Como desenvolver e implementar uma estratégia digital em uma empresa

Última atualização
06 jun 2023
Tempo de leitura
8 min
O que é estratégia digital

Descubra no que consiste uma estratégia digital e como ela pode ser desenvolvida e implementada no seu negócio.

Marketing Digital

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Elaborar uma estratégia digital ajuda você a se adaptar ao comportamento do mercado e determinar as melhores ferramentas para aumentar a rentabilidade do seu negócio. Neste artigo, contamos como criar uma estratégia digital efetiva, pensando nas necessidades da sua marca.

O que é estratégia digital

Fonte: Unsplash

O que é estratégia digital?

A estratégia digital consiste nas medidas que uma empresa toma para otimizar sua presença online. Assim, a empresa pode melhorar processos, canais de comunicação e produtos e serviços, tudo para oferecer uma melhor experiência ao cliente.

Para elaborar uma estratégia digital, é necessário ter em mente a missão e a visão da marca, assim como as necessidades dos clientes e as tendências da economia digital.

Seus objetivos e metas

A estratégia digital tem como objetivo criar um plano de ação para a empresa, utilizando ferramentas e meios eletrônicos. A meta é ajudar a empresa a melhorar sua presença online, se diferenciando dos competidores e atraindo novos clientes para, dessa maneira, maximizar suas vantagens comerciais.

Quem precisa de estratégia digital?

A criação de uma estratégia digital é essencial para marcas que:

  • Desejam explorar novos mercados para expandir sua presença
  • Consideram implementar canais alternativos de comunicação e de venda
  • Querem atualizar sua presença digital porque a atual não cumpre com as necessidades e objetivos do negócio
  • Têm o objetivo de atrair mais leads para aumentar suas vendas
  • Têm baixa resposta em canais digitais e querem aumentar a quantidade de downloads de seu app ou o número de visitas em seu site, por exemplo.

Quem é o responsável pelo desenvolvimento da estratégia digital?

A pessoa que você vai escolher para liderar a estratégia digital vai depender das necessidades da sua empresa.

  • CEO: conhece profundamente o negócio, os clientes e as projeções da empresa. Tem a capacidade de tomar decisões acertadas, diante das mudanças na estrutura empresarial.
  • Diretor de TI ou uma agência de marketing: vão focar em entender como as novas tecnologias podem otimizar os processos e serviços da empresa.
  • Equipe interdisciplinar: um diretor executivo, juntamente com encarregados das áreas de marketing e TI, tomam decisões estratégicas em conjunto, tendo em mente as necessidades de cada departamento.

Ferramentas

Branding

O branding administra os elementos visuais que vão criar e promover sua marca. Você pode utilizá-lo para diferenciar seu produto digital da concorrência, criando uma identidade visual que seja fácil de associar aos seus negócios e valores, e dê destaque à sua empresa.

Relações Públicas

As Relações Públicas, também chamada de Public Relations (PR), gerenciam a comunicação entre sua marca e os usuários. Isso ajuda a construir a percepção que eles vão ter do seu negócio e aumentar seu reconhecimento de marca de maneira fluída e natural, incentivando o processo de compra.

Parte da estratégia de PR é a promoção através de parcerias com influenciadores digitais. Recomendamos estudar os indicadores de impressões, visualizações e engajamento de potenciais influenciadores parceiros para que você possa obter os resultados desejados.

Performance marketing

O performance marketing ou marketing de resultados mede e rastreia as ações dos usuários por meio dos cookies ou pixels universais. Esta ferramenta serve para analisar a eficácia de uma propaganda, aumentar as vendas ou reduzir os custos de promoção.

CRM:

Customer Relationship Management é uma tecnologia muito completa que inclui o gerenciamento da base de dados, análise de dados, e-mail marketing e ferramentas de planejamento. Armazene informações de clientes atuais ou potenciais, seus pedidos e interações com a marca.

Isso vai ajudar a simplificar tarefas e processos, além de analisar dados para antecipar as necessidades dos seus clientes, aumentar as vendas, automatizar processos e personalizar campanhas para atrair mais leads.

