Quais posições de marketing são procuradas no mercado profissional?
Neste artigo guiamos você pelas 10 principais posições de marketing.
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O marketing é uma das áreas-chaves para o crescimento de qualquer negócio, responsável por aumentar a visibilidade da marca, seus produtos ou serviços, conectar com os usuários potenciais e gerar uma relação com eles que perdure com o tempo.
Sua importância vem aumentando com o desenvolvimento tecnológico, o que criou uma demanda de profissionais com funções específicas para assegurar a execução e o sucesso da estratégia.
Quais são as posições mais procuradas no marketing?
Muitos cargos no marketing que antes acumulavam uma série de responsabilidades hoje estão subdivididos e deram vida a novas posições, especializadas em determinadas funções.
De modo geral, a estrutura da área de marketing está organizada por níveis com base na experiência do profissional, suas responsabilidades e tarefas específicas. Com esta divisão em mente, vejamos quais são as posições mais populares na área de marketing.
1. Diretor de marketing
O diretor de marketing é o líder da equipe: cria uma estratégia de marketing e a supervisiona. Deve conhecer o mercado à perfeição para determinar quais ações promocionais ajudam a alcançar as vendas objetivadas pela empresa.
Suas principais funções são:
- Planejar e coordenar a estratégia de mercado da empresa
- Criar, supervisionar e promover campanhas publicitárias
- Gerir e controlar o trabalho da equipe de marketing
- Elaborar o orçamento de marketing
- Desenhar um plano de contingência para o caso de qualquer crise que possa ocorrer em relação às campanhas e estratégias
2. Coordenador de marketing
O coordenador de marketing é “a mão direita” do diretor de marketing e “a ponte” de comunicação entre a equipe de trabalho, os fornecedores e os clientes.
Suas principais funções são:
- Ajudar a monitorar as estratégias de publicidade e de branding para melhorar a percepção de marca
- Gerir as relações públicas
- Coordenar eventos comerciais como promoções, lançamentos e outros
- Supervisionar a produção do material de marketing
3. Especialista em marketing digital
Os especialistas em marketing digital focam na execução da estratégia de marketing e na avaliação de resultados para otimizar essa estratégia. Estes especialistas se ocupam da presença da marca na internet e nas plataformas digitais.
Suas principais funções são:
- Identificar os mercados potenciais e a concorrência
- Mensurar e avaliar os resultados para ajustar a estratégia
- Elaborar materiais promocionais
- Criar as estratégias outbound e inbound. Outbound faz referência à publicidade tradicional, por exemplo, anúncios de televisão ou impressos, ou banners na internet, sem considerar o que o usuário deseja. Inbound é um tipo de publicidade baseada nos gostos e necessidades do público-alvo
- Fazer a análise de palavras-chaves para motores de busca e o posicionamento
- Melhorar a visibilidade da marca em plataformas online
- Otimizar motores de busca e a taxa de conversão
- Criar estratégias de posicionamento nas redes sociais
4. Assistente de marketing
Esta função tem caráter administrativo, já que o assistente de marketing é um vínculo entre o diretor de marketing e o departamento de comunicação. Oferece apoio logístico aos coordenadores de cada projeto dentro da área de marketing.
Suas principais funções são:
- Apoiar a pesquisa de mercado
- Preparar informativos
- Gerenciar bases de dados
- Atualizar a carteira de clientes
- Preparar apresentações promocionais
5. Analista de marketing
O analista de marketing é o responsável por fazer uma análise profunda das estratégias de marketing, seus elementos e os resultados obtidos nas mesmas para avaliar a eficácia da estratégia e alinhar todos os recursos para alcançar os objetivos da empresa.
Suas principais funções são:
- Analisar os resultados dos estudos de mercado
- Coletar informação sobre tendências, consumidores e concorrentes
- Monitorar campanhas publicitárias
- Fazer acompanhamento da concorrência
- Segmentar bases de dados
- Identificar as tendências do mercado
6. Social media manager
O social media manager é o líder da equipe de redes sociais. Cria estratégias de posicionamento nas redes sociais, determinando em quais canais a marca terá presença e para que será usada cada plataforma. Sua função é zelar pelo cumprimento do plano estratégico nas redes sociais.
Suas principais funções são:
- Determinar as redes sociais nas quais a marca terá presença
- Coordenar os projetos em cada uma das redes sociais
- Analisar métricas de cada plataforma para otimizar a estratégia de desenvolvimento ou uma campanha publicitária
- Criar e publicar o conteúdo nas redes sociais
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7. Community manager
O community manager executa a estratégia de posicionamento nas redes sociais e gerencia a comunidade online da marca nas diferentes plataformas. Segundo a hierarquia profissional, o community manager responde ao social media manager. Tem contato direto com os usuários, o que permite a ele analisar seus comportamentos, opiniões e ver dados como visualizações, interações e respostas em tempo real das estratégias elaboradas pelo social media manager. Também elabora o plano de publicações e publica o conteúdo.
Suas principais funções são:
- Desenvolver e executar as estratégias para o crescimento da comunidade online
- Aumentar a interação e a fidelidade dos usuários com a marca
- Responder comentários e mensagens diretas
- Gerenciar o atendimento ao cliente e resolver conflitos nas redes sociais
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8. Especialista SEO/SEM
Os dois especialistas compartilham o mesmo objetivo: posicionar uma marca nos motores de busca para melhorar a visibilidade do website. A única diferença entre essas funções é que o posicionamento SEO é orgânico, enquanto o SEM é o posicionamento pago.
Suas principais funções são:
- Criar e otimizar o conteúdo
- Pesquisar palavras-chaves relacionadas à marca
- Criar uma estratégia de links para melhorar o ranking dos motores de busca
- Executar campanhas de marketing
- Criar uma estratégia de impulsionamento de palavras-chaves
- Gerenciar anúncios
- Otimizar campanhas pagas
9. Manager de conteúdo digital
O manager de conteúdo é o responsável por coordenar tanto a estratégia de conteúdo da marca como a equipe que a executa. Determina o tipo de conteúdo, a plataforma e o formato no qual ele será elaborado.
Suas principais funções são:
- Elaborar a estratégia geral de conteúdo
- Desenhar o plano de publicações de conteúdo
- Selecionar e coordenar a equipe de criação de conteúdo
- Escolher as ferramentas e plataformas que serão utilizadas para criar e publicar o conteúdo
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10. Copywriter
A principal tarefa do copywriter é buscar a melhor maneira de comunicar uma ideia ou um conceito por trás do produto ou serviço para captar a atenção do cliente potencial e persuadi-lo a comprar esse produto ou serviço.
Suas principais funções são:
- Propor conceitos criativos
- Sugerir nomes e abordagens narrativas
- Pesquisar temas sobre os quais deve escrever
- Redigir textos que vendem e/ou fortalecem marcas
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Para fechar com chave de ouro:
O marketing é uma área em crescimento constante, que exige que o profissional se mantenha atualizado em relação a tendências, estratégias e avanços tecnológicos. Segundo um relatório do LinkedIn, a demanda profissional na área de marketing aumentou 60% depois da pandemia da COVID-19, sendo os mais procurados os especialistas em community management, SEO, copywriting, e-commerce, entre outros. Portanto, se você pensou em impulsionar a sua carreira no marketing digital, este é o momento perfeito para fazê-lo. Apenas escolha a posição que mais se adapta às suas habilidades ou experiência.
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Profissão: Copywriter
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