Quais posições de marketing são procuradas no mercado profissional?

Última atualização
27 jun 2023
Tempo de leitura
8 min
Posições de marketing

Neste artigo guiamos você pelas 10 principais posições de marketing.

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O marketing é uma das áreas-chaves para o crescimento de qualquer negócio, responsável por aumentar a visibilidade da marca, seus produtos ou serviços, conectar com os usuários potenciais e gerar uma relação com eles que perdure com o tempo.

Sua importância vem aumentando com o desenvolvimento tecnológico, o que criou uma demanda de profissionais com funções específicas para assegurar a execução e o sucesso da estratégia.

Fonte: Unsplash

Quais são as posições mais procuradas no marketing?

Muitos cargos no marketing que antes acumulavam uma série de responsabilidades hoje estão subdivididos e deram vida a novas posições, especializadas em determinadas funções.

De modo geral, a estrutura da área de marketing está organizada por níveis com base na experiência do profissional, suas responsabilidades e tarefas específicas. Com esta divisão em mente, vejamos quais são as posições mais populares na área de marketing.

1. Diretor de marketing

O diretor de marketing é o líder da equipe: cria uma estratégia de marketing e a supervisiona. Deve conhecer o mercado à perfeição para determinar quais ações promocionais ajudam a alcançar as vendas objetivadas pela empresa.

Suas principais funções são:

  • Planejar e coordenar a estratégia de mercado da empresa
  • Criar, supervisionar e promover campanhas publicitárias
  • Gerir e controlar o trabalho da equipe de marketing
  • Elaborar o orçamento de marketing
  • Desenhar um plano de contingência para o caso de qualquer crise que possa ocorrer em relação às campanhas e estratégias

2. Coordenador de marketing

O coordenador de marketing é “a mão direita” do diretor de marketing e “a ponte” de comunicação entre a equipe de trabalho, os fornecedores e os clientes.

Suas principais funções são:

  • Ajudar a monitorar as estratégias de publicidade e de branding para melhorar a percepção de marca
  • Gerir as relações públicas
  • Coordenar eventos comerciais como promoções, lançamentos e outros
  • Supervisionar a produção do material de marketing

3. Especialista em marketing digital

Os especialistas em marketing digital focam na execução da estratégia de marketing e na avaliação de resultados para otimizar essa estratégia. Estes especialistas se ocupam da presença da marca na internet e nas plataformas digitais.

Suas principais funções são:

  • Identificar os mercados potenciais e a concorrência
  • Mensurar e avaliar os resultados para ajustar a estratégia
  • Elaborar materiais promocionais
  • Criar as estratégias outbound e inbound. Outbound faz referência à publicidade tradicional, por exemplo, anúncios de televisão ou impressos, ou banners na internet, sem considerar o que o usuário deseja. Inbound é um tipo de publicidade baseada nos gostos e necessidades do público-alvo
  • Fazer a análise de palavras-chaves para motores de busca e o posicionamento
  • Melhorar a visibilidade da marca em plataformas online
  • Otimizar motores de busca e a taxa de conversão
  • Criar estratégias de posicionamento nas redes sociais
Especialista em marketing digital

Fonte: Unsplash

4. Assistente de marketing

Esta função tem caráter administrativo, já que o assistente de marketing é um vínculo entre o diretor de marketing e o departamento de comunicação. Oferece apoio logístico aos coordenadores de cada projeto dentro da área de marketing.

Suas principais funções são:

  • Apoiar a pesquisa de mercado
  • Preparar informativos
  • Gerenciar bases de dados
  • Atualizar a carteira de clientes
  • Preparar apresentações promocionais

5. Analista de marketing

O analista de marketing é o responsável por fazer uma análise profunda das estratégias de marketing, seus elementos e os resultados obtidos nas mesmas para avaliar a eficácia da estratégia e alinhar todos os recursos para alcançar os objetivos da empresa.

