Cursos da EBAC: a diferença entre os de profissões e os de curta duração
Os cursos atendem pessoas com diferentes objetivos profissionais. Descubra qual deles se encaixa melhor no seu perfil
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Se você quer se tornar um dos perfis mais procurados do setor, com salário competitivo e perspectiva de crescimento, na EBAC oferecemos o curso online Profissão: Analista de Dados. Em 12 meses, você aprenderá no seu ritmo online, fazendo atividades práticas com base nos materiais necessários e com feedback personalizado de profissionais altamente qualificados. Você poderá aplicar seus conhecimentos a um projeto pessoal ou profissional ao final do curso para enriquecer seu portfólio.
A EBAC oferece, atualmente, mais de 100 cursos on-line que englobam as áreas de design, programação e dados, audiovisual, games, marketing, software e negócios. Com mais de 40 mil alunos ativos, todos os programas contam com tutoria e valorizam atividades práticas, estimulando o estudante a colocar a mão na massa como forma de desenvolver e aprimorar os seus conhecimentos.
Porém, ao acessar a página de programas, é fácil perceber que eles estão classificados de duas formas: profissões e cursos. E não é por acaso. Para descobrir a diferença entre eles e ajudar você a desvendar qual é a melhor escolha, nós conversamos com o head de educação da EBAC, Alan Dantas.
Profissões: para quem quer começar uma nova carreira do zero
Hoje a EBAC possui 20 cursos que são classificados como “profissões”. Entre eles: Designer de Interiores, Artista 3D para Games, Cientista de Dados, Ilustrador Profissional e Social Media Manager.
De acordo com Dantas, a ideia é que esses cursos funcionem como um atalho para alguém que deseja iniciar uma carreira profissional. Os professores, todos especializados e atuantes em grandes empresas, são os responsáveis por criar, de uma maneira simples, esse caminho para uma formação profissional.
Com duração de até 15 meses, os cursos são mais extensos e têm, pelo menos, 30 módulos. A cada módulo, o aluno tem que desenvolver projetos e entregá-los na plataforma para o tutor dar o feedback. A ideia é que a complexidade desses projetos e do projeto final seja alta, já que o aluno tem mais tempo para se dedicar aos estudos.
No curso de Designer Instrucional para Educação, por exemplo, o aluno planeja, desenha e cria cursos completos. Ele também desenvolve uma plataforma de ensino com boas práticas de coleta de dados e experiências de aprendizagem para publicar os cursos criados. Em Profissão: Designer de Interiores, o estudante constrói modelos 2D e 3D para aplicação de conceitos de iluminação, decoração, entre outros. Todo o processo é documentado para o aluno justificar as suas escolhas e poder colocar o projeto em seu portfólio.
Além de capacitar os estudantes tecnicamente, os cursos de profissões também oferecem informações sobre a carreira escolhida. Ou seja, dicas de entrevistas, sugestões de como entender determinados projetos, qual a melhor forma de organizar o portfólio, entre outros detalhes. Ao final desse tipo de curso, a ideia é que o aluno tenha conhecimento e portfólio para entrar no mercado escolhido.
Dantas ressalta ainda que um diferencial desse tipo de curso é que, em alguns deles, há uma parceria entre a EBAC e outras empresas. Por exemplo, no curso de Profissão UX/UI Designer há uma parceria com a empresa de tecnologia YUCA. Já no curso de Engenheiro de Qualidade de Software há parceria com a empresa de comércio Via Varejo. Para o curso de Analista de Dados foi firmada uma parceria com a startup de logística Loggi.
Para os alunos dos cursos de profissões em que há parcerias, eles têm a oportunidade de desenvolver o projeto final a partir de um briefing apresentado pela empresa, com base em informações, números, problemas e necessidades reais. Isso significa que o estudante poderá aplicar os conhecimentos adquiridos em desafios que realmente existem no mercado de trabalho.
Além disso, caso a empresa parceira esteja contratando na época em que o aluno estiver finalizando o curso, ele poderá enviar o projeto que desenvolveu para a empresa e concorrer diretamente à vaga. “Nem todos os cursos têm parcerias ainda, mas a ideia é que todos tenham”, acrescenta Dantas.
Cursos: para quem quer aperfeiçoar habilidades
Atualmente a EBAC conta com quase 100 cursos, entre eles: Motion Design, Teste de Software, Edição de Filmes, Animação 3D, SEO, Adobe Illustrator e Habilidades de Liderança.
Com uma menor duração, aqui, o intuito não é formar um novo profissional para o mercado de trabalho, e sim que o aluno aprofunde os seus conhecimentos em um tema específico de uma área de atuação.
Dantas exemplifica: se a pessoa já tem experiência com análise de dados e deseja aprender a linguagem de programação Python, ela pode optar por cursar Python para Análise de Dados. Caso ela tenha o objetivo de aprender a criar banco de dados, ela pode fazer o curso de SQL para Análise de Dados.
Nos cursos, os alunos têm a chance de aprender habilidades específicas do nível básico ao avançado. Assim como nos cursos profissionais, eles são estimulados a aprender na prática. Em cada módulo, há atividades para serem desenvolvidas que serão analisadas por um tutor e os alunos receberão feedbacks.
Profissões ou cursos: saiba qual o melhor para você
É necessário que o aluno saiba escolher entre os tipos de cursos para atingir o seu objetivo. Para facilitar a escolha, fizemos duas listas com os perfis das pessoas que procuram por cada um dos cursos.
