Como desenvolver e implementar uma estratégia digital em uma empresa
Descubra no que consiste uma estratégia digital e como ela pode ser desenvolvida e implementada no seu negócio.
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Você vai aprender, na prática, como desenvolver campanhas de comunicação digital, planejamento de mídia e análise de dados, além de gerenciar projetos com suporte de metodologias ágeis. Saia na frente com um portfólio para apresentar nas próximas entrevistas e decolar na carreira.
Elaborar uma estratégia digital ajuda você a se adaptar ao comportamento do mercado e determinar as melhores ferramentas para aumentar a rentabilidade do seu negócio. Neste artigo, contamos como criar uma estratégia digital efetiva, pensando nas necessidades da sua marca.
O que é estratégia digital?
A estratégia digital consiste nas medidas que uma empresa toma para otimizar sua presença online. Assim, a empresa pode melhorar processos, canais de comunicação e produtos e serviços, tudo para oferecer uma melhor experiência ao cliente.
Para elaborar uma estratégia digital, é necessário ter em mente a missão e a visão da marca, assim como as necessidades dos clientes e as tendências da economia digital.
Seus objetivos e metas
A estratégia digital tem como objetivo criar um plano de ação para a empresa, utilizando ferramentas e meios eletrônicos. A meta é ajudar a empresa a melhorar sua presença online, se diferenciando dos competidores e atraindo novos clientes para, dessa maneira, maximizar suas vantagens comerciais.
Quem precisa de estratégia digital?
A criação de uma estratégia digital é essencial para marcas que:
- Desejam explorar novos mercados para expandir sua presença
- Consideram implementar canais alternativos de comunicação e de venda
- Querem atualizar sua presença digital porque a atual não cumpre com as necessidades e objetivos do negócio
- Têm o objetivo de atrair mais leads para aumentar suas vendas
- Têm baixa resposta em canais digitais e querem aumentar a quantidade de downloads de seu app ou o número de visitas em seu site, por exemplo.
Quem é o responsável pelo desenvolvimento da estratégia digital?
A pessoa que você vai escolher para liderar a estratégia digital vai depender das necessidades da sua empresa.
- CEO: conhece profundamente o negócio, os clientes e as projeções da empresa. Tem a capacidade de tomar decisões acertadas, diante das mudanças na estrutura empresarial.
- Diretor de TI ou uma agência de marketing: vão focar em entender como as novas tecnologias podem otimizar os processos e serviços da empresa.
- Equipe interdisciplinar: um diretor executivo, juntamente com encarregados das áreas de marketing e TI, tomam decisões estratégicas em conjunto, tendo em mente as necessidades de cada departamento.
Ferramentas
Branding
O branding administra os elementos visuais que vão criar e promover sua marca. Você pode utilizá-lo para diferenciar seu produto digital da concorrência, criando uma identidade visual que seja fácil de associar aos seus negócios e valores, e dê destaque à sua empresa.
Relações Públicas
As Relações Públicas, também chamada de Public Relations (PR), gerenciam a comunicação entre sua marca e os usuários. Isso ajuda a construir a percepção que eles vão ter do seu negócio e aumentar seu reconhecimento de marca de maneira fluída e natural, incentivando o processo de compra.
Parte da estratégia de PR é a promoção através de parcerias com influenciadores digitais. Recomendamos estudar os indicadores de impressões, visualizações e engajamento de potenciais influenciadores parceiros para que você possa obter os resultados desejados.
Performance marketing
O performance marketing ou marketing de resultados mede e rastreia as ações dos usuários por meio dos cookies ou pixels universais. Esta ferramenta serve para analisar a eficácia de uma propaganda, aumentar as vendas ou reduzir os custos de promoção.
CRM:
Customer Relationship Management é uma tecnologia muito completa que inclui o gerenciamento da base de dados, análise de dados, e-mail marketing e ferramentas de planejamento. Armazene informações de clientes atuais ou potenciais, seus pedidos e interações com a marca.
Isso vai ajudar a simplificar tarefas e processos, além de analisar dados para antecipar as necessidades dos seus clientes, aumentar as vendas, automatizar processos e personalizar campanhas para atrair mais leads.
