Confira quais foram os projetos e eventos da EBAC que se destacaram ao longo deste ano.
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Crie e gerencie marcas de sucesso. Aprenda a ler pesquisas de mercado, a projetar identidade visual, a comunicar as ideias e valores de um negócio. Conheça tudo sobre branding e torne-se um gerente de marcas em uma das posições mais valorizadas do mercado.
Para a EBAC, o ano de 2023 foi recheado de realizações. Por exemplo, de janeiro a dezembro: mais de 33 mil pessoas se tornaram alunos da instituição; mais de 1150 eventos online foram transmitidos; mais de 350 bolsas de estudos foram distribuídas através de parcerias com projetos sociais; e a EBAC ainda organizou e participou de mais de 25 eventos offline ao longo do ano.
Através dessas iniciativas, a EBAC pôde estreitar os laços com o público, deixar sua marca em diferentes cantos do Brasil e fortalecer conexões com empresas e pessoas. E é para celebrar tudo isso que nós vamos fazer aqui uma retrospectiva dos principais momentos da EBAC em 2023. Confira!
Fevereiro
- EBAC + O2 Filmes
O começo de 2023 já foi incrível para os estudantes da EBAC. Em fevereiro, os alunos dos cursos da área de audiovisual tiveram a oportunidade de visitar a sede da O2 Filmes, que fica em São Paulo (SP).
Lá, eles puderam conhecer de perto o trabalho de profissionais da renomada empresa que já esteve envolvida na criação de produtos audiovisuais para marcas como TIM, Netflix, Natura e Renner, e, também, na de produções cinematográficas como Cidade dos Homens e Ensaio Sobre a Cegueira.
Durante a visita, os estudantes foram acompanhados pelo diretor de operações e projetos audiovisuais Luis Ignacio Barrague e também pelo professor do curso de Matte Painting Luis Dourado, que trabalha na O2.
Março
- EBAC Talks | Trends 2023: Do posicionamento de marca ao e-commerce 4.0
Em correalização com o Cubo Itaú, o primeiro EBAC Talks do ano trouxe importantes profissionais do mercado para falar sobre tendências para 2023.
O evento contou com a participação da partner manager do Pinterest, Juliana Rodriguez; do CEO e fundador do XR Retail Studio, Ricardo Cavaretti; da diretora de negócios da agência DM9, Renata Alterio; e da consultora ESG e co-founder da Horizon Governance, Jana Brito. O evento foi mediado pela brand manager do Beleza na Web, Mariana Tozzini, que também é professora do curso Profissão: Brand Manager da EBAC.
Previsões de tendências para 2023 do Pinterest; tendências para a área do varejo; a transformação na jornada do consumidor; e os desafios e as tendências do Environmental, Social and Governance (ESG) foram os temas abordados pelos palestrantes. Confira como foi essa conversa:
- Live | Desafios, receios e conquistas: um bate-papo sobre mudança de carreira
Pela primeira vez, a EBAC convidou uma de suas estudantes para participar de uma live que foi ao ar no YouTube. Victoria Lemberk, que é formada em Relações Internacionais, compartilhou com o público a sua história de transição de carreira para a área de design gráfico.
Na live, Victoria explicou que, apesar de ter amado o curso de graduação, descobriu que o mercado de trabalho era bem diferente do que tinha visto em sala de aula e percebeu que, para ser feliz, precisaria mudar de profissão.
Foi por isso que ela se inscreveu no curso Profissão: Designer Gráfico, e essa foi uma decisão certeira. Seis meses depois de se tornar estudante da EBAC, Victoria conseguiu seu primeiro trabalho na área e, hoje, está mais do que realizada na profissão.
Veja como foi a live:
Abril
- EBAC Live I Lorelay no mundo tech
Em abril, os estúdios de gravações da EBAC receberam uma convidada mais do que especial: Lorelay Fox. Drag queen e influencer, Lorelay conversou com o tech brand leader na EBAC, Pedro Brocaldi, sobre o universo tech.
Ao longo do bate-papo, Lorelay e Pedro falaram sobre o que é tecnologia, as carreiras que existem na área, as habilidades que um profissional do setor deve ter e, também, tiraram dúvidas do público.
Confira na íntegra esse bate-papo:
- EBAC Talks | O poder da narrativa
O segundo EBAC Talks do ano teve como tema “O poder da narrativa“. Em correalização com o STATE, o evento recebeu grandes nomes: o jornalista e podcaster Chico Felitti; a produtora de conteúdo e influencer Marieli Mallmann; e o diretor de conteúdo na Leo Burnett Wagner Ximenes. Como mediadora, tivemos a brand manager do Beleza na Web, Mariana Tozzini.
