Gestão em Relações Públicas

Domine estratégias e técnicas ​​para melhorar a imagem de marca e reputação de empresas e personalidades junto aos seus mais diversos públicos. Aprenda práticas de comunicação e relacionamento para conhecer e desenvolver habilidades em gestão de relações públicas no mundo corporativo.
5 meses
Com mais de 22 horas de aulas online
Prática e mentoria
Atividades ao longo do curso e feedback individualizado do tutor
Plano de Carreira
Curso especial de bônus para orientação profissional
2 projetos
Para enriquecer seu portfólio profissional

Curso online de

alto-falante e telefone
40% de desconto até 5 de janeiro
até 5 de janeiro
-40%

Veja o trailer do curso

RP: toda empresa precisa de um porta-voz

O gestor de relações públicas cria e fortalece vínculos entre a empresa e seus públicos, como colaboradores, clientes, stakeholders, imprensa e influencers. O RP é uma peça indispensável na promoção de qualquer negócio.
Na era das conexões, criar relacionamentos estratégicos com públicos influentes significa prosperar em um mercado altamente competitivo
Globo
Gerente de Relações Públicas
R$ 14.000/mês
Coordenador em Relações Públicas
R$ 7.367/mês
Analista de Relações Públicas
R$ 5.640/mês

Quanto ganha um profissional de RP?

*Valores de referência: Glassdoor.com.br para São Paulo

Para quem este curso é indicado

Iniciantes em Relações Públicas
Jornalistas, profissionais de marketing e comunicação
Aprenda tudo sobre o mundo do RP, passando por estratégias do marketing e da comunicação para construir reputações sólidas para marcas e pessoas. Entre neste universo e conquiste novas oportunindades.
Torne sua comunicação mais assertiva e engajadora usando as habilidades de RP mais exigidas no mercado. Comunique-se com públicos internos e externos sempre alinhados com os objetivos de negócios, e prepare-se para deixar sua marca na área.
Empresários e empreendedores
Domine as melhores práticas do setor a partir de estratégias alinhadas à métricas. Melhore a reputação da sua empresa fortalecendo sua imagem e promova seu negócio para alcançar seus objetivos e ganhar mais.
comunicação virtual
entrevista
gráficos
Este é um curso livre sobre o tema e não substitui a graduação em Relações Públicas
Aprenda a construir, divulgar e preservar a imagem de uma empresa, instituição ou personalidade frente a seus públicos
Aprenda a criar pautas e desenvolver bons releases: título, linhas finas, conteúdo e fontes
Descubra os principais conceitos teóricos de comunicação e mídia e aplique-os em casos reais
Crie e consolide a reputação de pessoas, marcas e empresas com base em estratégias de comunicação e marketing
Gerencie imagem
Consolide reputações
Entenda teoria e prática
Elabore pautas e releases
Saiba como reverter uma imagem negativa em meio a uma crise de reputação
Veja como proceder por meio de estratégias eficientes em eventos diversos
Elabore estratégias para eventos
Gerencie riscos e crises
certificado
ponto
ponto
ponto
ponto
ponto
ponto
Globo
Certificado de EBAC

O que você aprenderá

No final do curso, você receberá o certificado da EBAC
Desenvolva um plano de comunicação estratégica do início ao fim
Crie planos estratégicos
Meça o resultado do seu trabalho de RP a partir de métricas e indicadores
Meça seus resultados
ponto
ponto

Nossas professoras

Coordenadora de Estratégias em Comunicação na Listo
Carolina Oliveira atua desde 2006 com PR nos mercados financeiro, tecnologia, negócios, gestão e gastronomia. Tem passagens pela Deni Bloch Divulgação e Anunciattho Comunicação e trabalha com comunicação corporativa na fintech Listo. É formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, com MBA em Marketing e Branding e Comunicação e Marketing pela Faculdade Descomplica, pós-graduação em Gastronomia: História e Cultura e Jornalismo Gastronômico, pelo Senac São Paulo.
Carolina Oliveira
Logotipo Freightliner
Lodotipo Applebee's
Logotipo Ville du vin
Logotipo AK Delicatessen
Logotipo La Casserole
Lodotipo Mara Mello
Logotipo SYFY
Logotipo SYFY
Head de Comunicação e Marketing na Listo
Formada em Jornalismo com especialização em Gestão de Negócio e Marketing a profissional atua há mais de 15 anos no mercado de Comunicação Corporativa. Atualmente está à frente da área de comunicação e marketing na fintech Listo e acumula passagens por importantes empresas como The Walt Disney Brasil e Banco HSBC. Fundou, em 2012 a Anunciattho Comunicação, assessoria referência em empresas de tecnologia e Startups. Traz ainda bagagem das agências pelas quais passou como: Ketchum Estratégia, Andreoli MS&L e InPress Porter Novelli. O foco do seu trabalho está em tornar a comunicação uma ferramenta estratégica com um toque de criatividade.
Raquel Serafim
Lodotipo HBO
Logotipo SYFY
Logotipo SYFY
Logotipo Freightliner
Lodotipo HBO
Logotipo SYFY
Logotipo SYFY
Logotipo SYFY
As videoaulas são separadas em 22 módulos para facilitar o aprendizado. O aluno assiste quando e onde quiser por período ilimitado.

