Os 8 tipos de programadores: qual é o melhor?
No ambiente de programação, as oportunidades são infinitas – a única coisa que falta é escolher a especialidade que mais convém.
Os programadores são players-chaves do mercado de trabalho agora. Se em épocas anteriores eram vistos como nerds esquisitos, de óculos e agasalhos empoeirados – como Dennis Nedry em Jurassic Park ou Moss em The IT Crowd -, agora exercem um papel-chave no desenvolvimento econômico tanto de uma empresa como de um país. As novas tendências e o avanço tecnológico determinaram a alta demanda, o prestígio e os salários competitivos deste perfil laboral, o que o transformou em sinônimo de sucesso.
O mercado de programadores é muito dinâmico, e as novas profissões continuam surgindo para cobrir os requerimentos emergentes. Aqui apresentamos uma lista dos perfis mais procurados, para que você possa entender as diferenças entre os tipos de programadores e escolher aquele que mais gosta.
Desenvolvedor Web
O desenvolvedor web se dedica à criação de serviços web. Analisa tarefas do cliente, faz o design de soluções otimizadas, realiza testes, corrige erros e avalia resultados para transformar layouts em websites definitivos. Além de desenhar a arquitetura do serviço web, trabalha com designers e produtores para garantir que o produto final esteja em linha com os requisitos do cliente, o orçamento e o conceito inicial.
Dentro do desenvolvimento web, destacam-se três especialidades: Front-end, Back-end e Full Stack.
-
Desenvolvedor Front-End
É um especialista focado na interface do usuário, isto é, na parte visível de um site web ou aplicativo. A principal tarefa de um desenvolvedor Front-end é converter o design finalizado em código e assegurar que a interface funcione corretamente. Também determina o design de uma página, seu estilo, cores e faz com que a interface seja intuitiva e interativa para o usuário.
As ferramentas que o desenvolvedor Front-end usa são:
- HTML para montar a estrutura geral e o conteúdo do website.
- CSS para desenhar o estilo.
- JavaScript para criar a interatividade avançada.
-
Desenvolvedor Back-End
Este programador ocupa-se do lado do servidor de um website, um aplicativo, sistema de informação ou outro software. O desenvolvedor Back-end é o responsável pelos processos que não são visíveis para o usuário, como a arquitetura interna, os algoritmos, a lógica e a interação do serviço com bases de dados.
O especialista em Back-end deve:
- Dominar linguagens de programação e frameworks
- Gerir bases de dados
- Conhecer APIs e sistemas de controle de versões
-
Desenvolvedor Full Stack
O desenvolvedor Full Stack combina as tarefas de Front-end e Back-end e cria websites, aplicativos e outros serviços web a partir do zero, ou seja, desenha a interface tanto do lado do cliente como do lado do servidor.
Entre suas responsabilidades principais estão:
- Criar a interface do usuário com base no projeto proporcionado por um designer web
- Programar a lógica interna e a arquitetura de um projeto web
- Conectar o projeto a uma base de dados
- Proporcionar a segurança do website
Desenvolvedor Desktop
Este especialista desenvolve um software projetado para funcionar em vários sistemas operacionais (IOS, Windows, Linux e OSX). De modo geral, os desenvolvedores Desktop possuem habilidades parecidas àquelas do Back-end, porém, antes de qualquer coisa, devem dominar o uso de SDK e bibliotecas de gráficos como XAML, Cocoa ou .NET.
Desenvolvedor de aplicativos móveis
Seu objetivo principal é criar aplicativos para dispositivos móveis que funcionem com os sistemas operacionais Android ou iOS. Estes incluem não só telefones móveis ou tablets, mas também relógios inteligentes, rastreadores de fitness, livros eletrônicos, navegadores GPS, etc.
O desenvolvedor de aplicativos móveis conhece:
- HTML, CSS, JavaScript e aplicativos web de Java
- Bibliotecas populares e standard
- Padrões de design que permitem criar os aplicativos que podem ser mantidos, ampliados e testados facilmente
Cientista de Dados
O cientista de dados processa e analisa grandes conjuntos de dados (Big Data) usando algoritmos de aprendizagem automática com o objetivo de encontrar novos padrões e sistematizá-los para usá-los em modelos prescritivos e preditivos.
