Que tipos de textos existem e para que servem?

Última atualização
24 set 2023
Tempo de leitura
9 min
Tipos de textos

Antes de escrever um texto, determine de que tipo será.

Um bom redator tem consciência de que, além de ter profundo conhecimento de gramática, pontuação e ortografia, ele deve entender os diversos tipos de textos e suas características. Se você quer saber como os tipos de textos diferem, sente-se e continue lendo.

Como os textos são classificados?

Vale ressaltar que a classificação de textos é um conceito relativo, já que é quase impossível encontrar um tipo de texto em seu estado puro. Um texto literário pode incluir elementos narrativos, descritivos, líricos e até técnicos no formato de citações.

Os textos podem se diferenciar por vários critérios, como o público-alvo, os meios em que são publicados, a função discursiva ou os direitos autorais. Apesar disso, veremos a seguir que os indicadores mais populares são a intenção do texto e a área de uso.

Pela intenção

  • Descritivos

O objetivo desse tipo de texto é refletir as características de uma pessoa, um objeto, uma situação ou outro texto.

Os textos descritivos podem ser subjetivos ou objetivos. Se a representação de um objeto é baseada em dados exatos, ela é objetiva. É utilizada, principalmente, em plataformas de comércio eletrônico ou sites de marca para transmitir o valor de um produto ou serviço para o público-alvo.

Se a descrição é baseada na opinião ou sentimento do autor, ela é subjetiva. É utilizada principalmente em textos literários e publicitários, a fim de criar sensações específicas no leitor.

  • Expositivos

O texto expositivo é escrito com a intenção de informar o leitor sobre um tema e explicá-lo de forma clara e objetiva, sem mencionar a opinião pessoal do autor. Inclui números, fatos relevantes do tema, definições e entradas de enciclopédias.

Em geral, o texto expositivo tem uma estrutura linear: o tema é expresso, uma análise é feita argumentada com dados, exemplos confiáveis e os principais aspectos são resumidos.

Existem duas classificações desta modalidade de texto:

  • Com base no público-alvo: São divididos em informativos (para o público em geral) e especializados (para o público com um conhecimento prévio).
  • Com base na estrutura: Podem ser indutivos (com o tema específico e conclusão genérica) ou dedutivos (com o tema genérico e a conclusão específica).
  • Argumentativos

Normalmente, os argumentos são aplicados quando precisam demonstrar a razão ao interlocutor. O autor desse tipo de texto busca a mesma coisa: persuadir o leitor com razões favoráveis ou contrárias a um conceito.

Os textos argumentativos possuem elementos expositivos, pois captam as informações sobre o tema antes de debatê-lo. Incluem artigos de opinião, obras filosóficas, ensaios literários e acadêmicos.

  • Narrativos

Contam uma história, um mito ou um relato, construindo uma ponte com seu público. Os textos narrativos informam o leitor sobre uma sucessão de eventos que se desenrolam no tempo e no espaço.

Geralmente, o autor constrói sua narrativa em ordem cronológica, seguindo a estrutura clara de início, desenvolvimento e desfecho. Para facilitar a compreensão de como a história evolui, conectores espaciais e advérbios de sequência são utilizados com frequência.

Os romances, histórias, lendas, crônicas e reportagens são alguns dos exemplos de textos narrativos.

Por área de uso

  • Científicos

Esse tipo de texto descreve teorias e conceitos relacionados às ciências naturais e sociais. Além disso, apresentam métodos, achados e resultados de pesquisas científicas e acadêmicas.

Os textos científicos podem combinar elementos descritivos, argumentativos ou expositivos. O autor:

  • escreve os antecedentes,
  • expõe a ideia e a argumenta com dados verificáveis citando as fontes de sua pesquisa.

Com uma linguagem técnica e escrita formal, cria-se um texto objetivo, claro e coerente, deixando de lado piadas ou opiniões subjetivas sobre o tema. Geralmente, o texto científico inclui 25% de termos especializados.