Programa do curso

Parte 1. Introdução às Relações Públicas (PR)
Entenda a indústria de RP passando por conceitos de comunicação e marketing.

  • Visão geral de comunicação e marketing
  • O universo dos veículos de comunicação e seus desafios
  • Introdução ao universo PR
  • Construir reputação e autoridade
  • Comunicação assertiva, posicionamento e objetivos de negócio

Atividades: Escolha um veículo de comunicação e identifique: 1 pauta fria, 1 factual, 1 colunista e 1 repórter.
Parte 2. Universo PR e perfil profissional
Conheça os interesses envolvidos na comunicação e o perfil do profissional que trabalha com RP.

  • Agências de comunicação: o que são e como funcionam
  • A importância da comunicação de nicho
  • Perfil profissional de RP ou assessor de imprensa
  • Habilidades a serem desenvolvidas e habilidades exigidas

Atividades: Escreva um artigo descrevendo suas habilidades e competências, relacionando-os aos principais aspectos do profissional de RP.
Parte 3. Processo de imersão: metodologia de trabalho
Aprenda as principais ferramentas que facilitam a execução do PR e metodologias de trabalho que podem ser adaptadas a clientes de diferentes portes e segmentos.

  • Mailing, Ferramentas de disparo de releases, E-mail, WhatsApp, Telegram e LinkedIn
  • Análise de mercado, concorrência e posicionamento atual do cliente
  • Planejamento, ação, análise e consolidação
  • Entendimento sobre o cliente, adequação do tom de voz e storytelling

Atividades: Comece seu Plano de Comunicação Estratégica analisando um caso selecionado. A partir dele, crie uma nota de sugestão de pauta.
Parte 4. Ação de RP: a prática do trabalho deste profissional
Saiba quais são e desenvolva as habilidades práticas do trabalho diário de um profissional de relações públicas.

  • Principais conteúdos utilizados nas relações com a imprensa: pauta, release, nota, entrevista, artigo e resenha
  • Canais de comunicação: jornal, revista, TV, rádio, podcast, YouTube, rede social, etc
  • O papel do porta-voz: o rosto da empresa / marca na mídia
  • Treinamento de mídia, stakeholders e criação de reputação
  • As principais estratégias de comunicação para eventos de todos os portes
  • Métricas: clipping e indicadores de sucesso

Atividades: Complete o seu Plano Estratégico de Comunicação com os pilares da comunicação, análise da concorrência, release, pauta, porta-voz e as métricas que você usará para medir o resultado do seu trabalho.
Parte 5. Gestão de crises e indústria de relações públicas
Aprenda sobre gestão de crises, áreas envolvidas no trabalho de RP e a importância de estabelecer parcerias com elas.

  • Gestão de crise: técnicas para minimizar a imagem negativa
  • Comunicação interna, canais, estratégia comercial e marketing em RP
  • Erros e acertos, pontos de atenção, mercado de trabalho e relacionamento

Atividades: Com base no briefing, defina uma estratégia para administrar uma crise.
Parte 6. Projeto final e portfólio
Receba dicas práticas para entrar e permanecer no mercado de RP.

  • Função de RP, reputação e posicionamento e processo de imersão
  • Canais de comunicação e jornalistas
  • Crise
  • Portfólio, entrevistas de emprego e currículo

Atividades: Crie um guia com sua própria metodologia sobre como configurar um Plano de Comunicação. Você também produzirá seu currículo em vídeo.
Aprenda sobre o tema
Coloque o aprendizado em prática
Consolide o conhecimento
O curso é composto por videoaulas específicas e de fácil entendimento
Atividades para praticar no ritmo mais apropriado para você
Correção dos trabalhos individualmente e feedback para melhorias
Elaboração de projetos para consolidar o conhecimento adquirido
1
2
3
4
Troque conhecimento com os tutores

Como é a rotina do curso

Globo
Acesso ao curso por tempo ilimitado, relembre o conteúdo sempre que desejar
Life-Time Access

