Marketing x publicidade x PR: Quais são as diferenças?
Você conhece as diferenças entre marketing, publicidade e relações públicas e suas alternativas profissionais?
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O que é o marketing?
O marketing é o processo de criar, intercambiar e comunicar ofertas de valor com novos clientes levando em conta as necessidades e o comportamento do mercado. O marketing se baseia em estratégias e técnicas que permitem oferecer um produto ou serviço para satisfazer as necessidades dos consumidores e aumentar as vendas de uma empresa.
O algoritmo típico das atividades em marketing é o seguinte:
- Realiza-se uma investigação de mercado para saber a demanda de um produto ou serviço; isso serve para definir o enfoque claro com a finalidade de aumentar as vendas.
- Segmenta-se o público-alvo para definir a mensagem e focar nas necessidades de cada segmento.
- Cria-se uma estratégia publicitária com base nos objetivos comerciais e na realidade do mercado. São definidos os canais de comunicação em que está presente o cliente potencial e que sejam mais apropriados para transmitir a mensagem.
- Promove-se um produto ou serviço em eventos e através de ofertas para se aproximar do cliente potencial.
Tipos de marketing
- Marketing direto: estabelece o contato direto com um cliente potencial através de e- mails, mensagens ou chamadas. Este tipo de marketing requer uma base de dados ampla e segmentada.
- Marketing indireto: esta forma de marketing chega aos consumidores de maneira inesperada e sutil: através da menção de uma marca em filmes, jogos e séries, por exemplo.
- Marketing social: uma forma efetiva de reforçar o valor da marca e gerar empatia com o público-alvo é patrocinar eventos sociais, culturais ou esportivos.
- Marketing interativo: este tipo de estratégia implica que os usuários tenham um papel ativo em uma campanha publicitária e recebam recompensas por parte da marca pela retroalimentação que oferecem. Disso surgiu um fenômeno moderno chamado “prosumo” (produção e consumo): quando um usuário voluntariamente cria conteúdo contando sua experiência de interação com uma marca. Este tipo de conteúdo não custa nada para as marcas e é muito eficaz, então muitas marcas começam a usar isso em suas estratégias de marketing.
- Marketing digital: inclui a gestão de páginas web, redes sociais, motores de busca, anúncios pagos, etc, para promover produtos e conseguir novos leads.
- Marketing em redes sociais: as redes sociais permitem tornar conhecida uma marca, seus produtos ou serviços, bem como comunicar-se com o público-alvo. Também ajudam a aumentar o nível de participação dos usuários e a criação de uma comunidade em torno da marca.
- Marketing de conteúdo: esta estratégia busca oferecer conteúdo de valor aos usuários. Soma-se à otimização dos motores de busca (SEO) para melhorar o posicionamento de uma página web.
O que é a publicidade?
A publicidade é uma estratégia de marketing que se incumbe de transmitir uma ideia de venda de maneira atrativa para persuadir o consumidor a escolher um produto ou serviço. Normalmente são comprados espaços em meios impressos ou digitais para promover um produto ou uma marca, mas também é possível fazer publicidade com intercâmbios, por exemplo, se associando com influenciadores para que eles promovam um produto ou serviço em seus perfis de redes sociais.
Tipos de publicidade
- Publicidade tradicional: dentro do marketing atual, a publicidade tradicional se contrapõe à digital e, de modo geral, inclui o uso de painéis publicitários, anúncios em rádio, televisão, jornais e correio postal.
- Publicidade digital: uma das vantagens da publicidade em canais digitais é a segmentação do mercado que permite enviar mensagens ao público-alvo em qualquer canal que estiver usando: e-mail, redes sociais, mensagens de texto, etc.
- Social Ads ou publicidade em redes sociais: faz parte da publicidade digital e se refere a anúncios pagos em redes sociais como Facebook, Instagram, TikTok ou Twitter. Segundo a segmentação que se realizar, pode-se aumentar o alcance das publicações.
O que é PR?
O PR ou as relações públicas, assim como a publicidade, é considerada uma das estratégias de marketing que foca em cuidar, promover e fortalecer a percepção de marca que os usuários e meios de comunicação têm. A habilidade crucial de um especialista em PR é saber se comunicar de maneira assertiva para manter a coerência da mensagem global da marca e aumentar a fidelidade dos consumidores.
