Conhecendo a EBAC: a equipe de produção

Última atualização
01 out 2023
Tempo de leitura
10 min

Para garantir a alta qualidade dos cursos, o processo de gravação das aulas da EBAC envolve diversos especialistas que estão por trás das câmeras

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Por trás de cada curso on-line da EBAC, há diversos profissionais que são responsáveis pela sua gravação. Juntos, eles formam a equipe de produção. Porém, engana-se quem pensa que o trabalho desse setor é apenas desenvolvido no set de filmagem. Esta é só uma das etapas.

Fazer a ambientação do professor, determinar um cronograma, fazer as gravações em estúdios com uma equipe técnica e enviar o material para pós-produção estão entre as etapas que a equipe de produção está envolvida e que influenciam no resultado e na qualidade dos cursos.

Para entender mais sobre cada etapa desse processo de gravação e sobre outras responsabilidades do setor, conversamos com o Head of Production da EBAC Ícaro Ripari.

O que faz e quem compõe o setor de produção

O departamento de produção é responsável por colocar em prática, através do audiovisual, projetos que são idealizados na EBAC. É a produção, por exemplo, que faz as gravações dos cursos e dos trailers que chegam até os estudantes e ao público da EBAC.

A equipe possui cerca de 20 profissionais fixos, entre coordenadores, copywriters, editores, videomaker, produção executiva e produção de set. Além dessa equipe, há também fornecedores que ficam responsáveis pelas áreas de direção de arte e de maquiagem, por exemplo, que são acionados quando surgem demandas.

Equipe de Produção da EBAC composta por cerca de 20 profissionais entre coordenadores, copywriters, editores, videomaker, produção executiva e produção de set.

Ambientação do professor

Bem antes de começar a gravação de um novo curso, a equipe de produção tem uma preocupação: conhecer o professor do curso.

Enquanto o professor trabalha junto com a equipe de designers instrucionais para desenvolver o content plan (plano de conteúdo do curso), a equipe de produção já vai conversando com o professor para ambientá-lo sobre como serão as gravações. Assim, quando chegar nesta etapa, ele já estará familiarizado com esse universo.

Ícaro Ripari
head of production da EBAC

A gente faz uma reunião com o professor para explicar como é o dia da gravação, como tudo funciona e o que dá para fazer. Além disso, a gente se reúne para entender como o professor se comporta no set de filmagem, a questão dele com a câmera, como é a didática dele e como ele aborda o conteúdo. Com esse contato inicial, a gente consegue ter mais noção do que pode extrair de melhor de um professor”, conta Ícaro.

Ainda nessa etapa inicial, a equipe de produção leva o professor para os estúdios de gravação da EBAC, que ficam em Osasco (SP), para que a experiência de ambientalização fique mais completa.

Elaboração do conteúdo da landing page

Em paralelo a este momento de ambientação, a equipe de produção vai desenvolvendo o conteúdo da landing page – página no site da EBAC que contém todas as informações a respeito do curso que será lançado. Esta etapa é importante porque é através das landing pages que o estudante terá as suas primeiras impressões sobre o curso e uma ideia do que esperar.

“Durante o processo de produção do content plan, a equipe de design instrucional prepara um briefing para a gente sobre o novo curso. O produtor e o copywriter, por sua vez, começam a desenvolver o conteúdo dessa landing page e colocam todas as informações sobre o curso para poder divulgá-lo para o público”, explica Ícaro.

Nas landing pages há diversas informações: quem será o professor, o conteúdo que será visto, como os módulos estão divididos, quais habilidades o estudante vai desenvolver, de quanto é o investimento, entre outras.

Landing page do curso Profissão: Cientista de Dados. Nela, há informações completas a respeito do curso.

Construção do cronograma de gravação

Quando o content plan está pronto, é hora da equipe fazer um cronograma para as gravações. Com o cronograma, é possível saber quanto tempo levará a produção de todo o curso e concluí-lo no tempo estipulado.

Exemplo de content plan que a equipe de produção se baseia para fazer o cronograma de gravação de um curso.

É a partir do content plan que são determinadas quantas diárias – número de dias que a equipe de filmagem usará para captar o material para a elaboração dos vídeos – serão necessárias para filmar o curso. Quanto mais longo o documento, mais tempo para o curso ficar pronto. Esse tempo também vai depender da disponibilidade do professor e, caso tenha, dos profissionais convidados para fazer as gravações.

Ícaro explica ainda que é nessa etapa que a equipe faz um retrotiming, ou seja, eles determinam o que precisa ser produzido para que as aulas estejam disponíveis para os alunos em determinada data. Tudo isso alinhado estrategicamente a partir do lançamento da landing page.

Gravação do curso

Com o content plan pronto e a landing page preparada para ser lançada, é hora da gravação. As gravações acontecem nos estúdios da EBAC e diversos profissionais estão envolvidos e atentos a cada detalhe para garantir a qualidade das aulas.

Nas gravações, já estão determinados quantos e quais módulos do curso serão gravados em cada diária. Os materiais e roteiros das aulas são feitos por cada professor que fica à vontade para prepará-los do jeito que preferir.

