7 passos para um e-commerce de sucesso

Última atualização
31 maio 2023
Tempo de leitura
5 min
7 passos para um e-commerce de sucesso

Alerta de spoiler: o marketing digital é essencial para seu negócio dar certo.

Até mesmo antes da pandemia, a internet já vinha dominando cada vez mais o ramo de vendas. Por ser um meio de compra prático, fácil e rápido, muitos consumidores preferem esse método de consumo. Mas, justamente, por estar tão em alta, a concorrência também é grande, e é aí que entra a importância de um marketing digital certeiro. Quer saber como? Veja os passos para atingir esse objetivo.

Segmente o seu público-alvo

Isso vai determinar a linguagem visual e verbal de todo seu marketing. Pense: quem são as pessoas que vão se interessar por seu serviço? E então faça um corte por localização geográfica, idade, gênero, renda, estilo de vida ou comportamento. Você também pode selecionar mais de um desses cortes para ter um produto ainda mais segmentado.

Segmente o seu público-alvo

Defina sua persona

Antigamente, falava-se do público-alvo como um grupo. Mas isso torna a comunicação mais robótica.

Hoje, falamos em criar uma persona. Uma vez definido que seu público-alvo são mulheres na faixa dos 30 anos com estilo de vida muito ocupado, por exemplo, define-se uma pessoa específica com quem você vai falar: a Márcia, de 32 anos, designer, mãe de uma criança de 2 anos e que procura fazer yoga quando tem um tempo livre.

Com essa pessoa em mente, sua linguagem vai ser mais próxima.

Escolha seu posicionamento

O que define sua marca? Qual é a declaração dela? No que ela acredita? O que ela tem de diferencial que os concorrentes não tem?

Transforme isso em seu argumento de venda.

Selecione seus canais de comunicação

“Diferentes gerações consomem mídia de maneira diversa. Por isso é sempre importante entender quais os canais que aquele público mais considera na hora de formular uma estratégia. Existe um estudo do Global Web Index em parceria com o Visual Capitalist que mostra como cada geração começou a consumir mídia com o advento da pandemia, por exemplo”, explica Bruno Oliveira, professor de marketing digital para e-commerce da EBAC, que compartilhou as imagens do estudo abaixo.

Bruno Campos de Oliveira
Professor de Marketing para E-commerce na EBAC

“A linguagem tem que ser diferente pelo canal em que ela está. Por exemplo, o Facebook tem uma linguagem, o TikTok tem outra. É importante que os profissionais de marketing e comunicação entendam bem a linguagem de cada canal e adaptem sua comunicação para o que faz mais sentido nela”

Melhore seu SEO

“Tráfego para seu e-commerce é o que vai aumentar suas vendas. Não adianta ter um produto excelente se as pessoas não conhecem sobre ele, certo? Por isso, é essencial aumentar o número de visitas ao seu e-commerce”, explica Bruno. E, para isso, junto às redes sociais, o Google vai ser uma plataforma importante.

É ideal melhorar seu posicionamento nas buscas relacionadas ao seu produto através do SEO (Search Engine Optimization), que são maneiras de construir seu texto (incluindo URL, título da página, menu e todo o conteúdo) que, quando feitas corretamente, te colocam no topo das opções quando uma pessoa procura por produtos como o seu no google.com.

Investir em conteúdo ricos relacionados ao assunto que envolve seu produto também é uma ótima maneira de gerar tráfego para seu e-commerce (por exemplo, se você pretende vender suplementos alimentares, matérias sobre nutrição dentro do seu site vão fazer com que mais pessoas cheguem a ele).

Aumente a taxa de conversão

Ok, você fez tudo certo e conseguiu fazer com que as pessoas cheguem ao seu site, mas como fazer com que essa pessoa de fato compre seu produto? Para isso, o marketing mais puro vai ser chave, com anúncios que chamem atenção.

Outra aposta importante é em chatbox: caixas de conversa com um atendente que pode tirar as dúvidas — e até oferecer cupons ao cliente em dúvida — na hora.

Analise os resultados

“O principal ponto do marketing digital é o engajamento com o consumidor. No offline, nem sempre conseguimos medir e analisar a resposta do público, enquanto no marketing digital é algo que conseguimos em todas as estratégias. Isso nos permite ter análises profundas e trabalhar com uma otimização bem mais constante. Em uma campanha de rádio, impresso ou TV, temos maneiras e pesquisas para medir o impacto daquela comunicação. No entanto, não conseguimos saber exatamente o que nosso público-alvo fez logo depois de ver a peça, ou em até 30 dias depois de ver a comunicação. Isso é totalmente possível no digital”, conta Bruno.

Utilizando ferramentas de análises, você consegue verificar o número de visitas ao seu site e quantas delas de fato converteram em vendas. Com esses dados, é possível estar sempre analisando quais estratégias estão funcionando melhor para seu público e planejar novas maneiras de conquistar clientes.

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Nosso professor: Bruno Campos de Oliveira

Especialista em Marketing Digital, CEO da CTRL.365 e CMO na AdsPlay Mídia Programática, Bruno é especialista em mídia programática, marketing digital e CEO da agência de inovação criativa CTRL365. Formado em Marketing pela USP, trabalha há mais de dez anos com planejamento estratégico baseado em dados e algoritmos, campanhas de marketing digital, mídia de performance, e-commerce, aplicativos, além de atuar na criação de novos produtos e tecnologias para empresas no Brasil e no exterior. Empreendedor, também atua como CMO da AdsPlay Mídia Programática.

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Equipe EBAC

O conteúdo

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