O que é analista de inteligência de mercado?
As decisões de negócios, hoje em dia, são tomadas com base em dados. É por isso que as empresas contam com o conhecimento do analista de inteligência de mercado.
Sempre que uma empresa precisa tomar uma decisão – qual produto lançar no mercado? Qual serviço precisa ser descontinuado? Podemos entrar num novo segmento? Quais mudanças fazer no serviço oferecido? -, ela não faz isso com base em achismos.
De forma geral, as decisões de negócio são tomadas com base em informações que ajudam gestores e diretores a entenderem o que faz mais sentido para a organização. Por isso, a profissão de analista de inteligência de mercado é essencial para uma empresa que se preocupa com a sua estratégia a longo prazo. Quer saber mais sobre o que faz esse profissional? Confira este artigo!
O que é analista de inteligência de mercado?
O analista de inteligência de mercado tem vários nomes: também é conhecido como analista de inteligência de negócios, analista de business intelligence ou analista de BI. Quem ocupa esse cargo faz exatamente o que o nome indica: analisa informações do mercado e do entorno da empresa para ajudar a instituição na tomada de decisões ou sugerir novas soluções de negócios.
Esse profissional precisa se manter bem informado, tanto sobre a realidade e as tendências futuras da área de atuação da empresa quanto sobre as tecnologias de análise e armazenamento de dados, para gerar insights úteis para os gestores.
Deveres e responsabilidades de um analista de mercado
As tarefas específicas de um analista de inteligência de negócios podem variar de empresa para empresa, mas, de forma geral, podemos dividir as principais responsabilidades da profissão em três áreas:
Levantamento de dados relevantes: o analista de BI vai reunir, limpar e analisar dados relevantes para o negócio, como novos usuários, volume de vendas e ticket médio. A fonte e o tipo de indicador variam dependendo da empresa: podem ser bases de dados internas, relatórios da indústria ou pesquisas de mercado, por exemplo.
O primeiro passo é separar quais são os conjuntos de dados relevantes. Depois disso, vem a etapa mais complexa, que é a de interpretação dos dados.
Interpretação dos dados: o analista deve ser capaz de encontrar padrões ou tendências nos dados e saber usar isso para sugerir ações que a empresa pode fazer para melhorar sua performance ou mitigar problemas. Por exemplo, um analista de BI que trabalha numa plataforma de streaming pode notar que muitos novos assinantes estão assistindo séries de terror e recomendar à plataforma que invista em projetos com perfil semelhante para atrair novos usuários.
Apresentação dos resultados: um analista de BI mexe com planilhas, tabelas e programas específicos que podem parecer confusos para quem não é da área. Assim, também faz parte do trabalho colocar seus achados e conclusões em um formato que não vá “assustar” o executivo médio. Assim, nasce um trabalho complementar do analista: fazer apresentações. Não é por acaso que as pessoas analisam melhor informações se elas estiverem incluídas num slide bem-feito e de fácil interpretação.
Habilidades e pré-requisitos para um analista de inteligência de mercado
Para ser um analista de inteligência de negócios é necessário entender sobre:
Ferramentas de bases de dados: trabalhar com dados é uma parte essencial do trabalho, então o analista precisa dominar ferramentas como o SQL e o Excel, além de ferramentas de BI, como o Cognos.
Visualização de dados: apresentar os dados para outros setores da empresa também é uma função do analista de dados. Por isso, é importante conhecer ferramentas que ajudem a criar gráficos e outras formas de visualizar dados com clareza, como Tableau e Power BI.
Linguagem de programação: não é oficialmente um pré-requisito, mas é muito difundido no mercado que o analista saiba criar sistemas e processos para analisar e monitorar dados, utilizando linguagens de programação como o Python, Java ou R.
Com habilidades tão variadas, são muitos os caminhos que alguém pode seguir para obter uma formação nessa área. O trajeto mais comum é fazer uma graduação em administração e aprofundar os conhecimentos com cursos livres que vão ajudá-lo a se tornar um analista de inteligência de negócios mais completo. Uma dica é o curso de Gestão Ágil de Projetos da EBAC, que vai ensinar os fundamentos de administração, além de focar em metodologias para coordenar projetos. Há, também, o curso de Power BI, que torna o estudante em um expert na ferramenta.
Além disso, a instituição oferece vários cursos nas áreas de programação e dados para quem quer se destacar ainda mais no mercado.
Qual o salário de um analista de inteligência de mercado?
Segundo a Glassdoor, em 2024, o salário de um analista de BI, dependendo da empresa, localidade e da formação do profissional, pode variar entre R$ 4.781,43 e R$ 11.454,17.
Torne-se um analista BI!
Para quem tem pensamento lógico, gosta de trabalhar com dados e tem desejo de estar envolvido com a tomada de decisão estratégica de uma empresa, o cargo de analista de inteligência de negócios é um excelente ponto de partida. Mesmo em cargos de nível júnior, o profissional consegue ter uma visão completa da empresa, aprender sobre o setor e a respeito das decisões estratégicas, treinar a comunicação e trabalhar próximo dos gestores. Este é um cargo cheio de oportunidades para crescer.
Receba artigos do blog, acompanhe as últimas notícias da EBAC e fique por dentro das novidades!