Como desenvolver e implementar uma estratégia digital
Cada estratégia digital é única e deve ser criada de acordo com as características individuais de cada empresa.
Definir objetivos
Tendo estabelecido a missão e visão da sua empresa, os próximos passos são analisar e definir objetivos concretos que possam ser cumpridos ao implementar as novas ferramentas tecnológicas. Para explicar melhor, veja aqui alguns exemplos de objetivos:
- Aumentar o reconhecimento da marca
- Aumentar o engajamento nas redes sociais
- Aumentar o número de leads e vendas
- Fidelizar clientes atuais
Analisar a demanda e a concorrência
Analise as tendências de consumo do mercado, assim como as estratégias e a presença digital dos seus competidores. Certifique-se de que seu plano tenha uma proposta de valor que seja fácil de identificar. Fazer esse diagnóstico completo é algo que vai ajudar você a criar um cronograma realista, no qual será possível ver as oportunidades para sua empresa se diferenciar dos concorrentes.
Conhecer e segmentar seu público-alvo
É a capacidade de você identificar seu cliente em potencial e falar virtualmente com ele. Se você não segmentar seu público-alvo do jeito certo, a sua estratégia não irá funcionar porque você estará se dirigindo a um público que não está interessado em seu produto ou serviço e eles serão clientes mais difíceis de converter.
Compor o CJM:
O customer journey map ou mapa da jornada do cliente é uma ferramenta que permite ver o processo completo da jornada de compra de um cliente, do momento em que ele adquire conhecimento da sua marca até a hora em que ele adquire seu produto ou serviço.
Esse diagrama ajuda a definir as motivações e interesses do seu público e prever seu comportamento, apontando caminhos para satisfazer as necessidades do cliente.
Criar um núcleo semântico
O núcleo semântico representa as palavras ou frases-chave às quais sua marca é associada. Basicamente, são os termos a partir dos quais seu cliente encontra sua empresa na internet.
Evite colocar os primeiros termos que vierem à cabeça e busque encontrar o equilíbrio entre os termos que seu público pode utilizar, as palavras com as quais você quer que sua marca seja associada e aquelas que são usadas pelos seus concorrentes.
Escolher ferramentas e canais de comunicação
Escolha as ferramentas e canais que vão te ajudar a potencializar seu negócio, por exemplo, e-mail, site, chats, apps, mensagens de texto e plataformas de redes sociais.
Responda às seguintes perguntas:
- Que canais digitais o seu cliente usa ou tem interesse em usar?
- Que recursos você possui para expandir sua presença digital?
Cada canal de comunicação possui características e funções próprias; escolha os que mais vão ajudar a melhorar sua presença digital. Se um canal não tem nenhuma função dentro da sua estratégia, não é necessário que sua empresa tenha esse canal só por ter.
Planejando promoções
Crie um plano para promover sua marca, pensando no seu público e nos canais com os quais ele interage; quanto mais informações você tiver sobre o assunto, melhor. Vamos ver um exemplo.
Caso: uma marca de fast fashion voltada para mulheres de entre 15 e 35 anos, que vivem na Europa e na América Latina, e acessam o Instagram de seus celulares por 3 a 5 horas diárias.
Objetivo: aumentar downloads do app e as vendas através do app.
Ações: Anúncios pagos de roupas e acessórios de coleções mais recentes; promoções dentro das publicações pagas; parcerias com influenciadores para fazer postagens com roupas da marca; e identificação dos picos de tráfego para garantir maior visualização dos posts.
Analisar e otimizar resultados
Inclua um processo de avaliação na sua estratégia para entender se a tecnologia implementada realmente está ajudando sua empresa. Identificar falhas a tempo ajuda a não desperdiçar recursos e a otimizar ações atuais e futuras.
A estratégia digital é a chave para que seus negócios tenham sucesso no meio digital. A implementação de ferramentas tecnológicas vai ajudar a construir um plano que potencializará seu negócio, aumentando sua rentabilidade online. Uma estratégia digital eficaz permitirá entender melhor seu mercado real e tomar medidas orientadas ao cumprimento dos objetivos da sua marca.
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Marketing Digital
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