Power BI: o que é, para o que é usado e como funciona?

Última atualização
02 out 2023
Tempo de leitura
11 min

Simples, intuitivo e com ferramentas que possibilitam o desenvolvimento de relatórios e dashboards atraentes, o Power BI vem ganhando atenção do mundo empresarial

O Power BI é uma plataforma de análise de dados. O programa está conquistando espaço nas empresas porque se destaca pela sua simplicidade e também por fornecer as ferramentas necessárias para gerar relatórios e dashboards que são visualmente criativos, imersivos e interativos.

Baseado em dados, os documentos desenvolvidos na plataforma são importantes para as empresas porque podem gerar insights e as auxiliam nas tomadas de decisões de negócio. Para saber mais sobre essa ferramenta, conversamos com o gerente de sistemas na Kantar Jonatas Franklin de Melo que também é professor do curso de Power BI da EBAC.

O que é e para o que serve o Power BI

O Power BI é uma ferramenta de avaliação e visualização de dados desenvolvida pela Microsoft. Com ela, dados são transformados em informação.

Com o Power BI é possível gerar relatórios e dashboards que mostram números, estatísticas, valores, listas e gráficos de maneira simples e intuitiva. Isso porque a ferramenta tem o propósito de facilitar a visualização de dados e promover um maior envolvimento do espectador em relação à maneira como essas informações são apresentadas.

Exemplo de como um dashboard pode ser visualmente desenvolvido dentro do Power BI. Fonte: Shutterstock

Por conta dessas características, o Power BI vem sendo uma ferramenta muito usada no mundo corporativo. “Com o Power BI é possível criar e desenvolver relatórios que são atualizados em tempo real ou na frequência desejada”, pontua Jonatas. Diante desses relatórios, decisões de negócios mais assertivas podem ser tomadas.

Imagine que um e-commerce tem a informação do dia e da hora que o site recebe mais visitas. A partir dela, a equipe de marketing pode pensar em desenvolver um pop-up para aparecer em um horário estratégico para atingir o maior número de pessoas possível. Já a equipe de TI, pode melhorar a estrutura do site para oferecer uma navegação mais rápida para os usuários.

Dessa forma, essas informações, que podem ser extraídas do Power BI, podem ajudar empresas a agir de forma mais estratégica tendo como base os próprios dados.

As vantagens do Power BI

Entre as vantagens de usar o Power BI estão a facilidade de implantação; a acessibilidade; a disponibilização de informações em tempo real; as atualizações mensais e o incentivo à criação de comunidade de usuários.

Fácil implantação

Para instalar o Power BI não há muito segredo. Basta acessar o site da ferramenta, fazer o download e a instalação. O processo é simples e, muitas vezes, não precisa de assistência da equipe de TI, por exemplo. A sua utilização pode ser iniciada quase que instantaneamente após a sua instalação. Por isso, é uma ferramenta considerada de fácil implantação.

Acessibilidade

O Power BI pode ser usado em diferentes dispositivos móveis e é compatível com os sistemas operacionais Windows, iOS e Android. Por conta disso, a acessibilidade e a navegação são adaptáveis, o que permite que qualquer usuário faça análise do material de onde estiver e em tempo real.

Informações em tempo real

Com o Power BI é possível fazer o monitoramento dos dados em tempo real. Mesmo que as informações mostradas nos relatórios mudem constantemente, os dados que são analisados podem ser atualizados automaticamente junto às alterações. Ou seja, isso permite que toda vez que o usuário acessar o documento, ele vai poder fazer a análise a partir de informações atuais.

Atualizações mensais

Jonatas destaca ainda que o Power BI possui um processo de atualização que é feito mensalmente. Isto é, todo mês há novidades e melhorias na ferramenta.

Comunidade de usuários

A ferramenta conta com um espaço que foi desenvolvido para formação de comunidades de usuários de Power BI de uma mesma região. A ideia é que, a partir desse grupo, seja possível trocar experiências e compartilhar aprendizados.

Além disso, encontrar informações disponibilizadas por outros usuários sobre a ferramenta é fácil. “Por ser uma ferramenta da Microsoft e de ampla utilização mundial, é muito fácil pesquisar e encontrar soluções que estejam relacionadas à ferramenta e às necessidades do negócios”, conta Jonatas.

Como funciona o Power BI

O Power BI se destaca pela sua simplicidade. É uma ferramenta que pode ser usada por profissionais da área de tecnologia assim como de outros departamentos. Por conta disso, a sua interface, comandos e criações são simples.

