Cursos da EBAC: a diferença entre os de profissões e os de curta duração

Última atualização
01 out 2023
Tempo de leitura
9 min

Os cursos atendem pessoas com diferentes objetivos profissionais. Descubra qual deles se encaixa melhor no seu perfil

A EBAC oferece, atualmente, mais de 100 cursos on-line que englobam as áreas de design, programação e dados, audiovisual, games, marketing, software e negócios. Com mais de 40 mil alunos ativos, todos os programas contam com tutoria e valorizam atividades práticas, estimulando o estudante a colocar a mão na massa como forma de desenvolver e aprimorar os seus conhecimentos.

Porém, ao acessar a página de programas, é fácil perceber que eles estão classificados de duas formas: profissões e cursos. E não é por acaso. Para descobrir a diferença entre eles e ajudar você a desvendar qual é a melhor escolha, nós conversamos com o head de educação da EBAC, Alan Dantas.

Profissões: para quem quer começar uma nova carreira do zero

Hoje a EBAC possui 20 cursos que são classificados como “profissões”. Entre eles: Designer de Interiores, Artista 3D para Games, Cientista de Dados, Ilustrador Profissional e Social Media Manager.

De acordo com Dantas, a ideia é que esses cursos funcionem como um atalho para alguém que deseja iniciar uma carreira profissional. Os professores, todos especializados e atuantes em grandes empresas, são os responsáveis por criar, de uma maneira simples, esse caminho para uma formação profissional.

Com duração de até 15 meses, os cursos são mais extensos e têm, pelo menos, 30 módulos. A cada módulo, o aluno tem que desenvolver projetos e entregá-los na plataforma para o tutor dar o feedback. A ideia é que a complexidade desses projetos e do projeto final seja alta, já que o aluno tem mais tempo para se dedicar aos estudos.

No curso de Designer Instrucional para Educação, por exemplo, o aluno planeja, desenha e cria cursos completos. Ele também desenvolve uma plataforma de ensino com boas práticas de coleta de dados e experiências de aprendizagem para publicar os cursos criados. Em Profissão: Designer de Interiores, o estudante constrói modelos 2D e 3D para aplicação de conceitos de iluminação, decoração, entre outros. Todo o processo é documentado para o aluno justificar as suas escolhas e poder colocar o projeto em seu portfólio.

Além de capacitar os estudantes tecnicamente, os cursos de profissões também oferecem informações sobre a carreira escolhida. Ou seja, dicas de entrevistas, sugestões de como entender determinados projetos, qual a melhor forma de organizar o portfólio, entre outros detalhes. Ao final desse tipo de curso, a ideia é que o aluno tenha conhecimento e portfólio para entrar no mercado escolhido.

Fonte: EBAC

Dantas ressalta ainda que um diferencial desse tipo de curso é que, em alguns deles, há uma parceria entre a EBAC e outras empresas. Por exemplo, no curso de Profissão UX/UI Designer há uma parceria com a empresa de tecnologia YUCA. Já no curso de Engenheiro de Qualidade de Software há parceria com a empresa de comércio Via Varejo. Para o curso de Analista de Dados foi firmada uma parceria com a startup de logística Loggi.

Para os alunos dos cursos de profissões em que há parcerias, eles têm a oportunidade de desenvolver o projeto final a partir de um briefing apresentado pela empresa, com base em informações, números, problemas e necessidades reais. Isso significa que o estudante poderá aplicar os conhecimentos adquiridos em desafios que realmente existem no mercado de trabalho.

Além disso, caso a empresa parceira esteja contratando na época em que o aluno estiver finalizando o curso, ele poderá enviar o projeto que desenvolveu para a empresa e concorrer diretamente à vaga. “Nem todos os cursos têm parcerias ainda, mas a ideia é que todos tenham”, acrescenta Dantas.

Cursos: para quem quer aperfeiçoar habilidades

Atualmente a EBAC conta com quase 100 cursos, entre eles: Motion Design, Teste de Software, Edição de Filmes, Animação 3D, SEO, Adobe Illustrator e Habilidades de Liderança.

Com uma menor duração, aqui, o intuito não é formar um novo profissional para o mercado de trabalho, e sim que o aluno aprofunde os seus conhecimentos em um tema específico de uma área de atuação.