Para se tornar um cientista de dados, você precisa:
- Lidar com linguagens de programação, como SAS, R e Python
- Aprender técnicas analíticas, como machine learning, deep learning e analítica de texto
- Dominar a estatística, incluindo testes e distribuições estatísticas
Desenvolvedor de videogames
O desenvolvedor de videogames projeta jogos utilizando motores, bibliotecas e linguagens de programação em diversas plataformas. Algo que você deve saber sobre os desenvolvedores de videogames:
- Podem trabalhar com uma plataforma em particular (como Xbox ou PlayStation) ou várias
- Escolhem um gênero para se especializar (como os jogos de RPG e shooters) ou, às vezes, abrangem vários gêneros
- Alguns focam em adaptar jogos de uma plataforma para outra
- Podem se dedicar a estudar a jogabilidade e a evolução dos diferentes níveis de progressão
Agora que você já sabe em que área cada um dos perfis se especializa, convidamos você para conhecer nossos cursos de Game Designer & Desenvolvedor Unreal e de Game Designer & Desenvolvedor Unity, no qual você poderá criar universos interativos de jogos, o que permitirá trabalhar em uma das indústrias com mais oportunidades de trabalho no mercado. Nesse curso, ensinamos as técnicas para criar conceitos e desenvolver narrativas, níveis de design e muito mais.
Qual é a melhor área?
Não temos uma resposta geral para todos, mas conseguimos dar pistas que podem ajudar você a escolher a sua profissão ideal:
- Reflita sobre as suas preferências
Pense nas tarefas que interessam a você: gostaria de trabalhar com dados, desenhar seus próprios cenários e personagens ou criar aplicativos e websites do zero?
- Investigue a carreira escolhida
Quando tiver definido a especialidade que você curte mais, conheça mais sobre ela. Investigue os requisitos profissionais, o salário médio e as vagas na área.
- Comunique-se com pessoas do mercado
Use fóruns e redes sociais para procurar perfis de pessoas que já estão se desenvolvendo na carreira que você escolheu. Pergunte quais funções realizam, do que mais gostam na profissão e quais desafios há. Além disso, elas também podem oferecer conselhos práticos sobre como preparar um portfólio e como se posicionar na primeira entrevista.
Resumindo
A programação é uma atividade criativa com várias áreas em que você pode mostrar seus talentos. Existe uma série de especializações para você escolher o que planeja focar.
- Se você gostaria de trabalhar do lado do cliente para melhorar a sua experiência, considere uma carreira no desenvolvimento Front-end.
- Para atuar com o lado do servidor e a interação de um serviço web com bases de dados, escolha o desenvolvimento Back-end.
- Se a sua paixão for criar websites ou aplicativos a partir do zero, a carreira em desenvolvimento Full Stack é a sua opção.
- Se você quer criar softwares para vários sistemas operacionais, pense em estudar desenvolvimento Desktop.
- Se você se vê analisando grandes volumes de dados e construindo modelos analíticos, torne-se um cientista de dados.
- Vale a pena estudar desenvolvimento de videogames se o seu sonho sempre foi criar seus próprios mundos virtuais, com seus personagens, tramas e aventuras.
Onde aprender a programar?
Hoje em dia existe uma grande variedade de opções para aprender a programar, sendo o curso online a mais popular. Diferentemente dos estudos muito teóricos das universidades, os cursos profissionais da EBAC oferecem o apoio personalizado de tutores e muitas atividades práticas que ajudarão você a obter uma nova especialidade e alcançar seus objetivos profissionais. Contamos com uma ampla variedade de cursos e a interatividade da plataforma facilita estudar no seu ritmo. Aprenda com excelentes professores especialistas do mercado e receba o suporte dos tutores para criar o seu portfólio com projetos profissionais e lançar a sua carreira.
Caso você ainda esteja em dúvida sobre qual área seguir, dê uma olhada nos nossos eventos online na área de Programação & Data! Neles, você terá acesso a conteúdos valiosos de forma gratuita. Além disso, poderá trocar ideias com outros participantes e enviar perguntas para os convidados. Aproveite!
Receba artigos do blog, acompanhe as últimas notícias da EBAC e fique por dentro das novidades!