Customer Relationship Management

Fonte: Unsplash

Como desenvolver e implementar uma estratégia digital

Cada estratégia digital é única e deve ser criada de acordo com as características individuais de cada empresa.

Definir objetivos

Tendo estabelecido a missão e visão da sua empresa, os próximos passos são analisar e definir objetivos concretos que possam ser cumpridos ao implementar as novas ferramentas tecnológicas. Para explicar melhor, veja aqui alguns exemplos de objetivos:

  • Aumentar o reconhecimento da marca
  • Aumentar o engajamento nas redes sociais
  • Aumentar o número de leads e vendas
  • Fidelizar clientes atuais

Analisar a demanda e a concorrência

Analise as tendências de consumo do mercado, assim como as estratégias e a presença digital dos seus competidores. Certifique-se de que seu plano tenha uma proposta de valor que seja fácil de identificar. Fazer esse diagnóstico completo é algo que vai ajudar você a criar um cronograma realista, no qual será possível ver as oportunidades para sua empresa se diferenciar dos concorrentes.

Conhecer e segmentar seu público-alvo

É a capacidade de você identificar seu cliente em potencial e falar virtualmente com ele. Se você não segmentar seu público-alvo do jeito certo, a sua estratégia não irá funcionar porque você estará se dirigindo a um público que não está interessado em seu produto ou serviço e eles serão clientes mais difíceis de converter.

Compor o CJM:

O customer journey map ou mapa da jornada do cliente é uma ferramenta que permite ver o processo completo da jornada de compra de um cliente, do momento em que ele adquire conhecimento da sua marca até a hora em que ele adquire seu produto ou serviço.

Esse diagrama ajuda a definir as motivações e interesses do seu público e prever seu comportamento, apontando caminhos para satisfazer as necessidades do cliente.

Compor o CJM

Fonte: Unsplash

Criar um núcleo semântico

O núcleo semântico representa as palavras ou frases-chave às quais sua marca é associada. Basicamente, são os termos a partir dos quais seu cliente encontra sua empresa na internet.

Evite colocar os primeiros termos que vierem à cabeça e busque encontrar o equilíbrio entre os termos que seu público pode utilizar, as palavras com as quais você quer que sua marca seja associada e aquelas que são usadas pelos seus concorrentes.

Escolher ferramentas e canais de comunicação

Escolha as ferramentas e canais que vão te ajudar a potencializar seu negócio, por exemplo, e-mail, site, chats, apps, mensagens de texto e plataformas de redes sociais.

Responda às seguintes perguntas:

  • Que canais digitais o seu cliente usa ou tem interesse em usar?
  • Que recursos você possui para expandir sua presença digital?

Cada canal de comunicação possui características e funções próprias; escolha os que mais vão ajudar a melhorar sua presença digital. Se um canal não tem nenhuma função dentro da sua estratégia, não é necessário que sua empresa tenha esse canal só por ter.

Planejando promoções

Crie um plano para promover sua marca, pensando no seu público e nos canais com os quais ele interage; quanto mais informações você tiver sobre o assunto, melhor. Vamos ver um exemplo.

Caso: uma marca de fast fashion voltada para mulheres de entre 15 e 35 anos, que vivem na Europa e na América Latina, e acessam o Instagram de seus celulares por 3 a 5 horas diárias.

Objetivo: aumentar downloads do app e as vendas através do app.

Ações: Anúncios pagos de roupas e acessórios de coleções mais recentes; promoções dentro das publicações pagas; parcerias com influenciadores para fazer postagens com roupas da marca; e identificação dos picos de tráfego para garantir maior visualização dos posts.

Analisar e otimizar resultados

Inclua um processo de avaliação na sua estratégia para entender se a tecnologia implementada realmente está ajudando sua empresa. Identificar falhas a tempo ajuda a não desperdiçar recursos e a otimizar ações atuais e futuras.

A estratégia digital é a chave para que seus negócios tenham sucesso no meio digital. A implementação de ferramentas tecnológicas vai ajudar a construir um plano que potencializará seu negócio, aumentando sua rentabilidade online. Uma estratégia digital eficaz permitirá entender melhor seu mercado real e tomar medidas orientadas ao cumprimento dos objetivos da sua marca.

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Equipe EBAC

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