Nesta edição do EBAC Talks, os palestrantes apresentaram diferentes perspectivas sobre narrativa e storytelling. Veja como foi o evento:
Maio
- Formatura da 1ª turma da Escola de Criadores do Instituto KondZilla
A EBAC foi um dos parceiros do Instituto KondZilla na formação da primeira turma de alunos da Escola de Criadores. Foram 40 estudantes que participaram do projeto que teve duração de 4 meses e se destinou a jovens de 16 a 22 anos, moradores de baixa renda do Guarujá (SP).
O foco foi a livre formação de criação de conteúdo digital e desenvolveu habilidades técnicas e socioemocionais para atuação no mercado de trabalho nas áreas relacionadas à criatividade, cultura e tecnologia.
Como um dos principais valores da EBAC é a democratização do acesso à educação, também foram disponibilizadas 40 bolsas integrais de estudo para complementar a formação dos participantes e, assim, potencializar a geração de impacto social positivo na juventude brasileira.
Junho
- EBAC Talks | Era uma vez um roteiro: do desenvolvimento à divulgação
Para o EBAC Talks que aconteceu no tradicional cinema paulistano, o Cine Marquise, foram convidados profissionais renomados da área de audiovisual: a atriz Tainá Müller; o editor-chefe de conteúdo digital do Porta dos Fundos, Gustavo Martins; o head de Desenvolvimento da O2 Filmes, Guto Gontijo; o responsável pelo desenvolvimento das séries nacionais originais da HBO, HBO Max Brasil e canais Warner, Stefano Matteo; e a roteirista, diretora e produtora da websérie Stupid Wife, Natalie Smith. Neste EBAC Talks, a mediação ficou por conta do fundador do Estúdio Pepita, Júlio de Santi.
No evento, os palestrantes falaram sobre como organizar ideias para criar uma boa história e a respeito do que é necessário para escrever um roteiro que possa ser comercializado. Na conversa, o público pôde conhecer um pouco mais da experiência de cada profissional e das visões deles sobre o audiovisual e a indústria criativa.
- EBAC + TransEmpregos
Em junho, a EBAC também iniciou a sua parceria com a TransEmpregos, o maior e mais antigo projeto de empregabilidade de pessoas trans do Brasil.
Para reforçar o seu objetivo de democratizar o acesso à educação, a EBAC disponibilizou 50 bolsas de estudo gratuitas para qualquer um dos seus cursos para pessoas trans de todo o Brasil.
Este foi um passo significativo na inclusão e na valorização de pessoas trans, e um compromisso da EBAC para promover diversidade e igualdade de oportunidades no setor educacional e profissional.
- Campus Party Goiás
Ainda em junho, a EBAC fez a sua primeira participação numa Campus Party. Nesta edição, que aconteceu em Goiânia (GO), passaram mais de 155 mil pessoas que tiveram a chance de ficar por dentro das novidades do mundo da tecnologia, empreendedorismo e ciência.
Na #CPGoiás3, a EBAC esteve presente ao longo dos cinco dias do evento e ministrou palestras sobre temas ligados a tecnologia, inovação e criatividade, além de ter recebido o público em seu stand.
- IAí: Conversas sobre Inteligências Artificiais
Os impactos da Inteligência Artificial (IA) na criação e no trabalho foi o tema do episódio da série IAí: Conversas sobre Inteligências Artificiais, evento realizado pela EBAC, que aconteceu no Learning Village, em São Paulo (SP), e que também foi transmitido de forma virtual através do YouTube.
Foi para esclarecer dúvidas como “o que é uma IA?”, “as máquinas vão substituir a mente humana?” e “os empregos criativos vão desaparecer?” que a EBAC convidou um time de especialistas para palestrar: o deepfaker e influenciador digital Bruno Sartori; a economista e professora Dora Kaufman; e o copywriter Felipe Sanches.
Ao longo do evento, cada um dos profissionais falou sobre as suas experiências, perspectivas e expectativas a respeito das IAs.
- Visita à agência Leo Burnett
Ainda em junho, os estudantes da EBAC puderam desvendar os bastidores da criatividade em uma visita à agência Leo Burnett, em São Paulo (SP).
Na experiência, os alunos tiveram uma imersão inspiradora no mundo da publicidade, puderam vivenciar de perto o processo criativo e trocar conhecimentos com profissionais de alto nível.