Abaixo, algumas características dos alunos dos cursos de profissões:
- Deseja começar uma carreira profissional;
- Não sabe como se inserir no mercado de trabalho;
- Quer trocar de área de atuação;
- Não tem ou não sabe fazer um portfólio para conseguir uma vaga;
- Não sabe como funciona uma entrevista de emprego em determinada área.
Na prática: se você é designer, mas deseja produzir layouts de produtos digitais, criar aplicativos web e trabalhar com HTLM, CSS e JavaScript, além de se interessar por detalhes dessa área de atuação, a sua escolha deve ser pelo curso profissional de Engenheiro Front-end.
Já as situações descritas a seguir, são típicas de quem se encaixa nos cursos de menor duração:
- Tem experiência em uma área e deseja continuar nela;
- Sabe o suficiente para ingressar no mercado de trabalho;
- Tem o objetivo de aprender uma habilidade específica.
Por exemplo: digamos que você é arquiteto e quer dominar um software que o auxilie na construção dos seus projetos. Para isso, você pode fazer o curso AutoCAD do Zero ao Pro. Se você já trabalha com filmes ou mídias sociais e quer aprender a fazer efeitos e transições em seus vídeos, você pode fazer o curso Adobe After Effects.
Benefícios dos cursos on-line da EBAC
Os cursos da EBAC têm benefícios em comum. Alguns deles são:
Tutoria
Além de assistir aulas de profissionais renomados na área escolhida, ao longo do curso, os alunos têm o acompanhamento feito por tutores que também são da área e têm experiência no mercado de trabalho. “Os tutores complementam os professores. Quem ganha com essa riqueza, variedade e pluralidade de opiniões é o aluno. Uma comunidade é criada a partir disso”, acrescenta Dantas.
A comunicação entre aluno e tutor acontece na plataforma de aulas da EBAC. Lá, o estudante pode tirar dúvidas sobre o conteúdo das aulas e da atividade que estiver desenvolvendo, além de poder ter contato com outros alunos por meio do fórum.
Os tutores são responsáveis por corrigir e dar feedbacks sobre os trabalhos que foram desenvolvidos. Eles podem enviar links de projetos, vídeos e materiais complementares para enriquecer o conhecimento e exemplificar para os alunos o que se espera deles.
Acesso por tempo ilimitado
As atividades propostas pelos professores são práticas. O aluno não fica apenas na parte teórica, ele é estimulado a usar os conhecimentos adquiridos nos módulos para desenvolver os seus projetos.
“Uma das perguntas que eu faço quando a gente vai criar um curso é: no final, o aluno terá um portfólio técnico ou visual que, ao mostrá-lo numa entrevista de emprego, ele seria contratado?”, explica Dantas.
Ao encerrar o curso, o aluno terá projetos que poderão influenciar o seu crescimento e enriquecer o seu portfólio. No curso de Designer Gráfico, por exemplo, o aluno terá um portfólio visual em que poderá mostrar projetos editoriais, de branding, criação de logotipos e identidade visual. Já no de Game Artist, o aluno poderá mostrar o aprendizado em criação de enredo, personagens, cenários, conceitos visuais e sonoros, além do domínio em recursos 2D e 3D.
Estrutura validada pelo mercado
Os cursos da EBAC foram construídos por profissionais especializados. Para exemplificar:
- O professor do curso de Fotografia, William Silveira, é fotógrafo profissional e desde 1998 vem trabalhando junto à Nikon e à Sony. Silveira já esteve à frente da Nikon Professional Services, que deu suporte a fotógrafos e agências que trabalharam em importantes eventos como as Olimpíadas de 2012 e 2016, assim como na Copa do Mundo de 2014.
- Já no curso Photoshop do Zero ao Pro, Alex Affonso é o professor. Ele possui mais de 20 anos de experiência e tem domínio das soluções Adobe. Ele é, por exemplo, Adobe Certified Expert e Adobe Certified Instructor especializado em Photoshop e Illustrator. Affonso já contribuiu para projetos criativos em empresas como TIM, Globo e UOL.
- No curso Profissão: Artista 3D para Games, o professor é o Daniel Rivers que é artista 3D com mais de 10 anos de experiência. Ele já trabalhou em diversos jogos da Glu Mobile e também atuou como 3D prop artist em um episódio da 5ª temporada da série Black Mirror, da Netflix.
Com professores experientes, o aluno tem a garantia de que os assuntos abordados são relevantes para a área escolhida, com o nível adequado, numa ordem lógica e com boas práticas validadas pelo mercado profissional. Não há necessidade de o aluno buscar assuntos para complementar o curso, basta ele seguir o fluxo sugerido, em seu tempo, para atingir o seu objetivo.
Invista no seu conhecimento!
Os cursos on-line podem fazer a diferença na sua carreira. Visite a página de cursos da EBAC. Lá, você encontrará o curso ideal para o seu crescimento profissional.
Caso ainda haja dúvidas sobre qual deles é melhor para a sua formação, a equipe da EBAC está pronta para ajudá-lo a escolher o caminho. Entre em contato através do WhatsApp e um dos consultores estará à disposição para conversar com você.
Profissão: Analista de Dados
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Se você quer se tornar um dos perfis mais procurados do setor, com salário competitivo e perspectiva de crescimento, na EBAC oferecemos o curso online Profissão: Analista de Dados. Em 12 meses, você aprenderá no seu ritmo online, fazendo atividades práticas com base nos materiais necessários e com feedback personalizado de profissionais altamente qualificados. Você poderá aplicar seus conhecimentos a um projeto pessoal ou profissional ao final do curso para enriquecer seu portfólio.
Receba artigos do blog, acompanhe as últimas notícias da EBAC e fique por dentro das novidades!