Seu currículo no futuro

R$ 5.640/mês*
Salário mensal:
Habilidades
Valores de referência: Glassdoor.com
certificado
Certificado pela EBAC
ponto
Estratégias para gestão de comunicação e imagem
figura geometrica
Planos e ações para promoção de reputação
figura geometrica
Sugestões de pauta e elaboração de releases
figura geometrica
Desenvolvimento de planos estratégicos de comunicação com múltiplos públicos
figura geometrica
Gestão e reversão de crises de imagem
figura geometrica
Indicadores para mensuração de resultados
Analista de Relações Públicas
Seu nome
Os alunos da EBAC têm direito a
1 mês de acesso à plataforma online da EF
Certificado reconhecido internacionalmente, ao final de cada nível
Teste de nivelamento
16 níveis de inglês, totalmente grátis
1 mês de curso de inglês
Grátis
Muitos dos nossos alunos conseguem oportunidades de trabalho durante ou logo depois a conclusão do curso

Fique mais próximo do seu objetivo profissional com o curso "Plano de Carreira" de bônus

Autoconhecimento e planejamento de carreira
Visão e objetivos de vida e carreira
Aumento do conhecimento sobre o mercado de trabalho
Materiais de apoio para elaboração do currículo e perfil no LinkedIn
Início:
Restam:
...
11 vagas
Faça sua inscrição para o curso

Investimento

Promo sticker -40%
Preço com desconto
R$ 2.699
12x de
R$ 225
sem juros no cartão
de desconto
Garantimos seu dinheiro de volta por até 7 dias
40%
Preço original
R$ 4.499
Logo Provi
Parcele no boleto. Entrada + 24 de
R$ 138,40
Valor total em 24X
R$ 3.496,53
Investimento pode variar de acordo com o meio de pagamento e data de contratação escolhidos
O valor final pode sofrer alteração por conta da variação do IOF. Essa diferença acontece por conta da incidência do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), um imposto obrigatório e cobrado pelo governo sobre todas as operações de financiamento.
logotipo da ebac
A EBAC é uma instituição inovadora de ensino superior em Artes Criativas e Tecnologia que oferece cursos online, além de programas presenciais e híbridos de especialização e graduação, validados internacionalmente.
graduações internacionais validadas pela University of Hertfordshire (UK)
alunos matriculados nos cursos online da instituição
dos professores e coordenadores são profissionais atuantes no mercado
empresas colaboram no desenvolvimento dos cursos, projetos reais e programas de estágio
06
100%
+35 000
+40

Perguntas frequentes

Eu nunca trabalhei com relações públicas, vou conseguir acompanhar o curso?
Claro! O curso foi desenvolvido para que você aprenda, do zero, a gerenciar a imagem, a reputação e a comunicação de marcas, personalidades e empresas com seus públicos e outros pontos de contato. O objetivo é que você saia deste curso dominando as principais ferramentas para começar e se aprofundar na área.
Posso assistir aos módulos fora de ordem?
Os módulos são liberados semanalmente, conforme a evolução do aluno no curso. Isso significa que você deve assistir os módulos em ordem e realizar as atividades propostas pelo professor antes de passar para o módulo seguinte.
Existe alguma atividade em grupo?
O curso foi desenvolvido pensando na sua evolução individual. Por isso, temos uma equipe de tutores para corrigir e dar feedbacks sobre as atividades realizadas por cada aluno. Você também pode conversar com outros alunos e fazer qualquer pergunta sobre o conteúdo das aulas para o tutor no Fórum.
Quanto tempo dura o curso? Consigo conciliar com outras atividades?
Este curso tem duração de mais de 22 horas de aula, mas o tempo de conclusão vai depender de você. As aulas estão disponíveis por tempo ilimitado na plataforma para acessar quando e onde quiser, avançando no seu ritmo, sem atrapalhar o trabalho ou a vida pessoal. Se você precisar, poderá assistir as aulas novamente, revisar conteúdos daqui algum tempo, além de tirar dúvidas com o tutor antes de prosseguir. A EBAC verificará as tarefas e fornecerá feedbacks por 2 anos (24 meses) a partir da data de matrícula do curso, mas os conteúdos continuarão disponíveis para você relembrar quando quiser.
Quantas horas por semana precisarei dedicar aos estudos?
Sugerimos que você complete um módulo por semana, o que dá um pouco mais de 2 horas entre assistir as aulas e realizar as atividades. Mas, não se preocupe, este prazo é apenas uma sugestão, ok? Você pode avançar no seu próprio ritmo, fazer pausas para absorver o conteúdo e assistir de novo, quantas vezes quiser, antes de prosseguir.
Eu posso tirar dúvidas com o tutor?
Dentro da plataforma, você terá um tutor que irá comentar as suas tarefas e dar dicas. Você terá a chance de aprender mais com a experiência dos nossos professores, que são líderes do mercado nas suas áreas, e aproveitar para adquirir novos conhecimentos.
Com o curso poderei me credenciar para exercer a profissão?
Esse é um curso rápido que não substitui uma graduação na área e, portanto, não permite o credenciamento profissional junto ao órgão regulador. No entanto, é um curso complementar ou de introdução para quem deseja saber mais sobre relações públicas e conhecer ferramentas utilizadas por profissionais de RP para incluir em seu dia a dia de trabalho.