Julho
- 1º Hackathon da EBAC
Na metade do ano, a EBAC realizou o seu primeiro hackathon. Com apoio das empresas Claro, Centauro, Sebrae SP, Stefanini, Campus Party, DM9 e Learning Village, a EBAC proporcionou a 50 estudantes das áreas de Programação & Data, Marketing, Design e Negócios uma experiência única em que eles colocaram os seus conhecimentos à prova.
Divididos em 10 equipes, os estudantes tiveram que solucionar problemas das empresas Claro e Centauro em 48 horas. Avaliadas por um corpo de jurados, as três melhores equipes receberam premiações em dinheiro que foram de R$ 2 mil a R$ 5 mil.
Além do hackathon, a EBAC ainda organizou uma série de palestras abertas ao público que aconteceu ao longo do evento.
- Campus Party São Paulo
Em julho, a EBAC marcou presença durante os cinco dias da 15ª edição da Campus Party Brasil. No evento foi possível fazer conexões e interagir com milhares de pessoas, alunos e não-alunos da EBAC.
Para esse que é um dos maiores festivais de tecnologia que acontece no Brasil e no mundo, a EBAC levou atrações que impactou a comunidade tech: workshops, palestras e ações inovadoras como o Printer Chef e o Fashion Tech.
Além disso, para estimular ainda mais o acesso à educação na área da tecnologia, a EBAC também lançou um programa de subsídios de R$ 800 mil exclusivamente para a comunidade da Campus Party.
Agosto
- EBAC Talks | Além dos likes: tendências e táticas do marketing de influência
Em agosto, foi a vez da EBAC promover um talk sobre marketing de influência no Learning Village. Como palestrantes, o evento recebeu: a executiva de negócios da Globo, Caroline Seidler; a diretora artística Music2/Mynd, Mariana Campos; o influenciador digital PH Côrtes; e a diretora de creator na DOJO e influenciadora digital, Juzão. A mediação foi feita pelo líder de marketing de influência na EBAC, Paullo Torquato.
Durante o bate-papo, o público pôde conferir os experts falando sobre estratégias e tendências do marketing de influência; do processo de colaboração e parceria entre empresa e influenciador; da importância da transparência e autenticidade; e de como medir resultados.
- Pós-graduação em UX/UI e Produtos Digitais da EBAC
Agosto também foi mês de lançamento: as aulas do primeiro curso de pós-graduação da EBAC, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), começaram. Com uma metodologia voltada para a prática, a pós-graduação é considerada um bom investimento para quem tem interesse em aprofundar seus conhecimentos ou fazer uma transição de carreira para a área de UX/UI e Produtos Digitais.
Com mais de 360 horas de aula, a pós é dividida em oito partes. Nela, o estudante pode personalizar a sua rotina de estudos, já que o curso é todo online, e é possível concluir a pós em um período mínimo de 8 a 12 meses. Mas, na prática, o estudante tem até 24 meses para finalizar o curso e receber o certificado de conclusão, que é em parceria com a FAAEC.
Setembro
- Expo CIEE
Em setembro, a EBAC também participou da EXPO CIEE, o maior evento de empregabilidade jovem da América Latina.
Ao longo de cinco dias, a EBAC realizou dinâmicas com os estudantes dentro do evento e, também, ministrou palestras gratuitas que puderam ser conferidas tanto presencial quanto virtualmente. Foram elas:
- E esse tal de networking?! Por que construir relações na área Tech? – com Pedro Brocaldi (Gerente de Produto e Líder Tech da EBAC) e Daniel Corrêa (Head de Negócios e Parcerias Estratégicas Educacionais da BioEdTech 3D Bioprinting);
- A importância do autoconhecimento na vida profissional – com Carolina Fiordelisio (Team Leader do Centro de Carreiras da EBAC);
- Do “um sonho” ao “deu tudo certo”: a jornada no audiovisual – com Amanda Azevedo (atriz e criadora de conteúdo) e Pedro Kalli, (produtor audiovisual e Filmmaker da EBAC);
- Guia Prático da Carreira: dicas, desafios e habilidades para quem está começando – com Isabella Sciacca Ramos (Especialista em RH da EBAC);
- Me conta a sua história: como a comunicação pode fazer diferença na sua carreira – com Raphael Gnipper (gerente de Conteúdo & Criação da EBAC).
Outubro
- Campus Party Amazônia
A EBAC também esteve presente na 1ª edição da Campus Party realizada em Manaus (AM). Assim como em São Paulo, a EBAC, além de ter um stand para receber os campuseiros, realizou workshops e palestras no evento e também levou, em parceria com a BioEdTech e a FAMETRO, mais uma edição do Printer Chef.