Para funcionar, Jonatas explica que o Power BI tem que ser conectado a alguma fonte de dados (ela pode estar na nuvem, banco de dados, planilhas, arquivos de texto, etc) para fazer a transformação desses dados. Para isso, a ferramenta fornece recursos que estruturam os dados de acordo com a necessidade do usuário. Veja abaixo um vídeo que mostra esse processo.

Como IMPORTAR DADOS no Power BI (Do Excel para o Power BI) - Muito Fácil!

Nessa fase, a pessoa vai definir com quais dados ela quer trabalhar. Se for uma empresa de cursos on-line, é possível destacar o número total de vendas de um curso, em qual região do país se concentra o maior número de estudantes, qual a média de idade dos alunos, entre outras informações.

Já se a empresa quer fazer o acompanhamento de uma campanha de divulgação que foi desenvolvida com influenciadores digitais, esse processo também pode ser feito através do Power BI. Com ele é possível acompanhar quantas pessoas foram atraídas por meio desses profissionais ou quantas pessoas clicaram nos links indicados, por exemplo.

Após essa etapa, é possível criar gráficos, tabelas, nuvem de palavras. Por fim, o dashboard ou relatório pode ser publicado na internet e compartilhado com outros usuários. De modo geral, a ferramenta fornece ao usuário a possibilidade de agregar, sintetizar, centralizar, analisar, visualizar e compartilhar um grande volume de dados.

O Power BI está disponível em versões diferentes:

  • Power BI Desktop: funciona como um aplicativo na área de trabalho do computador, assim como outros programas desenvolvidos pela Microsoft como Word e Excel.
  • Serviço do Power BI: o usuário pode acessar diretamente da nuvem e fazer atualizações no arquivo.
  • Aplicativo para mobile Power BI: para facilitar ainda mais o acesso ao aplicativo, a Microsoft desenvolveu aplicativo da ferramenta que pode ser usado via celular. Esse aplicativo, inclusive, é compatível com os sistemas operacionais Android e iOS.

Componentes do Power BI

O Power BI fornece diversos recursos que ajudam na preparação e na análise dos dados. O Power Query, Power Q&A e Power View são alguns deles.

Power Query

O Power Query é um recurso do Power BI que permite que o usuário faça o tratamento de dados que vão ser analisados no programa.

Esse recurso é útil porque nem sempre os arquivos que vão ser conectados ao Power BI estão organizados. Eles podem vir com linhas e colunas vazias, informações repetidas ou até necessitar de uma formatação no cabeçalho.

Por conta disso, com o Power Query é possível editar, corrigir e ajustar esses detalhes. Esse tratamento é importante porque ele impacta diretamente no resultado do dashboard ou relatório, uma vez que fazendo essas edições valores vazios ou duplicados, por exemplo, não vão estar presentes.

Power Q&A

Através do recurso Power Q&A é possível fazer perguntas a respeito dos dados que estão no Power BI e obter uma resposta de forma instantânea. Por meio do Power Q&A é possível perguntar, por exemplo, qual foi o total de vendas de um e-commerce em 2021. E, assim, o programa dá a resposta automaticamente.

As respostas para as perguntas podem ser em formatos de gráficos, tabelas ou mapas, por exemplo. Este recurso, porém, só fornece resultados sobre os dados presentes no conjunto de dados do Power BI.

Veja o vídeo abaixo sobre o recurso Power Q&A:

Gráfico Automático com Perguntas e Respostas no Power BI (Q&A / P e R)

Power View

Com o Power View, que é uma tecnologia de visualização de dados, é possível criar recursos visuais como gráficos interativos e mapas que dão vida aos dados.

A partir dessa ferramenta é possível criar relatórios e dashboards que são visualmente mais agradáveis e, consequentemente, mais atrativos aos espectadores.

Exemplo de como um dashboard pode ser composto por elementos visuais, como gráficos e mapas, para mostrar as informações que o usuário deseja. Reprodução: Microsoft

O Power BI para tomadas de decisões

De acordo com Jonatas, o Power BI pode ser usado por qualquer pessoa, equipe ou empresa que deseja, de alguma forma, otimizar a construção e visualização de relatórios que são baseados em dados. “O Power BI está disponível para todos. É um recurso acessível e muito intuitivo”, conta Jonatas.

Pequenas, médias e grandes empresas podem se beneficiar do uso da ferramenta. Isso porque elas podem aproveitar o volume de dados que é gerado e tirar informações e insights sobre o mercado em que estão inseridas.