Fonte: EBAC

Dantas exemplifica: se a pessoa já tem experiência com análise de dados e deseja aprender a linguagem de programação Python, ela pode optar por cursar Python para Análise de Dados. Caso ela tenha o objetivo de aprender a criar banco de dados, ela pode fazer o curso de SQL para Análise de Dados.

Nos cursos, os alunos têm a chance de aprender habilidades específicas do nível básico ao avançado. Assim como nos cursos profissionais, eles são estimulados a aprender na prática. Em cada módulo, há atividades para serem desenvolvidas que serão analisadas por um tutor e os alunos receberão feedbacks.

Profissões ou cursos: saiba qual o melhor para você

É necessário que o aluno saiba escolher entre os tipos de cursos para atingir o seu objetivo. Para facilitar a escolha, fizemos duas listas com os perfis das pessoas que procuram por cada um dos cursos.

Abaixo, algumas características dos alunos dos cursos de profissões:

  • Deseja começar uma carreira profissional;
  • Não sabe como se inserir no mercado de trabalho;
  • Quer trocar de área de atuação;
  • Não tem ou não sabe fazer um portfólio para conseguir uma vaga;
  • Não sabe como funciona uma entrevista de emprego em determinada área.

Na prática: se você é designer, mas deseja produzir layouts de produtos digitais, criar aplicativos web e trabalhar com HTLM, CSS e JavaScript, além de se interessar por detalhes dessa área de atuação, a sua escolha deve ser pelo curso profissional de Engenheiro Front-end.

Já as situações descritas a seguir, são típicas de quem se encaixa nos cursos de menor duração:

  • Tem experiência em uma área e deseja continuar nela;
  • Sabe o suficiente para ingressar no mercado de trabalho;
  • Tem o objetivo de aprender uma habilidade específica.

Por exemplo: digamos que você é arquiteto e quer dominar um software que o auxilie na construção dos seus projetos. Para isso, você pode fazer o curso AutoCAD do Zero ao Pro. Se você já trabalha com filmes ou mídias sociais e quer aprender a fazer efeitos e transições em seus vídeos, você pode fazer o curso Adobe After Effects.

Benefícios dos cursos on-line da EBAC

Os cursos da EBAC têm benefícios em comum. Alguns deles são:

Tutoria

Além de assistir aulas de profissionais renomados na área escolhida, ao longo do curso, os alunos têm o acompanhamento feito por tutores que também são da área e têm experiência no mercado de trabalho. “Os tutores complementam os professores. Quem ganha com essa riqueza, variedade e pluralidade de opiniões é o aluno. Uma comunidade é criada a partir disso”, acrescenta Dantas.

A comunicação entre aluno e tutor acontece na plataforma de aulas da EBAC. Lá, o estudante pode tirar dúvidas sobre o conteúdo das aulas e da atividade que estiver desenvolvendo, além de poder ter contato com outros alunos por meio do fórum.

Os tutores são responsáveis por corrigir e dar feedbacks sobre os trabalhos que foram desenvolvidos. Eles podem enviar links de projetos, vídeos e materiais complementares para enriquecer o conhecimento e exemplificar para os alunos o que se espera deles.

Acesso por tempo ilimitado

As atividades propostas pelos professores são práticas. O aluno não fica apenas na parte teórica, ele é estimulado a usar os conhecimentos adquiridos nos módulos para desenvolver os seus projetos.

“Uma das perguntas que eu faço quando a gente vai criar um curso é: no final, o aluno terá um portfólio técnico ou visual que, ao mostrá-lo numa entrevista de emprego, ele seria contratado?”, explica Dantas.

Ao encerrar o curso, o aluno terá projetos que poderão influenciar o seu crescimento e enriquecer o seu portfólio. No curso de Designer Gráfico, por exemplo, o aluno terá um portfólio visual em que poderá mostrar projetos editoriais, de branding, criação de logotipos e identidade visual. Já no de Game Artist, o aluno poderá mostrar o aprendizado em criação de enredo, personagens, cenários, conceitos visuais e sonoros, além do domínio em recursos 2D e 3D.