A EBAC também teve a oportunidade de convidar para o evento 100 estudantes da instituição que moravam em Manaus e 10 deles tiveram a chance de fazer parte de alguns hackathons propostos pelas empresas TecToy, Rede Amazônica e Siemens.
- Educa Week
Ainda em Outubro, a EBAC participou da 8ª edição da Educa Week. Realizado no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo (SP), o evento reuniu gestores, líderes empresariais, professores, estudantes e pais em busca de soluções inovadoras para desafios educacionais.
Nesta edição, o co-fundador da EBAC, Alex Avramov, participou do painel “Startups que desenvolvem soluções inovadoras para a Educação, Saúde Mental e ESG” junto com a CEO e fundadora da Workalove, Fernanda Verdolin; a CEO da Inteli, Maíra Habimorad; o fundador da Tangram Educação Financeira, Felipe Baldi; e o vice-presidente da BYJU’S, Roberto Moreno, que também fez a mediação do painel.
No evento, Avramov teve a oportunidade de compartilhar um pouco da trajetória da EBAC e como, hoje, a instituição contribui para a formação profissional de mais de 95 mil estudantes.
Novembro
- Visita ao escritório da Adobe
No início de novembro, 21 estudantes da EBAC das áreas de audiovisual e design tiveram a oportunidade de visitar o escritório da Adobe, em São Paulo (SP), e participar de um workshop ministrado pelo principal solutions consultant, Paulo Franqueira, sobre o Adobe MAX 2023 | The Creativity Conference.
No workshop, os estudantes puderam ficar por dentro das atualizações que estão acontecendo nos softwares da Adobe e entender como a empresa está usando inteligência artificial para implementar suas ferramentas. Além de todo o conhecimento adquirido, a visita ao escritório também garantiu um ano de licença grátis para os estudantes.
- 2º Hackathon da EBAC
Ainda em novembro, a EBAC também realizou a 2ª edição do seu Hackathon. Durante dois dias, 40 estudantes tiveram que desenvolver uma solução para otimizar a gestão de estoque da empresa de logística The Martin Brower.
O Hackathon, que aconteceu junto ao evento XRBR Summit 23, em São Paulo (SP), permitiu que os estudantes vivessem uma experiência imersiva. Como não deixa de ser uma competição, o Hackathon também premiou as equipes que desenvolveram os melhores projetos com valores que foram de R$2 mil a R$5 mil.
Assim como na 1ª edição, a EBAC também organizou workshops que aconteceram ao longo do evento em que o público pôde participar de forma gratuita.
Dezembro
- Semana Preta
Para fechar o ano, na primeira semana de dezembro, a EBAC promoveu a Semana Preta em parceria com a Indique uma Preta. Com ações de conscientização internas e externas, a Semana Preta surgiu para posicionar a EBAC como uma empresa que acredita na educação inclusiva e que age para conectar a comunidade negra ao mercado de trabalho.
Com palestra, mesa redonda e conteúdos desenvolvidos por especialistas em mercado de trabalho e negritude, a Semana Preta instigou o público e os próprios colaboradores da EBAC a refletirem sobre o tema.
Além disso, a EBAC e a Indique também fizeram a distribuição de 50 bolsas de estudos para a população preta e indígena de todo o Brasil.
O que esperar para 2024?
Se o ano de 2023 já foi recheado de eventos, parcerias e momentos especiais como esses, para o próximo ano terá muito mais! Em 2024, a EBAC vai continuar promovendo experiências exclusivas para os estudantes de diversas áreas; realizando ações abertas ao público; participando de importantes eventos Brasil afora; firmando parcerias com projetos sociais; e muito mais!
Para não perder nenhum detalhe, que tal acompanhar a EBAC nas redes sociais? A instituição está presente no Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube. Mas para saber desses eventos antecipadamente e ter acesso a informações exclusivas, só sendo um estudante da EBAC. Que tal começar o ano já enriquecendo o currículo e ter um 2024 cheio de oportunidades incríveis? Acesse o nosso site e inscreva-se!
Profissão: Brand Manager
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Crie e gerencie marcas de sucesso. Aprenda a ler pesquisas de mercado, a projetar identidade visual, a comunicar as ideias e valores de um negócio. Conheça tudo sobre branding e torne-se um gerente de marcas em uma das posições mais valorizadas do mercado.
Receba artigos do blog, acompanhe as últimas notícias da EBAC e fique por dentro das novidades!