Uma das estratégias mais usadas atualmente em relações públicas é a associação com influenciadores nas redes sociais para gerar backlinks de qualidade.
Quais são as diferenças entre PR, marketing e publicidade?
Vejamos as principais diferenças entre PR, marketing e publicidade em formato de tabela:
Marketing | Publicidade | Relações públicas (PR) | |
Termo | É a estratégia global de venda do produto, desde a distribuição até sua chegada ao consumidor final. | É uma das estratégias de marketing. | É uma das estratégias de marketing. |
Função | Aumentar as vendas e melhorar o posicionamento da marca, assim que determinar metas e objetivos a alcançar, levando em conta fatores como a imagem, as métricas de marca, a ampliação do mercado e as estratégias de posicionamento, entre outros. | Aumentar as vendas, transmitir mensagens persuasivas de venda ao público-alvo. | Cultivar uma imagem positiva da marca, melhorar o posicionamento nos meios de comunicação. |
Alcance | Assenta as bases da investigação do produto, do mercado e do público para estabelecer estratégias de venda eficientes. | Realiza todas as peças de promoção da marca, desde anúncios até merchandising. | Faz a gestão da comunicação oficial da marca com os meios de comunicação. |
Ponto de partida | Clientes potenciais. | Clientes atuais e potenciais. | A percepção atual da marca. |
Objetivos | Trabalha com objetivos a médio e longo prazo. | Trabalha com objetivos a curto e médio prazo. | Trabalha com objetivos a curto, médio e longo prazo. |
Alternativas profissionais em relações públicas, marketing e publicidade
Segundo um estudo realizado pelo LinkedIn, a ocorrência da pandemia de COVID-19 aumentou em 60% a demanda de especialistas nas áreas de marketing e publicidade que têm um papel primordial em qualquer indústria. Portanto, existem várias alternativas profissionais em cada área. Vejamos as principais delas.
Diretor de Marketing Digital: é o encarregado de desenhar a estratégia digital global de uma marca com a finalidade de aumentar a visibilidade, melhorar o posicionamento, definir os objetivos estratégicos de venda e melhorar a percepção de marca no entorno digital. O líder da equipe de marketing supervisiona a execução de tarefas dadas e monitora as métricas para aumentar as vendas.
Especialista em relações públicas: o profissional de relações públicas cria um plano de comunicação pensado para cultivar a imagem positiva de uma marca. Uma forma de fazer isso é gerar uma rede de contatos e conexões estratégicas com outras marcas, meios e influenciadores que transmitam a mensagem da marca.
Social Media Manager: este profissional lidera a equipe de redes sociais em uma empresa. Responsabiliza-se por desenvolver a estratégia geral, determinar as redes que a marca terá presença, coordenar a equipe de trabalho e analisar as métricas para fazer ajustes oportunos nas campanhas publicitárias.
Community Manager: o community manager executa a estratégia desenhada pelo Social Media Manager: faz a gestão da comunidade online através do contato direto com os usuários e zela pelo posicionamento dos canais nos quais a marca tem presença.
Copywriter: este profissional transforma textos chamativos em vendas de produtos. Sua responsabilidade é expor os valores de uma marca e as vantagens de seus produtos em textos de qualidade orientados a um certo público-alvo.
Especialista em marketing de motores de busca (SEO ou SEM): o Google é um dos buscadores mais usados no mundo, e ter uma boa posição nos resultados de busca aumentará a visibilidade perante clientes potenciais. O especialista em SEM (posicionamento patrocinado) ou SEO (posicionamento orgânico) faz a gestão da visibilidade de uma página web no ranking de resultados através de ferramentas de posicionamento como palavras-chaves, conteúdo otimizado, etc.
Gerente de conteúdos: falando sobre o conteúdo, sua criação também é uma das estratégias mais eficientes de posicionamento de uma marca. Entre as funções de um gerente de conteúdo está definir o calendário de publicações, coordenar o trabalho de acordo com o calendário, zelar pela qualidade de conteúdo e dar seguimento aos alinhamentos da estratégia geral.
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Marketing Digital
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