcançar, levando em conta fatores como a imagem, as métricas de marca, a ampliação do mercado e as estratégias de posicionamento, entre outros. Aumentar as vendas, transmitir mensagens persuasivas de venda ao público-alvo. Cultivar uma imagem positiva da marca, melhorar o posicionamento nos meios de comunicação.
Alcance Assenta as bases da investigação do produto, do mercado e do público para estabelecer estratégias de venda eficientes. Realiza todas as peças de promoção da marca, desde anúncios até merchandising. Faz a gestão da comunicação oficial da marca com os meios de comunicação.
Ponto de partida Clientes potenciais. Clientes atuais e potenciais. A percepção atual da marca.
Objetivos Trabalha com objetivos a médio e longo prazo. Trabalha com objetivos a curto e médio prazo. Trabalha com objetivos a curto, médio e longo prazo.

 

Alternativas profissionais em relações públicas, marketing e publicidade

Segundo um estudo realizado pelo LinkedIn, a ocorrência da pandemia de COVID-19 aumentou em 60% a demanda de especialistas nas áreas de marketing e publicidade que têm um papel primordial em qualquer indústria. Portanto, existem várias alternativas profissionais em cada área. Vejamos as principais delas.

Diretor de Marketing Digital: é o encarregado de desenhar a estratégia digital global de uma marca com a finalidade de aumentar a visibilidade, melhorar o posicionamento, definir os objetivos estratégicos de venda e melhorar a percepção de marca no entorno digital. O líder da equipe de marketing supervisiona a execução de tarefas dadas e monitora as métricas para aumentar as vendas.

Especialista em relações públicas: o profissional de relações públicas cria um plano de comunicação pensado para cultivar a imagem positiva de uma marca. Uma forma de fazer isso é gerar uma rede de contatos e conexões estratégicas com outras marcas, meios e influenciadores que transmitam a mensagem da marca.

Social Media Manager: este profissional lidera a equipe de redes sociais em uma empresa. Responsabiliza-se por desenvolver a estratégia geral, determinar as redes que a marca terá presença, coordenar a equipe de trabalho e analisar as métricas para fazer ajustes oportunos nas campanhas publicitárias.

Community Manager: o community manager executa a estratégia desenhada pelo Social Media Manager: faz a gestão da comunidade online através do contato direto com os usuários e zela pelo posicionamento dos canais nos quais a marca tem presença.

Community Manager

Fonte: Unsplash

Copywriter: este profissional transforma textos chamativos em vendas de produtos. Sua responsabilidade é expor os valores de uma marca e as vantagens de seus produtos em textos de qualidade orientados a um certo público-alvo.

Especialista em marketing de motores de busca (SEO ou SEM): o Google é um dos buscadores mais usados no mundo, e ter uma boa posição nos resultados de busca aumentará a visibilidade perante clientes potenciais. O especialista em SEM (posicionamento patrocinado) ou SEO (posicionamento orgânico) faz a gestão da visibilidade de uma página web no ranking de resultados através de ferramentas de posicionamento como palavras-chaves, conteúdo otimizado, etc.

Gerente de conteúdos: falando sobre o conteúdo, sua criação também é uma das estratégias mais eficientes de posicionamento de uma marca. Entre as funções de um gerente de conteúdo está definir o calendário de publicações, coordenar o trabalho de acordo com o calendário, zelar pela qualidade de conteúdo e dar seguimento aos alinhamentos da estratégia geral.

Na EBAC oferecemos cursos das profissões mais demandadas dentro das áreas de relações públicas, marketing e publicidade. Os cursos são online, por isso têm flexibilidade horária. Graças a nossos tutores, com ampla experiência de campo, você terá uma visão clara sobre a realidade do mercado, assim como conhecimentos suficientes para começar a trabalhar na área de marketing ao terminar o curso.

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Walter Lencina

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