Suas principais funções são:

  • Analisar os resultados dos estudos de mercado
  • Coletar informação sobre tendências, consumidores e concorrentes
  • Monitorar campanhas publicitárias
  • Fazer acompanhamento da concorrência
  • Segmentar bases de dados
  • Identificar as tendências do mercado

6. Social media manager

O social media manager é o líder da equipe de redes sociais. Cria estratégias de posicionamento nas redes sociais, determinando em quais canais a marca terá presença e para que será usada cada plataforma. Sua função é zelar pelo cumprimento do plano estratégico nas redes sociais.

Suas principais funções são:

  • Determinar as redes sociais nas quais a marca terá presença
  • Coordenar os projetos em cada uma das redes sociais
  • Analisar métricas de cada plataforma para otimizar a estratégia de desenvolvimento ou uma campanha publicitária
  • Criar e publicar o conteúdo nas redes sociais

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7. Community manager

O community manager executa a estratégia de posicionamento nas redes sociais e gerencia a comunidade online da marca nas diferentes plataformas. Segundo a hierarquia profissional, o community manager responde ao social media manager. Tem contato direto com os usuários, o que permite a ele analisar seus comportamentos, opiniões e ver dados como visualizações, interações e respostas em tempo real das estratégias elaboradas pelo social media manager. Também elabora o plano de publicações e publica o conteúdo.

Suas principais funções são:

  • Desenvolver e executar as estratégias para o crescimento da comunidade online
  • Aumentar a interação e a fidelidade dos usuários com a marca
  • Responder comentários e mensagens diretas
  • Gerenciar o atendimento ao cliente e resolver conflitos nas redes sociais

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Fonte: Unsplash

8. Especialista SEO/SEM

Os dois especialistas compartilham o mesmo objetivo: posicionar uma marca nos motores de busca para melhorar a visibilidade do website. A única diferença entre essas funções é que o posicionamento SEO é orgânico, enquanto o SEM é o posicionamento pago.

Suas principais funções são:

  • Criar e otimizar o conteúdo
  • Pesquisar palavras-chaves relacionadas à marca
  • Criar uma estratégia de links para melhorar o ranking dos motores de busca
  • Executar campanhas de marketing
  • Criar uma estratégia de impulsionamento de palavras-chaves
  • Gerenciar anúncios
  • Otimizar campanhas pagas

9. Manager de conteúdo digital

O manager de conteúdo é o responsável por coordenar tanto a estratégia de conteúdo da marca como a equipe que a executa. Determina o tipo de conteúdo, a plataforma e o formato no qual ele será elaborado.

Suas principais funções são:

  • Elaborar a estratégia geral de conteúdo
  • Desenhar o plano de publicações de conteúdo
  • Selecionar e coordenar a equipe de criação de conteúdo
  • Escolher as ferramentas e plataformas que serão utilizadas para criar e publicar o conteúdo

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Fonte: Unsplash

10. Copywriter

A principal tarefa do copywriter é buscar a melhor maneira de comunicar uma ideia ou um conceito por trás do produto ou serviço para captar a atenção do cliente potencial e persuadi-lo a comprar esse produto ou serviço.

Suas principais funções são:

  • Propor conceitos criativos
  • Sugerir nomes e abordagens narrativas
  • Pesquisar temas sobre os quais deve escrever
  • Redigir textos que vendem e/ou fortalecem marcas

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Fonte: Unsplash

Para fechar com chave de ouro:

O marketing é uma área em crescimento constante, que exige que o profissional se mantenha atualizado em relação a tendências, estratégias e avanços tecnológicos. Segundo um relatório do LinkedIn, a demanda profissional na área de marketing aumentou 60% depois da pandemia da COVID-19, sendo os mais procurados os especialistas em community management, SEO, copywriting, e-commerce, entre outros. Portanto, se você pensou em impulsionar a sua carreira no marketing digital, este é o momento perfeito para fazê-lo. Apenas escolha a posição que mais se adapta às suas habilidades ou experiência.

Na EBAC oferecemos um método educativo inovador, temos uma grande oferta de cursos e profissões online, com flexibilidade horária, dirigidos por um grupo de profissionais reconhecidos em suas áreas e com grande experiência de mercado, que ensinarão a você as ferramentas e destrezas necessárias para trabalhar no setor de marketing.

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Walter Lencina

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