Entre os exemplos de textos científicos estão as pesquisas, estatísticas, relatórios, artigos de revistas especializadas, monografias e apresentações.

  • Literários

A literatura é a arte de criar narrativas que emocionam o leitor, o seguram na história e o transportam para o passado ou o futuro, para espaços imaginários ou reais. Embora os textos literários sejam baseados principalmente no estilo narrativo, também podem incluir elementos descritivos, expositivos e até argumentativos, se mencionarmos romances policiais, por exemplo.

Na literatura, três ramos principais se diferenciam: narrativo, lírico e dramático. Vamos ver quais são.

Literários

Fuente: Freepik

Narrativos literários: Um texto literário pode contar histórias reais ou imaginárias para entreter o leitor, fazê-lo refletir, transmitir ou concordar com uma ideia importante. Para atingir esse objetivo, o autor pode experimentar uma escrita pouco convencional, uma linguagem metafórica e expressiva.

Os gêneros mais populares de textos literários narrativos são romances, contos, lendas, mitos, histórias e sagas.

Líricos: Os textos líricos se caracterizam por uma linguagem poética e pela subjetividade da narrativa. Geralmente, esses textos expressam os sentimentos e opiniões do autor ou de seus personagens.

É comum que o autor se concentre mais na forma de sua obra do que no conteúdo, criando o ritmo através do número de versos, do número de sílabas em um verso, do uso de rima, anáfora e aliteração. O simbolismo é um conceito muito usado em textos líricos e é alcançado com figuras literárias como metáforas, epítetos, comparações, hipérboles, alegorias, entre outras coisas.

Os textos líricos são hinos, canções, elegias, odes, sonetos, epigramas, etc.

Dramáticos: São textos destinados a serem representados no teatro ou no cinema por meio de diálogos e ações.

Os textos dramáticos têm uma estrutura muito peculiar: podem ser reconhecidos, à primeira vista, sem precisarem ser lidos. Eles são divididos em atos e cada ato consiste em cenas. No início do texto, o autor fornece uma lista dos personagens e explica as relações entre eles. Cada ato vem com uma descrição do lugar que contextualiza a ação. O texto consiste, exclusivamente, em diálogos, com exceção de comentários que descrevem as emoções ou ações dos personagens, orientando os atores.

Os textos dramáticos têm gêneros diferentes como a tragédia, a comédia ou a farsa.

  • Publicitários

O objetivo principal de um texto publicitário é persuadir o consumidor a comprar um produto ou contratar um serviço. Por ser pensado para fins comerciais, esse tipo de texto descreve as características de um produto de tal maneira que leva o consumidor a formar uma opinião favorável sobre ele, mostrando o valor prático daquele produto, gerando demanda e impulsionando o consumo.

Antes de escrever um texto publicitário, é essencial especificar o público-alvo e encontrar a melhor maneira de transmitir a mensagem para que ela se conecte com esse público.

Publicitários

Fonte: Unsplash

O copywriter deve usar frases chamativas, concisas e fáceis de lembrar. Sua tarefa é fazer com que o público-alvo forme uma forte associação positiva com o produto. Para isso, pode usar uma linguagem expressiva, trocadilhos, figuras literárias universais e de fácil interpretação.

Os slogans e as copys são os exemplos mais usados de textos publicitários.

  • Jornalísticos

O texto jornalístico tem como objetivo informar e influenciar o público-alvo com meios de comunicação para formar uma determinada opinião pública. Uma característica interessante desse tipo de texto é que ele combina uma linguagem política e social com figuras literárias, clichês e um jogo de palavras.

Fonte: Freepik

Textos jornalísticos são artigos, reportagens, discursos políticos, entre outros.

  • Administrativos

A finalidade dos textos administrativos é regulamentar e formalizar a comunicação dentro de uma organização. Geralmente, esse tipo de texto utiliza uma linguagem formal e muitos têm validade jurídica.