“Nós marcamos os dias das gravações e nessa etapa tem toda uma montagem técnica de luz, câmera e cenário, por exemplo, e a equipe de produção acompanha de perto”, conta Ícaro.

Há dois tipos de gravações: a que é chamada de câmera aberta e a de cabeça com screencast. A primeira é quando é feita a filmagem do professor e ele está em frente à câmera, falando “diretamente” com os estudantes. Já a segunda é a gravação de uma tela onde é mostrado algum conteúdo enquanto o professor faz a narração da aula. Ambos os tipos são de responsabilidade da produção.

Gravação do tipo cabeça com screencast do curso de Branding. Neste estilo de gravação é mostrado algum conteúdo em uma tela enquanto o professor faz a narração da aula.

Pós-produção e publicação dos vídeos

Após a gravação do curso, o material filmado segue para a etapa de pós-produção. É nela que acontece a montagem e a finalização dos vídeos. Aqui, as aulas são editadas, recebem tratamento de áudio, correção de cor e elementos gráficos, por exemplo.

Nesta etapa o material bruto se transforma em aula. Com isso, a EBAC garante, além de um conteúdo de qualidade, uma boa experiência audiovisual para o estudante que vai ter contato com os vídeos.

Depois da pós-produção, as aulas vão para o seu destino final: a plataforma de ensino da EBAC. Lá é o local onde os estudantes terão acesso aos vídeos produzidos.

Regravação de aulas

A partir do acompanhamento dos tutores e de reports do student support, a equipe de produção é informada sobre como as aulas foram recebidas pelos estudantes. Caso surjam dúvidas a respeito do conteúdo ou se alguma aula não ficou clara, ela pode ser regravada.

“A gente pode reproduzir uma gravação. Nesse caso, ela volta para a esteira de produção e o professor do curso faz uma regravação. Na produção há essa preocupação com a experiência do estudante e a gente faz isso para atender às necessidades que surgem ao longo do curso”, conta Ícaro.

Produção dos trailers

Além da gravação das aulas dos cursos, a produção também é responsável por fazer a filmagem dos trailers – vídeos curtos que apresentam e divulgam o novo curso para o público (exemplo abaixo). Junto com as landing pages, os trailers dão uma ideia geral do que haverá no curso e introduzem o professor para o público.

Profissão: Design de Espaços Comerciais - Curso Online (Teaser)

De acordo com Ícaro, o processo para fazer os trailers é um pouco mais simples. Nesse caso, o copywriter propõe uma ideia e escreve um roteiro de forma que o trailer chame atenção e aguce a curiosidade da audiência da EBAC para o curso que vai ser lançado.

“Após a aprovação desse roteiro, a gente aproveita uma das diárias de gravação do curso para produzir o trailer também com o professor, no mesmo lugar. Depois, ele segue para edição e é divulgado em nossos canais”, complementa Ícaro.

Elementos que não podem faltar na produção dos cursos

Entre os objetivos da produção está a de fazer com que os alunos, desde o início, consigam mergulhar no universo do curso que estão fazendo. Para isso, a equipe investe em cenários que tenham a ver com a área que está sendo abordada.

“Tentamos o máximo possível adaptar a experiência para que o estudante não esteja só vendo um professor em frente à tela. Queremos que ele veja toda uma composição que faz ele entrar dentro do tema. A gente tem toda uma preocupação de concepção artística para fazer o estudante estar situado naquele universo que é o tema do curso”, fala Ícaro.

No curso Showrunner: Direção Artística para TV e Mídias Digitais, por exemplo, há uma contextualização de cenário para que o aluno se sinta dentro de um programa de televisão. Já no curso de Urbanismo, a produção fez um cenário para que quem estiver consumindo o seu conteúdo, logo de cara saiba a área do curso.

Para Ícaro, não adianta propor um curso on-line de Fashion Design, por exemplo, e não ter nada que remeta à moda. O vídeo da aula ficaria discrepante e não faria o estudante comprar a ideia do curso.

Além dos cenários, os próprios professores podem fazer da aula um momento dinâmico. Para isso, eles usam recursos, propõem ideias para a equipe e, juntos, fazem a produção de aulas de maneira criativa. “O professor de Tech Recruiter sugeriu a gravação de um bate-papo dele com ele mesmo. Então, a gente fez um processo na gravação de duplicar a conversa e resultou numa entrevista do professor com ele próprio. É um recurso divertido que ajuda a atrair”, conta Ícaro.

Entrevista do professor Felipe Frontoroli do curso de Tech Recruiter em que ele entrevista ele mesmo. Esta ideia divertida surgiu do próprio professor e chama a atenção do estudante para o que ele está falando.

De modo geral, a equipe de produção tira do papel e coloca em prática os projetos audiovisuais da EBAC. Com diversas etapas elaboradas para que as gravações sejam feitas de maneira organizada, fluida e produtiva, os profissionais do setor trabalham para garantir que os cursos on-line ofertados para os estudantes sejam diferenciados e de qualidade.

 

Página inicial / Carreira
Bruna Montenegro

O conteúdo

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