O que é uma user persona e como criá-la?

Última atualização
02 ago 2023
Tempo de leitura
6 min
O que é uma user persona

Para personalizar o seu produto, o design da sua marca ou as estratégias de marketing, conheça a sua user persona.

O que é uma user persona? Em que aspectos ela se diferencia de uma buyer persona ou da proto persona?

Fonte: Freepik

Uma user persona é uma descrição do usuário que a empresa cria para tornar o seu produto mais desejado para o público-alvo. Diferente da descrição do público-alvo, que é mais genérica, o perfil da user persona é mais detalhado e inclui seus dados pessoais, informação sobre o comportamento e hábitos.

No artigo anterior, nós contamos em detalhes quem é a buyer persona. O conceito de buyer persona é bem parecido ao de user persona, com uma diferença: a buyer persona nem sempre é o usuário do produto. Por exemplo, no caso de brinquedos infantis, a buyer persona será um adulto e a user persona, uma criança. Neste caso, a buyer persona não é quem usa o produto. Em outros casos, a buyer persona e a user persona podem coincidir. Por exemplo, se um usuário comprar um celular para ele mesmo, a buyer persona será a user persona.

Além disso, o marketing tem outro termo parecido, a proto persona. Diferentemente da user persona, a descrição da proto persona não se baseia na pesquisa real: é um produto da imaginação dos designers ou managers de marketing. Para criar a proto persona, organiza-se uma sessão de brainstorming na qual a equipe adivinha as características do cliente, enquanto para definir o perfil da user persona, faz-se um estudo de clientes reais para coletar dados confirmados.

Por que é necessário criar uma user persona?

A personalização da oferta é uma das tarefas primordiais no marketing. As marcas utilizam o modelo de user personas para:

  • Prever as necessidades do cliente e oferecer a ele a melhor qualidade de um serviço. Por exemplo, os salões de beleza que oferecem cortes para crianças instalam as cadeiras em forma de carro. É mais atrativo para seus pequenos usuários.
  • Criar empatia com o cliente. Para entender os desejos e necessidades do cliente, coloque-se em seu lugar.
  • Escolher o tom de voz, o design e o estilo da sua marca. Pessoas de diferentes idades, níveis de educação ou interesses terão diferentes gostos e preferências.
  • Elaborar estratégias de venda e atrair novos usuários.
  • Evitar erros no design de produtos. Para um cliente, certas características do produto podem ser essenciais, enquanto para outro, não. Por exemplo, se estiver desenhando roupa esportiva, você vai notar que ela deve ser confortável, não restringir os movimentos e suportar muitas lavagens. Porém, se o seu público-alvo prefere praticar yoga mais que outros tipos de esporte, coloca-se um fator importante do uso de telas orgânicas. O perfil de user persona sempre enfatiza para quem você cria o produto.

Características de uma user persona

As características da user persona podem variar, dependendo da área do produto ou serviço. Também podem incluir informação específica: por exemplo, para uma empresa de móveis pode interessar se o seu cliente tem bichos de estimação, e assim oferecer produtos mais duráveis.

As principais características que a user persona deve ter são:

  • demográficas: gênero, idade, estado civil, cidade, etc.;
  • objetivos e necessidades: o que falta para o cliente, quais necessidades ele quer atender usando o produto;
  • problemas e medos: o que preocupa o cliente;
  • comportamento e hábitos: como e quando costuma realizar as compras, onde busca a informação sobre o produto.

Esta lista pode servir como base para a sua pesquisa e, ao responder estas perguntas sobre o cliente, você terá informação suficiente para criar ou melhorar o seu produto.

Fonte: Freepik

Tipos de user persona

Segundo as suas características, as user personas podem se dividir nos seguintes grupos:

  1. User persona voltada ao objetivo. Este tipo de user persona está focada na solução de problemas: se você entende como o seu produto ou serviço pode ajudar, poderá atrair novos clientes.
  2. User persona voltada ao seu papel. Este tipo de user persona descreve o papel que esta persona cumpre na sociedade e como esse papel afeta os hábitos e a tomada de decisões. Ao definir isso, você verá como o produto influencia a sua vida no dia a dia.
  3. User persona voltada à empatia. Esta descrição inclui a informação sobre os gostos da persona, uma vez que o propósito da marca é criar um produto atrativo e estabelecer um vínculo emocional com o consumidor.

Como criar uma persona de usuário em três passos

  1. Faça uma pesquisa. Você pode organizar pesquisas online ou presenciais envolvendo os seus clientes atuais e coletando dados sobre os que você quer se basear para criar suas user personas. Se ainda não tiver clientes, pense em seus clientes-alvo, aqueles para os quais está desenvolvendo o produto.
  2. Analise os dados. Classifique os seus clientes e examine aquilo que eles têm em comum e no que eles se diferenciam. É recomendável usar diagramas e gráficos para tornar a informação mais visual.
  3. Crie os perfis. Escolha as características populares dentro da informação coletada e acrescente uma foto para terminar de gerar o perfil da user persona.

Você pode criar de 3 a 8 user personas para o seu produto, mas não exagere. Perfis demais podem confundir a sua equipe, e o produto pode perder sua personalização se você tentar satisfazer todos.

Exemplo de user persona da plataforma EBAC

Fonte: Freepik

Nome: Alexandre
Idade: 26 anos
Estado civil: solteiro
Cidade: Belo Horizonte
Ocupação: gerente em um escritório
Objetivos: procura possibilidades de viajar e conhecer o mundo, lidar com os horários de trabalho em vez de cumprir as horas no escritório, quer realizar tarefas criativas que mantenham seu interesse pelo trabalho.
Preocupações: se preocupa em deixar o escritório e não conseguir um trabalho bem remunerado.
Hábitos e hobbies: segue os blogs de viagens. Estuda inglês online. Gosta de comprar dispositivos digitais de última geração.

O perfil de user persona se baseia em dados reais de seus clientes e descreve suas características como dados demográficos, necessidades, problemas e hábitos. Criar a descrição de user persona facilita personalizar tanto o produto como as estratégias de marketing.

O conceito de user persona é usado normalmente na área de UX Design. Na EBAC, nós oferecemos a possibilidade de obter uma profissão de alta demanda de trabalho para aumentar suas possibilidades em um e-commerce, agências de publicidade, bancos digitais, gigantes tecnológicos, etc. O curso conta com mais de 20 horas de videoaulas, atividades práticas, feedback personalizado e um projeto pessoal. É um bom momento para escolher o seu melhor futuro e começar a fazer o que você mais gosta.

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