Para uma equipe de marketing, o Power BI pode ser útil para analisar a opinião do público sobre uma marca, produto ou serviço; acompanhar e gerenciar crises; e entender as vendas. Quem trabalha na área de recursos humanos, por sua vez, pode usar a ferramenta para ter uma visão sobre as suas novas contratações, funcionários ativos e funcionários que saíram.

Exemplo de como o Power BI pode ser usado na área de recursos humanos para mostrar o número de novas contratações e demissões. Reprodução: Microsoft

Já quem tem uma loja de roupas pode usar a ferramenta para fazer uma análise de suas compras. Com o Power BI é possível visualizar os gastos da empresa com fornecedores, em quais categorias ocorrem a maioria das despesas e quais fornecedores dão os melhores descontos.

Já quem tem uma loja de roupas pode usar a ferramenta para fazer uma análise de suas compras. Com o Power BI é possível visualizar os gastos da empresa com fornecedores, em quais categorias ocorrem a maioria das despesas e quais fornecedores dão os melhores descontos. Reprodução: Microsoft

O Power BI é versátil, permite a extração de informações e facilita a tomada de decisões de negócios baseada em dados. Por isso é importante ter nas empresas profissionais que dominem ferramentas como o Power BI, uma vez que ele pode auxiliar nesse gerenciamento de dados e beneficiar a empresa.

Power BI é gratuito ou pago?

O Power BI Desktop, software que é instalado no computador, é gratuito. Com ele, é possível criar um relatório ou dashboard, analisar dados e obter insights, por exemplo. Porém, para que seja possível publicar o relatório ou dashboard, é necessário ter uma assinatura da Microsoft no âmbito corporativo.

O Power BI gratuito é indicado para quem quiser experimentar ou utilizar recursos básicos para gerenciar alguns dados. Jonatas afirma que a versão gratuita do programa tem muitos recursos e é muito bem avaliada.

Por outro lado, há versões do programa que são pagas. Chamadas de Power BI Pro e Power BI Premium, essas são licenças pagas e ideais para a área empresarial que precisa de mais recursos.

O Power BI Pro permite colaboração, análise e compartilhamento de relatórios. Já o Premium é indicado para empresas que precisam processar um grande volume de dados (big data) e avaliar o analytics de maneira avançada.

Domine o Power BI!

Power BI é uma plataforma de análise de dados que está sendo usada cada dia mais no âmbito empresarial. Através do curso de Power BI da EBAC você vai aprender a promover insights e criar relatórios interativos que vão alavancar a sua carreira. Com atividades práticas, você vai aprender a mexer nos recursos disponibilizados pela ferramenta e ainda fazer projetos que podem enriquecer o seu portfólio. Conheça o nosso curso!

Página inicial / Software
Bruna Montenegro

O conteúdo

Power BI

Domine uma das principais plataformas de análise de dados, promova insights e crie relatórios interativos que vão alavancar sua inteligência de negócios e sua carreira. Transforme dados em soluções e avalie métricas sem a ajuda de programadores.

18 horas
12x de
R$ 172,50
(parcelas sem juros no cartão de crédito)
Investimento pelo curso completo
R$ 2.070
R$ 4.140
Inscreva-se no curso
Compartilhe sua opinião
Notificar sobre comentários

Ou como convidado

Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se

Artigos Relacionados

06 dez 2023
7 min
O que é AutoCAD e por que é importante?

Confira como essa ferramenta pode enriquecer a sua prática profissional.

06 dez 2023
7 min
19 ago 2023
8 min
As 15 ferramentas principais do Adobe Photoshop

Conheça as principais ferramentas do Photoshop e saiba como aplicá-las em seus projetos pessoais e profissionais

19 ago 2023
8 min
09 ago 2023
8 min
Pincéis gratuitos para Photoshop: 19 packs para criar designs irresistíveis

Leve seus designs para o próximo nível com esses packs de pincéis gratuitos

09 ago 2023
8 min
09 ago 2023
6 min
Como renderizar no SketchUp: os melhores plugins para o programa

Amplie suas possibilidades renderizando em um dos programas de modelagem 3D mais populares.

09 ago 2023
6 min
01 ago 2023
6 min
O que é uma user persona e como criá-la?

Para personalizar o seu produto, o design da sua marca ou as estratégias de marketing, conheça a sua user persona.

01 ago 2023
6 min
20 jul 2023
6 min
O que é e como utilizar o Adobe Illustrator

Se você quer mergulhar no mundo da ilustração, aprender a criar seus próprios personagens e animações, promover a sua marca ou adquirir uma profissão criativa, o Adobe Illustrator te oferece essas possibilidades.

20 jul 2023
6 min