Devido ao seu caráter oficial, os textos administrativos seguem uma estrutura estabelecida. O formato preciso pode variar dependendo do motivo da comunicação ou da organização, mas o remetente do documento é sempre declarado no início do texto. Pode ser o nome completo e o cargo oficial da pessoa que fez o documento ou o nome da instituição.

Os textos administrativos incluem contratos, requerimentos, notificações de pagamento, minutas, atas de reuniões, certidões e relatórios gerenciais.

  • Diretivo ou informativo

Um texto diretivo orienta o leitor e lhe diz como realizar uma atividade para atingir determinado objetivo. Ele apresenta as informações em ordem lógica, detalhando etapas e oferecendo checklists.

Este tipo de texto é desenhado para o público em geral sem conhecimento prévio, por isso deve ser simples e versátil. Use material visual como infográficos ou imagens para agilizar a compreensão.

Manuais, tutoriais passo a passo, receitas, guias e instruções são alguns exemplos dos textos diretivos.

Seja um copywriter!

Uma das melhores formas de ingressar na profissão de copywriting é através de um curso online especializado. Em nosso curso de Copywriting | Redação Publicitária, ensinamos como escrever textos, agregar valor comercial e alinhá-los com a estratégia de marketing. Você terá acesso a videoaulas, atividades práticas e materiais de leitura que poderá usar para reforçar seu aprendizado. Ao final do curso, você desenvolverá seu próprio projeto profissional para enriquecer seu portfólio. O certificado EBAC vai respaldar o seu aprendizado.

Tenha acesso a conteúdos gratuitos: todas as semanas, a EBAC realiza webinars sobre diversas áreas do mercado de trabalho. Ministrados por profissionais renomados, os eventos são gratuitos e abertos ao público. Aproveite esta oportunidade! Confira aqui a programação dos webinars da área de marketing.

Página inicial / Marketing
Equipe EBAC

O conteúdo

Copywriting

Domine as principais técnicas de criação de textos publicitários e saiba como capturar a atenção dos leitores por meio de peças promocionais e posts em mídias sociais. Aprenda a escrever em diferentes formatos, tamanhos e gêneros para atender às expectativas do seu cliente e promover seu próprio negócio.

5 meses
12x de
R$ 0,00
(parcelas sem juros no cartão de crédito)
Investimento pelo curso completo
R$ 0
Inscreva-se no curso
Compartilhe sua opinião
Notificar sobre comentários

Ou como convidado

Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se

Artigos Relacionados

18 abr 2024
7 min
O que é um brand manager e como se tornar um?

Responsável por fazer a gestão de marca, o brand manager desempenha um papel estratégico dentro de uma empresa

18 abr 2024
7 min
21 fev 2024
14 min
Plano de mídia: o que é e como criar um

Estabelecer uma comunicação efetiva com o público-alvo é parte essencial para o sucesso de uma empresa. Descubra como fazer isso!

21 fev 2024
14 min
08 fev 2024
6 min
EBAC recebe estudantes de marketing em seu escritório para workshop sobre soft e hard skills

Profissionais das áreas de Recursos Humanos e Marketing da EBAC compartilharam dicas com os estudantes para eles se destacarem no mercado de trabalho

08 fev 2024
6 min
16 jan 2024
10 min
Como ter resultados com marketing de influência

Entenda como funciona o trabalho de parceria entre empresas e influenciadores.

16 jan 2024
10 min
09 jan 2024
7 min
Branding e Performance como aliados para o sucesso do seu negócio

Entenda como juntar as estratégias de branding e de mídia de performance pode ser positivo para as empresas.

09 jan 2024
7 min
22 dez 2023
6 min
Pirâmide de Maslow: o que é a hierarquia de necessidades humanas

Entenda como uma teoria da psicologia criada no século XX pode ser aplicada até hoje nas áreas de marketing e recursos humanos.

22 dez 2023
6 min