Estrutura validada pelo mercado

Os cursos da EBAC foram construídos por profissionais especializados. Para exemplificar:

  • O professor do curso de Fotografia, William Silveira, é fotógrafo profissional e desde 1998 vem trabalhando junto à Nikon e à Sony. Silveira já esteve à frente da Nikon Professional Services, que deu suporte a fotógrafos e agências que trabalharam em importantes eventos como as Olimpíadas de 2012 e 2016, assim como na Copa do Mundo de 2014.
  • Já no curso Photoshop do Zero ao Pro, Alex Affonso é o professor. Ele possui mais de 20 anos de experiência e tem domínio das soluções Adobe. Ele é, por exemplo, Adobe Certified Expert e Adobe Certified Instructor especializado em Photoshop e Illustrator. Affonso já contribuiu para projetos criativos em empresas como TIM, Globo e UOL.
  • No curso Profissão: Artista 3D para Games, o professor é o Daniel Rivers que é artista 3D com mais de 10 anos de experiência. Ele já trabalhou em diversos jogos da Glu Mobile e também atuou como 3D prop artist em um episódio da 5ª temporada da série Black Mirror, da Netflix.

Com professores experientes, o aluno tem a garantia de que os assuntos abordados são relevantes para a área escolhida, com o nível adequado, numa ordem lógica e com boas práticas validadas pelo mercado profissional. Não há necessidade de o aluno buscar assuntos para complementar o curso, basta ele seguir o fluxo sugerido, em seu tempo, para atingir o seu objetivo.

Invista no seu conhecimento!

Os cursos on-line podem fazer a diferença na sua carreira. Visite a página de cursos da EBAC. Lá, você encontrará o curso ideal para o seu crescimento profissional.

Caso ainda haja dúvidas sobre qual deles é melhor para a sua formação, a equipe da EBAC está pronta para ajudá-lo a escolher o caminho. Entre em contato através do WhatsApp e um dos consultores estará à disposição para conversar com você.

Página inicial / Carreira
Bruna Montenegro

O conteúdo

Profissão: Analista de Dados

Se você quer se tornar um dos perfis mais procurados do setor, com salário competitivo e perspectiva de crescimento, na EBAC oferecemos o curso online Profissão: Analista de Dados. Em 12 meses, você aprenderá no seu ritmo online, fazendo atividades práticas com base nos materiais necessários e com feedback personalizado de profissionais altamente qualificados. Você poderá aplicar seus conhecimentos a um projeto pessoal ou profissional ao final do curso para enriquecer seu portfólio.

47 hoars
12x de
R$ 362,50
(parcelas sem juros no cartão de crédito)
Investimento pelo curso completo
R$ 4.350
R$ 8.700
Inscreva-se no curso
Compartilhe sua opinião
Notificar sobre comentários

Ou como convidado

Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se

Artigos Relacionados

20 mar 2024
4 min
EBAC lança Programa de Indicação

Saiba o que é, qual o objetivo e como funciona o Programa de Indicação da EBAC

20 mar 2024
4 min
19 mar 2024
9 min
Inteligência Artificial na Educação: ferramentas que aprimoram os estudos

Desde a personalização do ensino até a simplificação do estudo autônomo, a Inteligência Artificial está moldando uma nova forma de estudo-ensino, ajudando a capacitar ainda mais professores e alunos, em um mundo cada vez mais digitalizado.

19 mar 2024
9 min
06 mar 2024
6 min
EBAC e Instituto Kondzilla renovam parceria

Por meio da educação e da qualificação profissional em áreas criativas, a parceria amplia oportunidades para jovens da periferia de São Paulo

06 mar 2024
6 min
22 fev 2024
10 min
EBAC lança duas pós-graduações reconhecidas pelo MEC

As aulas, que são totalmente online, começam a ser disponibilizadas para os estudantes no dia 4 de março. Confira os detalhes dos cursos!

22 fev 2024
10 min
10 jan 2024
5 min
Como foi a Semana Preta da EBAC

Em parceria com a consultoria da Indique uma Preta, a EBAC promoveu ações internas e externas para falar sobre mercado de trabalho e negritude

10 jan 2024
5 min
24 dez 2023
10 min
EBAC realiza 2º Hackathon para estudantes

Em 48 horas, alunos de diversas áreas da EBAC tiveram que desenvolver uma solução para um problema da empresa de logística The Martin Brower.

24 dez 2023
10 min
Faça sua avaliação!

Curtindo o conteúdo? Então, que tal avaliar a EBAC no Google?

Faça sua avaliação!